Puer Publicado Março 1, 2005 Publicado Março 1, 2005 Alguem possui Altolamprologus compressiceps golden que me possa sugerir o seguinte comportamento: tenho 2 espécimes pequenos (5 cm) de sexo indeterminado num aquário de 60 litros em que para além das naturais brigas de territórios observei um comportamento estranho: um deles sofria ataques de boca com a barbatana dorsal bem levantada (indicando segurança e bem-estar) consecutivamente, dando pequenos círculos. Não me pareça que seja territorialismo. Já alguém observou a corte de acasalamento? Ou será apenas intolerância? (acho que são demasiado pequenos no aquário para se tornarem terriotoriais. O que acham? ___________
MigL Publicado: Março 1, 2005 Publicado: Março 1, 2005 nao me posso pronunciar... so tenho 1 os ataques sao ele esticar a boca e a cauda?! não será a espreguiçar se????
speeker Publicado: Março 1, 2005 Publicado: Março 1, 2005 Vê lá se é tipo isto: Se for isto então é normalíssimo em "todos" os ciclideos.
Diesel_Car Publicado: Março 2, 2005 Publicado: Março 2, 2005 Olás, um deles sofria ataques de boca com a barbatana dorsal bem levantada (indicando segurança e bem-estar) consecutivamente, dando pequenos círculos.É normal, são demonstrações de domínio perante o outro calvus. O aquário poderá tornar-se muito pequeno para os calvus... Ou será apenas intolerância? (acho que são demasiado pequenos no aquário para se tornarem terriotoriais. Tenho 6 julidochromis com 2 semanas (0,5cm ) que não se podem aproximar dos territórios dos irmãos, sejam eles mais velhos (2cm) ou de igual tamanho! As brigas são iguais ao que descreves (embora em muito menor escala... ), sempre em cima das rochas. Cada um tenta expulsar o "adversário" do seu cantinho, com dentadas e exibições. Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
PLATAO Publicado: Março 2, 2005 Publicado: Março 2, 2005 Eu tenho 2 calvus black e um comprecisseps, um pouco novos, cerca de 4 cms e andam sempre juntos sem brigas, mas estão com outros ciclidios num tanque de 180 l (1,00x 0,50x 0,40 (fundo). Será que o black e o compressiceps serão agressivos ou só entre calvus da mesma especie? Socio APC 124
Puer Publicado: Março 2, 2005 Autor Publicado: Março 2, 2005 Obrigado pela participação. Não se trata de espreguiçar, isso é outro comportamento (todos os dias o fazem:-) Talvez seja então territorialidade. Observei ainda um comportamento muito curioso (ainda mais): um deles mordeu a mandíbula inferior do outro e assim ficaram, pegados, uns minutos. Ainda assim, como por vezes ( segundo percebo; é dificil distingui-los) eles revezam-se nesse comportamento tendo a não acreditar na hipóteses de territirialidade, até porque nenhum possui ainda sitio que defenda. Eles percorrem todo o aquário. Quando "anoiteceu"(a luz apagou-se:-) ambos interromperam as hostilidades. Ao "amanhecer" recomeçaram... Ninguem sabe de existe comportamento reprodutivo da espécie? E será que como noutras espécies, a presença de 2 machos é intolerável? Bom, o desafio de interpretar estes comportamentos (que começaram ontem na altura em que escrevi o tópico) continuam... Cumprimentos, ___________
Recommended Posts