Anselmo Pereira Publicado: Maio 3, 2012 Autor Publicado: Maio 3, 2012 Para um aqua de 250l qual deles o filtro mais indicado? - eheim 2217, jbl e901 , ecco pro 300( inclinado para este devido ao menor consumo) ou o jbl e900. Qual a vossa opinião? Cumps Citar
Anselmo Pereira Publicado: Maio 3, 2012 Autor Publicado: Maio 3, 2012 esse filtro tem servido na perfeição para o meu aquario e não foi muito caro Obrigado pela opinião, não conheço mas vou investigar... Citar
TonyCh Publicado: Maio 3, 2012 Publicado: Maio 3, 2012 O ecco pro 300, apesar de dizer que dá até 300 litros, é capaz de ser esticado visto que faz 750l/h (mas eu gosto muito dessa série. Tenho o 130). O JBL faz 900l/h e o 2217 faz 1000l/h sendo que este último seria capaz de ser a melhor escolha apesar de ser de design muito simplificado. Claro que o princípio KISS (Keep it Simple, Stupid) também resulta na aquariofilia e muitas vezes aparelhos com uma data de funções/automatismos acabam de ter mais possibilidades de avaria. 4 x o volume do aqua é capaz de ser suficiente. Pelo menos em termos de filtragem biológica vai ser. Se houver pouca corrente, mete um wavemaker ou dois e está o assunto resolvido. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Anselmo Pereira Publicado: Maio 4, 2012 Autor Publicado: Maio 4, 2012 Obrigado Tony Achas então que o ecco 300 está fora de hipotese? Era mais pelo consumo de electricidade, nos dias de hoje ... Citar
Anselmo Pereira Publicado: Maio 4, 2012 Autor Publicado: Maio 4, 2012 Ja agora termostato de 300w chega? Assim encomendo tudo de uma vez... Citar
TonyCh Publicado: Maio 4, 2012 Publicado: Maio 4, 2012 Como já te disse, não tenho experiência em aquários grandes. Estou a seguir a lógica de um aquário de 60L onde toda a gente recomenda, no mínimo 5x a litragem (eu até tenho 10x a litragem). Não me parece que em aquários grandes de 250L haja muito pessoal com filtros de 2500l/h portanto, provavelmente, não será precisa assim tanta filtragem mas se 750l/h chegam, isso não te posso garantir e até penso que talvez seja demasiado esticado. De qualquer das maneiras, em relação ao consumo... entre 8 e 16W... isso não é nada. Se pensares que o teu termostato vai fazer 1 a 3Kw por dia... Abraços TOny Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Maio 4, 2012 Publicado: Maio 4, 2012 Se o aquário fosse meu, metia 2 x 200 só pela redundância e pela distribuição de calor mas, matematicamente, um de 300W chega e sobra. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Paul Publicado: Maio 4, 2012 Publicado: Maio 4, 2012 Anselmo, Tens que pensar que quanto mais potente for o termostato, mais rapidamente vai aquecer a àgua, logo vai passar menos tempo ligado. Se em termos de consumo vale a pena? Não sei... Está ligado menos tempo, mas consome mais do que um mais fraco que consome menos mas vai estar ligado mais tempo! Venha o diabo e escolha... Eu tenho um aquario de 240 Litros e tenho um termostato de 250 W e outro de 75 W só para dar mais uma ajudinha. Quanto ao filtro, eu aconselhava te a manteres um mínimo de 5 vezes o volume do aquário, se conseguires ter ainda mais, ainda melhor. A verdade é que filtragem nunca é demais. Não quer dizer que não possas ter um filtro mais pequeno, isso tudo depende do que tu queiras fazer com o teu aquário. Mais uma vez dou te o meu exemplo, eu tenho um filtro eheim 2213 (440 L/h) e estou a espera de um JBL e901 (900 L/H) para usar junto com o primeiro, e agora já começo a pensar se não deveria ter ido para o JBL e1500 (1500 L/h). Tenho bastantes troncos no meu aquário, algumas plantas e peixes que vão crescer um pouco, pelo que também vão sujar mais. Quanto mais filtragem, menos chatices! Não tua situação ia para o termostato de 300 W (a diferença de preços para o de 250 não deve ser muito grande) e, se te estás a cingir a estes três filtros, ia para o eheim 2217. Quanto à diferença nos consumos, a longo prazo acho que não faz assim tanta diferença! Eu pelo menos nunca notei nada na factura da luz! Assim como assim está sempre a aumentar!!!! Abraço Paul Citar Tanpanama -
Manik48 Publicado: Maio 4, 2012 Publicado: Maio 4, 2012 Vivas Concordo tanto com o tony como com o Paul. O termostato também ia para o dos 300 watt. Em relação à filtragem realmente depende do que queres fazer com o aqua. Se tiveres um bom areão e for um bom plantado e não tiveres "muitos" peixes se calhar não é necessária tanta filtragem. No meu aqua de 220L uso só um fluval 205 que só faz 680 L/H e acho que me chega bem Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Tiago23 Publicado: Maio 4, 2012 Publicado: Maio 4, 2012 Boa tarde entretanto chegaram os orçamentos e a diferença de preços nos aqua é 10€, por isso agora a duvida é se, como referia acima, os filtros referenciados são suficientes para o aqua maior 100*50*50. Qual a vossa opinião?? Obrigado boa noite, relativamente as lampadas t8 o melhor seria mesmo 40cm no maximo... até porque por exemplo riccia é complicado de manter a 50cm com t8.. para não valar que precisas de co2 e fertelizante por baixo do substrato.. nao basta meter as plantas no aquario .. precisam de se alimentarem o ideal seria mesmo t5.. mas nao deves estar a procura de montar um plantado demasiado complicado, o que por ai, acho que o aquario de 50 cm é a melhor opçao (tenho um aquario 125x60x50 e tive plantas optimas.. tens é que escolher as que se adaptam ao que tens ), caso um dia queiras mudar a fauna.. sempre tens mais 50 l para sustentar especies maiores... queres um conselho? quanto maior for a frente do aquario melhor é, mesmo para não haver grandes problemas entre peixes territoriais... filtro e isso já é da minha cabeça acho que a partir dos 200litros todos os aquarios deviam ter um externo... mas já que não te da jeito eu optava por uma bio box... (bom espaço para materias filtrantes... e é relativamente estreito. eu nao penso que a capacidade de l/h seja a unica coisa que devas ter em conta.. porque se a agua do aquario rodar 10x por hora e a capacidade de filtraçao for curta, é preferivel passar 5x e com uma quanlidade de filtragem muito mais eficaz consegues um melhor desempenho... isto tudo para dizer, quanto maior o reservatorio para os materiais filtrantes melhor... qualquer duvida e caso possa ajudar, disponha. Citar
Anselmo Pereira Publicado: Maio 6, 2012 Autor Publicado: Maio 6, 2012 Boa tarde Antes de mais muito obrigado pelas opiniões e concelhos, todos são bem vindos. Ainda ando às voltas com a questão do filtro, pois pelo que percebi é o investimento mais importante na montagem do aqua. Entre pesquisas e opinões em vários sitios já me recomendaram um cristal profi 1501. Será mesmo necessario cerca de 7x de capacidade?? Era o recomendavel ou já é fruta a mais? Obrigado Citar
TonyCh Publicado: Maio 6, 2012 Publicado: Maio 6, 2012 Eu ia sempre para o melhor que pudesse comprar. Como já disse, tenho um filtro considerado por muitos "overkill" para um aquário de 60L mas com o novo layout, sinto que nem é suficiente. Tenho mais duas bombas para conseguir fazer circular a água melhor e os peixes não se queixam. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts