A Turfa é mesmo necessária?


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho uma pequena questão a colocar.

Tenho turfa (tormec) dentro do meu filtro (Eheim2260) e devido a ela tenho sempre a água amarelada. É realmente necessário ter turfa? Era muito prejudicial se a retirar? Qual é a verdadeira funçao da turfa?

 

Resta-me referir que tenho um amazónico com:

 

7 Discus

10 Neons Negros

10 Cardinais

6 Apistos

4 Ramirezi

1 Golden Nugget

1 Pleco normal

1 Escalar

 

Temp 28º C

 

450L uteis de água.

 

Abraço

 

Ricardo

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A larga maioria das pessoas utiliza a turfa para tentar baixar o valor do ph do aquário.

A sua utilização está dependente das caractéristicas quimicas da água da tua região. Se a água sair da torneira com valores aceites pelos teus peixes não vejo necessidade da sua utilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sai a 6.9-7.0....

 

Acho que um pouco de aplicação do Discus buffer, chego aos 6.5, que é o que quero...

 

O que achas?

 

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, só queria dizer que o pH ácido é bom para a reproduçao dos discos, no entanto conheço uma loja que os mantem a um pH 8! é que com esse pH ha uma maior prevençao das doenças.o problema é que não se reproduzem mas eles querem é mante-los vivos... e fazem bem..

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelo meu próprio engano, mas o ph da água da torneira de minha casa é de 7.4 e não de 6.9-7.0 como tinha referido.

Sendo assim a minha pergunta é a mesma, se retirar a turfa, como é que faço para estbabilizar o PH a 6.8 que tenho no áqua??

É que sinceramente estou farto da cor amarelada da água e não consigo ter uma correcta precepção das cores dos peixes, ou será da iluminação que tenho ser muito fraca??? Sinceramente não sei.... Sei que tenho a água estabilizada, e tenho medo de ao retirar a turfa possa cometer algum caos e me morram os peixes.....

 

 

Abraços

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

O ideal é ter o PH entre 6,5/7. Mas mais vale ter a 7 de que andar a fazer yoyo com o PH isso é que inconveniente para os peixes. Procure ter o KH entre os 4 a 6 pois com estes numeros consegue estabilizar o PH.

Se utiliza turfa seria melhor utilizá-la no recipiente aonde certamente tem a água em repuso para as mudanças. Seria mais pratico desta maneira do que no filtro pois neste caso nunca sabe quando a mesma já deixou de fazer efeito.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.