Recommended Posts

Publicado

Ando sem luz no aquário. Já que vou desmontar aquilo estou a pensar em trocar as 4x30w T8 por T5.

Mas vi que há T5 e há T5 L8. E ao ver isso fiquei cheio de dúvidas.

Qual a diferença e quais as melhores? E o preço das lâmpadas será o mesmo?

Publicado:

Olá Jorge, respondendo às tuas questões, as T5L8 são T5 no diâmetro e na potencia mas com tamanho menor. Exemplificando melhor as T5L8 de 45w tem o mesmo tamanho das T8 de 30w(89,5cm) enquanto as T5 HO de 39w tem 84.9cms,

A aquaeden só vende T5L8 da sylvania grolux 8500k e aquastar 10000k e bem mais caras que as T5HO.

A única vantagem é poderes fazer um upgrade mantendo as mesmas dimensões das furações, substituindo os casquilhos e o balastro que tem que ser electrónico.

Publicado: (editado)

De nada...

LOL só cá vim ver o tópico agora.

Obrigado.

O que tenho de momento é isto (DIY) com T8 4x30w (mais moonlight que não aparece na foto):

IMG_1813.jpg

Normalmente só tinha duas lâmpadas acesas, o que daria algo como 60w de luz.

Como tenho de medida interior 110x20 estava a pensar em colocar 1 T5 2x39w e manter uma T8 de 30w.

Isto porque graças à sua ajuda vi que poderia colocar 1 T5 2x54w, mas depois o preço das lâmpadas...

O que vi de momento foi o seguinte: http://www.aquaeden-...&subcat=&menu=6

Sugestões e ideias/alternativas serão bem vindas :)

Editado por Jorge N. Ferreira
Publicado:

Na boa :tongue: , a régua t5 2x39W tem 100x15x4. Onde arranjas depois espaço para por a T8 de 30w? O melhor seria comprares os componentes à parte - casquilhos, lâmpadas e balastro, assim se cabem lá 4 t8, também cabem 4 t5. Outra possibilidade é usares pll ,tens pll de 80w com apenas 56,5 cms. Agora depende do que pretendes para o skinny, que plantas pretendes manter, etc.

Publicado:

O problema é que os apoios de lâmpadas T5 duplos e estanques que encontrei dão todos de encaixes e não me apetece estar a fazer buracos na madeira pois vou dar cabo da tampa (só tem 3mm de expessura).

Estas T8 que cá tenho só têm 3cm de largura.

Não me está a apetecer comprar um reflector só por causa dos encaixes. O que posso tentar fazer é uns encaixes em alumínio, mas obriga-me a fazer também uma caixa para o balastro devido a humidades.

Publicado:

Usa uma T5HO para plantas simples, se quiseres usar CO2 com plantas um pouco exigentes usa duas T5HO.

Esse aquário é complicado de iluminar, alto e estreito.

Boa sorte

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!