Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Espero que aqui me consigam elucidar sobre o que se passa com o meu aquário, sou um iniciante nesta paixão mas estou perante um problema que ultrapassa todo o pouco que sei e tudo o que tenho lido, para ser verdadeiro até digo que quanto mais leio mas confuso fico :sorry:

Fiz ontem a segunda montagem do meu aquáruo, sim porque a primeira levantei toda pois alem de não gostar do que via estava convencido que o meu problema estava no areão.

Algo que posteriormente verifiquei não ser verdade pois não havia reação nenhuma do areão perante o vinagre ou mesmo com o limão.

Passo a explicar o meu problema: A minha água sai da torneira com um ph de 6.8 - 7.0 o que é mesmo o que estava a querer, ontem quando o enchi estava com este mesmo ph, plantei as plantas e adicionei as bacterias (sera bio nitrivec) coloquei o filtro a funcionar e deixei-o até hoje de manhã quando voltei a fazer o teste ja me mostra um ph muito próximo dos 8.0, que será que se passa para este aumento do ph?

Setup:

Aquario de 240lt apróximadamente

Filtro externo Space ADV 800

"Aquecedor" Vulcan vc300-300W

Iluminação fraca, isso sei agora tenho de retificar este aspecto o mais rápidamente possivel.

Temperatura a 26.5 + ou -

Tinha um tronco dentro do aquario que tirei agora pois não sei que madeira é esta e em desespero pensei que pudesse ser esta a causa, amanhã já testo novamente a ver se por acaso terá sido pelo tronco :fart004:

Desculpem-me a ignorancia mas adorava ter postado algumas fotos para melhor visualização mas simplesmente não sei como o fazer agradecia ajuda em ambos os problemas :techi:

Neste momento é assim que me sinto :angelic008:

Agradeço desde já qualquer ajuda que será sem duvida preciosa, obrigado

Publicado:

Olá João

De facto para fazeres o teste ao areão não precisavas de o ter retirado todo, bastava uma pequena porção e com essa amostra fazias o devido teste.Faz mais um teste

Enche um recipiente com água da torneira, deixa a descansar durante 24h e verifica com que pH fica, não introduzas no aquário.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Olá João

De facto para fazeres o teste ao areão não precisavas de o ter retirado todo, bastava uma pequena porção e com essa amostra fazias o devido teste.Faz mais um teste

Enche um recipiente com água da torneira, deixa a descansar durante 24h e verifica com que pH fica, não introduzas no aquário.

Olá jpospr

Esse teste fi-lo logo na primeira montagem e realmente depois da água se encontrar em repouco fica com um ph de 8.0 ou seja igual aquilo que tenho agora, será por o CO2 desaparecer que o ph aumenta?

Qual a solução? injecção de CO2?

N.B. - Retirei tudo da primeira montagem pois quiz mudar o substrato só por isso

Publicado: (editado)
Enche um recipiente com água da torneira, deixa a descansar durante 24h e verifica com que pH fica, não introduzas no aquário

Sim, faz isso. Há muita água da rede que tem CO2 misturado logo parece que tem um ph baixo mas passadas 24h, o PH sobe. Até pode nada a ver com o aquário. Quanto a troncos... qualquer madeira tem tendência para acidificar a água e não o contrário.

Abraços

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Sim, faz isso. Há muita água da rede que tem CO2 misturado logo parece que tem um ph baixo mas passadas 24h, o PH sobe. Até pode nada a ver com o aquário. Quanto a troncos... qualquer madeira tem tendência para acidificar a água e não o contrário.

Abraços

Tony

Olá Tony...

Realmente sempre li que a madeira tem tendência para acidificar e nunca a alcalinizar no entanto como já ando desconfiado de tudo acabei por retirar o tronco, vou voltar a coloca-lo pois....

Bom, pelos vistos não me resta outra alternativa que não fazer um novo investimento não é? não é própiamente barato um sistma de CO2 mas se isso resolve este problema do meu ph então vou fazer o esforço, já agora alguem sabe me indicar qual o melhor sistema para um aquario como aquele que tenho?

Vivo em Setúbal, alguem sabe de um sitio onde possa adquirir tal equipamento?

Obrigado

Publicado:

Não precisas de injectar CO2. Vais ficar agarrado a isso pois se desligares o ph vai-te subir rapidamente outra vez o que é ainda pior para os peixes. Nem sequer falo no investimento que só se justifica se quiseres ter muitas plantas complicadas. Já consideraste usar turfa no filtro? Que peixes é que estás a planear meter no aquário?

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Não precisas de injectar CO2. Vais ficar agarrado a isso pois se desligares o ph vai-te subir rapidamente outra vez o que é ainda pior para os peixes. Nem sequer falo no investimento que só se justifica se quiseres ter muitas plantas complicadas. Já consideraste usar turfa no filtro? Que peixes é que estás a planear meter no aquário?

Abraços

Tony

Bom, quanto as plntas confesso que é um aspecto que me agrada ver num aquario, ver a crescer e a florescer e a criar um ambiente aquático cheio de verde, agrada-me.

Turfa, sempre me disseram que a turfa vai dar uma cor a água, verdade?!, e eu queria ver se a conseguia manter mais cristalina possivel.

Quanto aos peixes estava a pensar em scalares e fazer um ou dois cardumes de neons, para te ser franco ainda tenho de ir á loja ver com atenção quais os que me agradaram ver dentro do meu tanque, mas já agora diz-me (se souberes claro) na maioria dos casos os peixes andam bem num aquario com ph´s perto do 7.0 certo?

Publicado:

É verdade, turfa ou folhas de amendoeira da índia são truques utilizados para fazer baixar o pH, é a libertação de taninos que fazem baixar o pH e que tb dão uma tonalidade género chá à água.

pH à volta de 7 dá para um grande leque de peixes, aliás, se tiveres um pH 7 estável deve dar para a maioria até pq nem é o pH o valor mais importante para manter os peixes saudáveis

Publicado:

É verdade, turfa ou folhas de amendoeira da índia são truques utilizados para fazer baixar o pH, é a libertação de taninos que fazem baixar o pH e que tb dão uma tonalidade género chá à água.

pH à volta de 7 dá para um grande leque de peixes, aliás, se tiveres um pH 7 estável deve dar para a maioria até pq nem é o pH o valor mais importante para manter os peixes saudáveis

Ah não, então qual o valor mais importante para manter os peixes saudáveis?

Desculpem a ignorancia...

Obrigado

Publicado:

normalmente o GH/KH estável e temperatura. Os peixes reagem muito mais a flutuações desses do que propriamente do PH.

Tonych

Ok, obrigado, vou tomar esses aspectos em linha de conta e estar bem atento.

Obrigado uma vez mais

Publicado:

normalmente o GH/KH estável e temperatura. Os peixes reagem muito mais a flutuações desses do que propriamente do PH.

Exactamente, GH/KH correspondem a níveis de mineralização da água que estão directamente relacionados com o controlo osmótico dos peixes, que tem como função equilibrar a entrada e saída de sais minerais, um elevado desequilíbrio desses padrões tepidamente leva à morte, igualmente uma grande variação de temperatura pode levar à morte rapidamente os peixes

Publicado:

Dá tempo ao aquario. O Ph ao inicio pode variar, e passadas algumas semanas estabiliza.

Quanto à turfa, pode dar à água uma cor de chá, mas com o passar do tempo melhora, o que não quer dizer que a água não seja cristalina.

PauloA :character0050:

Publicado:

alfapa

Não vou conseguir um ph melhor pois esta já é a segunda montagem e na primeira montagem com 4 semanas de funcionamento o ph estabilizou mas muito perto dos 8.0 por isso isto que se esta a passar é um deja vu para mim por tal acho que não me resta outra alternativa senão o sistema de CO2.

No entanto como só tem dois dias de funcionamento vou dar mais uns dias para ver o que dá até sabado vou ver como param as modas e depois decido o que fazer, entretanto vou introduzir mais um tronco porque sempre ajuda.

Obrigado a todos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!