Sara Batista Publicado Abril 29, 2012 Publicado Abril 29, 2012 Boa noite, sou iniciante nesta matéria e tenho um grande problema com um discu! vou explicar como tudo começou. O discu (tem por volta de 5cm, e já tem uma bonita cor azul) esteve de "castigo" numa maternidade por ser muito agressivo para com o outro discu (já tive um escalar também com este método por 2semanas pois matou-e outro escalar, e passado estas 2 semanas na maternidade esta uma maravilha, super sociável! foi me dito por um criador para usar este método com o discu tbm). Ora hoje fez 2 semanas e o soltei novamente, sempre a vigiar para ver como se comportava. Enquanto esteve na maternidade estava visivelmente bem, tanto com as cores como com os olhos! Assim que o soltei ele pareceu começar a atrofiar com tanto espaço! começou a nadar super rápido, batendo contra as paredes do aquário! Tem alturas em que fica branco! e depois volta a ter cor, anda desequilibrado, a embater contra tudo! tem agora os olhos baços! será que ficou cego com alguma pancada que deu?? Tenho-o agora numa maternidade maior de rede, parece ter acalmado mas há alturas em que da voltas super rápidas na maternidade e depois para, está desequilibrado e continua com os olhos um pouco saliente e baços! O que posso fazer?? O que pode estar a acontecer com ele?? Alguém me ajuda??pff!!
Rui Cardoso Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 (editado) boas se tem os olhos baços , isso é amonia decerteza. tens teste de amónia. qual o setup do aquario? filtragem , restante fauna , etc. faz tpa urgente. cumps Editado Abril 30, 2012 por rpc Um Abraço Rui Cardoso
Sara Batista Publicado: Abril 30, 2012 Autor Publicado: Abril 30, 2012 Bom dia, mas ele estava perfeitamente bem! só ficou com os olhos baços depois de ter atrofiado e ter embatido contra tudo dentro do aquário, inclusive as paredes do aquário.. e os outros peixes estão todos bem, inclusive os outros 2 discus que, sendo que 1 deles tem aprox 3/4cm. Eu não percebo muito ainda, e hoje a tarde vou a loja de animais comprar alguns produtos e testes. Já agora.. o que é tpa? :l
j-santos Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 troca parcial de agua o melhor medicamento conhecido para prevençao e cura de muitas doenças :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: abraços joao santos
Rui Cardoso Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 mas ja agora , posta por favor o tamanho do teu aqua , filtragem , peixes que tens , e tudo o que achares importante. cumps Um Abraço Rui Cardoso
Sara Batista Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 já comprei teste d amónia e ph, esta tudo bem, entretanto comprei um medicamento para ajudar todos os peixes em relação a fungos, entre outros. O aquário é de 80L, tenho um filtro normal, e lá dentro tenho algodão e umas pedras, tenho uma bomba de ar potente e todas as semanas efectuo uma limpeza no aquário. Tenho guppys, mollys, espadas, limpa fundos, limpa vidros, escalares e 2 discus. A alimentação é variada desde flocos, granulados, papa caseira e larvas, 2x ao dia. Como recebe luz ao longo do dia (não directamente) tenho a luz ligada por 4horas. Comprei o doutor 112, pois disseram me na loja que era para tratar doenças e fungos, e comecei ontem o tratamento e lá diz que só no 12 dia de tratamento é que posso ligar a luz no aquário, não faz mal estar 12 dias com a luz apagada? :l
Bruno Inacio Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 Sara Creio que tem bicharada a mais para um aquario de 80L (para cada discu deveria ter entre 40L a 50L e por cada outro dos outros peixes, creio que é 1 cm de peixe por cada litro de agua), além de misturares especies variadas... Eu pessoalmente não tenho os meus guppys com os meus Discus... Na loja venderam-te isso, pois é a função deles.... Vender... Que valores tens de PH e de amonia? Cmps Bruno Inacio
Sara Batista Publicado: Maio 2, 2012 Autor Publicado: Maio 2, 2012 Por acaso não foi a loja.. tenho um vizinho que é criador e tem me ajudado com o aquário, e todos os meus peixes são pequenos, incluindo os discus, tenho 27peixes a contar com os discus, limpa vidros e limpa fundos. Não tenho conflitos no aquário todos se dão muito bem. O nível de PH é de 7.5, e o nível de amónia é de 0.3. Gostaria que me dissesse se eu posso deixar o aquário sem luz por 12dias como pede no medicamento do doctor 112, não faz mal aos peixes e plantas não terem a sua luz aquelas horas todos os dias?
j-santos Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 ola sara! mas é mesmo muito peixe contudo o problema nao esta por aí mas sim na amónia que esta a aparecer no aquario. eu nao medicava nada mas fazia durante uns dias tpa de 10/15% ate os niveis voltarem a zero. quanto ao facto de nao ligares as luzes se ainda assim fores medicar(creio ser um erro) as plantas é quase certo nao sobreviverem e os peixes ate te agradecem nao existir luz. fica a minha opiniao. abraços joao santos
Sara Batista Publicado: Maio 2, 2012 Autor Publicado: Maio 2, 2012 ola! ok muito obrigado pela ajuda, vou fazer tpa ate os níveis ficarem a zero. Eu estava a por o doctor 112 porque reparei que alguns peixes se andavam a coçar contra as pedras, alias um deles coçava se imenso :S dai ter comprado e estar a fazer o tratamento. Aconselha-me a parar de usar ? Uso alguma outra coisa ou deixo estar tudo quieto e apenas me preocupo com a amónia?
j-santos Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 provavelmente eles coçam-se devido a amonia os estar a incomodar quanto a mim preocupa-te só com os niveis de amonia e daqui a uns dias se persistir algum sintoma vesse a melhor maneira de tratar mas como te digo quase de certeza que é do pico de amonia no aquario. ps: nao me trates por voçe abraços joao santos
Sara Batista Publicado: Maio 2, 2012 Autor Publicado: Maio 2, 2012 ah lol esta bem, vou tratar disso então =) Obrigado
Rui Cardoso Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 ola quando dizes tudo normal quais os valores? o filtro é interno ou externo? quanto a mim acho que tens excesso de população e tambem acho que tens especies incompativeis , mas isso é a minha opinião... cumps Um Abraço Rui Cardoso
Bruno Inacio Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 ola quando dizes tudo normal quais os valores? o filtro é interno ou externo? quanto a mim acho que tens excesso de população e tambem acho que tens especies incompativeis , mas isso é a minha opinião... cumps A Sara já respondeu... O nível de PH é de 7.5, e o nível de amónia é de 0.3. Cmps Bruno Inacio
Rui Cardoso Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 ok nao tinha visto , responde-me então ao resto. Um Abraço Rui Cardoso
Sara Batista Publicado: Maio 2, 2012 Autor Publicado: Maio 2, 2012 O filtro é interno :l então e na sua opinião quais são as espécies incompatíveis ?
Manik48 Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 Minha nossa senhora... Isto aqui vai pior do que o dia de ontem no pingo doce lol Sara: em primeiro lugar se o teu vizinho é criador deve ser de criaturas espectaculares, mas peixes é que não é. Como é possível ele "ajudar-te" com um aquário e permitir que num aqua de 80 litros coloques tanto peixe? E mais, não é só a quantidade, é a qualidade também. Evidente que tens picos de amónia, ainda por cima com um filtro interno, provavelmente sem cerâmicas, e vais continuar a ter! Vamos por pontos para ver se te consigo ajudar: 1 - Discus e escalares são para sair daí. O aqua não tem litragem suficiente para eles, muito menos se os juntares com outros peixes. 2 - Tens peixes que precisam de caracteristicas de água absolutamente diferentes a nível de pH, dureza, etc. Sugiro que estudes as espécies que tens e que vejas que tipo de água preferem e rapidamente vais descobrir quais são incompativeis com quais. 3 - Espadas, guppys e mollys são como hamsters ou coelhos! Ou seja, em breve vais ter que começar a dar peixes. Alem disso são peixes de cardume que se devem colocar na proporção de 1:3 (macho:femea), não creio que seja possivel manteres as 3 especies no teu aqua, mesmo duas... 4 - É muito importante que não uses quimicos na água (anti-fungicos, etc) "à toa". Claro que os vendedores das lojas de superficies comerciais te vao vender tudo e tudo é importante e para ser usado em grande quantidade.Sugiro que passes a comprar produtos numa loja de aquariofilia (só) com pessoas que saibam o que estão a fazer. Não uses medicamentos a menos que tenhas a certeza que são necessário e mesmo assim às vezes é necessário isolar o peixe doente para se fazer o tratamento só a ele. 5 - É urgente sabermos tudo sobre o teu aquário (coloca fotos aqui), sobretudo a capacidade do filtro em litragem/hora, que tipo de filtração tem (mecanica? biológica? através de que? esponjas? cerâmicas? siporax? bioballs? carvão? etc). Com tanto peixe e tão pouca litragem e filtração nao me surpreende nada teres picos de amónia, acho estranho é não morrerem peixes Desculpa o tamanho do texto, espero que te ajude de alguma forma. Tenta responder às perguntas para que te possamos ajudar melhor. Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Sara Batista Publicado: Maio 2, 2012 Autor Publicado: Maio 2, 2012 Ora bem vou tentar a responder por partes lol ele disse-me que num aquário de 80L poderia ter no máximo dos máximos até 50peixes (não incluia discus, os adquiri por mim própria). O que vale é que a amónia que apareceu no teste foi pouca, ao menos isso. Tenho no filtro interno algodão, esponja, e umas pedrinhas pretas que já vinham nele. A capacidade é de Também tenho cerâmicas. Sim eu sei que essas espécies são como hamsters, mas tenho andado a vigiar, até porque estou no inicio e ainda não sei muito bem quando irão parir então eles acabam por não sobreviver pois são logo comidos Tenho por ex 2 femeas mollys, não tenho macho pois morreu e como elas estão grávidas não irei comprar mais nenhum macho, ate porque quero controlar os bebes que nascem, e já falei com uma loja de animais que gosto e vão aceitar-me os peixinhos que tiver em excesso. De vez em quando morrem peixes sim, alguns têm morrido mas ainda não descubra o porque, pois parece-me que eles batem em alguma coisa, ainda não sei bem o que, pois abortam de imediato, e o corpo, mais propriamente a parte dorsal fica baixa, como se fossem aqueles guppys de cauda comprida. As fotos vou tentar por daqui a pouco mas encontre como as posso baixar lol Bomba de ar:220-240v, 50/60hz, 4w,4,5L/m da SERA Filtro: 220-240v, 50Hz, 300L/h
Manik48 Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 Ora bem vou tentar a responder por partes lol ele disse-me que num aquário de 80L poderia ter no máximo dos máximos até 50peixes (não incluia discus, os adquiri por mim própria). O que vale é que a amónia que apareceu no teste foi pouca, ao menos isso. Tenho no filtro interno algodão, esponja, e umas pedrinhas pretas que já vinham nele. A capacidade é de Também tenho cerâmicas. Sim eu sei que essas espécies são como hamsters, mas tenho andado a vigiar, até porque estou no inicio e ainda não sei muito bem quando irão parir então eles acabam por não sobreviver pois são logo comidos Tenho por ex 2 femeas mollys, não tenho macho pois morreu e como elas estão grávidas não irei comprar mais nenhum macho, ate porque quero controlar os bebes que nascem, e já falei com uma loja de animais que gosto e vão aceitar-me os peixinhos que tiver em excesso. De vez em quando morrem peixes sim, alguns têm morrido mas ainda não descubra o porque, pois parece-me que eles batem em alguma coisa, ainda não sei bem o que, pois abortam de imediato, e o corpo, mais propriamente a parte dorsal fica baixa, como se fossem aqueles guppys de cauda comprida. As fotos vou tentar por daqui a pouco mas encontre como as posso baixar lol Bomba de ar:220-240v, 50/60hz, 4w,4,5L/m da SERA Filtro: 220-240v, 50Hz, 300L/h Bem, há quanto tempo é que o teu vizinho cria peixes e que peixes é que cria? Isso, bem como a regra do 1cm de peixe adulto por litro não faz sentido nenhum. Uma coisa é teres 50 micro-rasboras outra é teres 30 oscares lol Tens sobrepopulação de peixes que aliado à fraca filtração te está a impedir de transformar a amónia em nitratos tão rapidamente quanto se forma. Sugiro que mantenhas apenas uma das espécies viviparas e que penses em substituir esses discus e escalares por 1 só espécie (se gostas de ciclídeos sugiro os ramirezi são muito bonitos e se os tratares bem não são dificeis de manter e até consegues que te venham à mão). Quanto ao filtro: essa litragem por hora é insuficiente para a peixada que tens. Caso seja possivel aquirires um filtro novo sugiro um que faça pelo menos 5 vezes a litragem do teu aquário e se possível um filtro externo, uma vez que tem mais espaço para colocar as matérias filtrantes, alem de que são melhores e não te roubam espaço dentro do aqua, etc. Caso seja impossivel e tenhas mesmo que manter esse filtro então faz o seguinte: retira as bolinhas pretas (devem estar dentro de um saquinho ou placa pequena) - é carvão activado que neste momento só te deve estar a estragar a água. O carvão so se deve usar durante 2 semanas e só para remover medicamentos da agua, etc. Podes comprar (não é caro) siporax mini da sera - excelente para usar em filtros internos ou cascata e com elevado poder filtrante. Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
Sara Batista Publicado: Maio 2, 2012 Autor Publicado: Maio 2, 2012 Comprar material tem que ser aos poucos.. infelizmente são caros e eu não sou rica :l mas no futuro gostaria de comprar um filtro externo sim. Em relação ao que dizem , sinceramente já falei com muitasssssssssssssssss pessoas e cada uma delas diz-me coisas diferentes por isso também espero que percebam a minha parte :l obviamente isto irei aprendendo com o tempo, mas estou muito grata pela ajuda que me estão a dar, hoje limpei o aquário e fiz tpa e continuarei fazendo até os níveis de amónia desaparecerem =) Alguém me pode dizer como por fotos aqui? Tirei agora com a máquina mas não consigo pó-las
StorMGirL Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 Podes ter 50 peixes num aquário de 80 Litros desde que todos eles tenham 1cm.... XD!!!!! Já agora medicamentos usados para tratar mollys e guppys e platys e afins podem pôr Escalares e Discus doentes, ou seja vais estar a tratar um problema para teres outro... Discus e Escalares são bastante sensíveis a tratamentos.... E Discus e Escalares para mim só em Aquário de pelo menos 2000 Litros, com 2 filtros Externos.....Bomba de Ar é usada para dar ar a alevins, e ajudar estes a ter mais 02... É muito usado em criações de peixes individuais e em cubo. Sara ou mudas a situação, ou brevemente vais ter um pico de amónia daqueles bem grandes e vão imensos peixes à vida. Ou então usas Toxivec para eliminar a amónia, nitritos, nitratos etc..... Amónia é nha nha de peixe visto que eles não usam a sanita, da nossa casa de banho fazem no aqua e a TPA serve para ir mantendo a água limpa, e para ir evitando que eles morram intoxicados nas próprias fezes. Se és nova em Aquariofilia começa devagarinho.... Cumprimentos , Neuza Pereira
StorMGirL Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 Sara a primeira coisa a comprar antes dos peixes são: Filtros , Aquecedores, substratos se fores a pôr plantas , decoração , fazer o ciclo do azoto, e no fim os peixes.... Ha e quanto maior fôr um aquário menos trabalho dá em relação ao meu ponto de vista.... Cumprimentos , Neuza Pereira
Recommended Posts