Recommended Posts

Publicado

Alguem possui Altolamprologus compressiceps golden que me possa sugerir o seguinte comportamento:

tenho 2 espécimes pequenos (5 cm) de sexo indeterminado num aquário de 60 litros em que para além das naturais brigas de territórios observei um comportamento estranho: um deles sofria ataques de boca com a barbatana dorsal bem levantada (indicando segurança e bem-estar) consecutivamente, dando pequenos círculos.

Não me pareça que seja territorialismo. Já alguém observou a corte de acasalamento? Ou será apenas intolerância? (acho que são demasiado pequenos no aquário para se tornarem terriotoriais.

O que acham?

Publicado:

nao me posso pronunciar... so tenho 1 :? os ataques sao ele esticar a boca e a cauda?! não será a espreguiçar se???? :?

Publicado:

Olás,

um deles sofria ataques de boca com a barbatana dorsal bem levantada (indicando segurança e bem-estar) consecutivamente, dando pequenos círculos.
É normal, são demonstrações de domínio perante o outro calvus. :)

O aquário poderá tornar-se muito pequeno para os calvus...

Ou será apenas intolerância? (acho que são demasiado pequenos no aquário para se tornarem terriotoriais.

Tenho 6 julidochromis com 2 semanas (0,5cm cheers ) que não se podem aproximar dos territórios dos irmãos, sejam eles mais velhos (2cm) ou de igual tamanho! :?

As brigas são iguais ao que descreves (embora em muito menor escala... :o ), sempre em cima das rochas. Cada um tenta expulsar o "adversário" do seu cantinho, com dentadas e exibições.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Eu tenho 2 calvus black e um comprecisseps, um pouco novos, cerca de 4 cms e andam sempre juntos sem brigas, mas estão com outros ciclidios num tanque de 180 l (1,00x 0,50x 0,40 (fundo). Será que o black e o compressiceps serão agressivos ou só entre calvus da mesma especie?

Socio APC 124

Publicado:

Obrigado pela participação.

Não se trata de espreguiçar, isso é outro comportamento (todos os dias o fazem:-)

Talvez seja então territorialidade. Observei ainda um comportamento muito curioso (ainda mais): um deles mordeu a mandíbula inferior do outro e assim ficaram, pegados, uns minutos. Ainda assim, como por vezes ( segundo percebo; é dificil distingui-los) eles revezam-se nesse comportamento tendo a não acreditar na hipóteses de territirialidade, até porque nenhum possui ainda sitio que defenda. Eles percorrem todo o aquário.

Quando "anoiteceu"(a luz apagou-se:-) ambos interromperam as hostilidades. Ao "amanhecer" recomeçaram...

Ninguem sabe de existe comportamento reprodutivo da espécie?

E será que como noutras espécies, a presença de 2 machos é intolerável?

Bom, o desafio de interpretar estes comportamentos (que começaram ontem na altura em que escrevi o tópico) continuam...

Cumprimentos,