afernandes84 Publicado Abril 29, 2012 Publicado Abril 29, 2012 Tenho um aquário de 20L (40x20x20), com areão preto, termostato de 50w, e filtro interno de Rena que vinha com o aquário. Pus 10L de agua de outro aquário que tenho em funcionamento, com os testes todos dentro da normalidade e o resto (cerca de 7L, com agua que tenho em casa sem cloro, porque a agua é de um poço) . Depois de introduzir a agua, pus Sera Toxivec, Aquatan e Nitrivec como recomendam. No 2º dia medi a amónia com o Sera Test NH4/NH3 e deu abaixo de 0,5mg/l, mas o de Nitratos (NO3) está em 50 mg/l, coisa que nao acontecia no meu aquário de onde tirei a agua que é de 60L. PH está em 7,2. Alguém me poderá dizer se isto é normal? Obrigado. 0 Citar Citação múltipla Editar Citar
jpospr Publicado: Abril 29, 2012 Publicado: Abril 29, 2012 Não falas de fauna, mas sim é normal um aqua criar Nitratos sozinhos pelo ciclo de azoto. E nitratos a 50ppm nem é um valor exagerado, mas devias fazer uma TPA para diminuir essa concentração Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
afernandes84 Publicado: Abril 30, 2012 Autor Publicado: Abril 30, 2012 Não tenho fauna, mas era para fazer criação de Betta's....reparei que a agua da torneira tambem sai a 50 pelas medições que fiz. Citar
jpospr Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 Então está descoberta a fonte de Nitratos Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Paul Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 (editado) Hum... água da torneira a sair com tantos nitratos?? Não é muito? Não será o teste de nitratos que já está fora de validade? O reagente em pó que é geralmente utilizado (Ficam já a saber que é cádmio!) tem por vezes tendência a oxidar relativamente rápido. Se puderes utilizar outro teste ou pedir a alguém que te veja os valores só para comparares e excluires (ou não) essa hipótese era bom. Testa água engarrafada! Aí de certeza que não podes ter essa concentração de Nitratos. Editado Abril 30, 2012 por Paul Citar Tanpanama -
jpospr Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 Por acaso pensei na mesma coisa, se essa quantidade de Nitratos a sair da torneira não é normal Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
afernandes84 Publicado: Abril 30, 2012 Autor Publicado: Abril 30, 2012 Eu fiz o teste com aquelas tiras da Sera, realmente não é normal e vou ter que falar em casa para por um filtro se isso ajudar, mas o certo é que me lembrei de medir a agua da torneira (é de poço). Hoje vou comprar os testes mais crediveis da Sera de nitritos e nitratos. A tarde já ponho nova actualização. No entanto surgiu-me mais umas duvidas: Posso colocar musgo Star Moss para fazer um tapete em metade do aquário, ou nesta altura em que ta a fazer o ciclo já vai tarde? Posso colocar camarões depois de ter os parêmetros estabilizados? Ha algum camarão que seja mais indicado ou tenha uma melhor caracteristica para limpar o fundo? Obrigado. Citar
Paul Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 Se a água é de poço, já acredito que talvez tenhas aí 50 mg/L de Nitratos. Mas antes de comprares os outros testes experimenta medires àgua engarrafada. Se der 0, então os teus testes estão bons e não precisas de ir gastar dinheiro (que muita falta faz por estes dias!!) Quanto ao resto não te sei ajudar, camarões para mim só acompanhados de um fino e musgo só conheço o das àrvores!! Abraço! Citar Tanpanama -
jpospr Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 (editado) Se é de um poço, já acho que poderá ser possível teres Nitratos a 50, melhorares a filtragem não te reduz os Nitratos, aumenta-te a velocidade de transformação de Amónia em Nitratos que são o produto final, apenas isso. Colocar musgo podes fazê-lo a qualquer altura, camarões é que só deves mesmo depois de teres a certeza que o ciclo está OK Editado Abril 30, 2012 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Paul Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 Se é de um posso, já acho que poderá ser possível teres Nitratos a 50, melhorares a filtragem não te reduz os Nitratos, aumenta-te a velocidade de transformação de Amónia em Nitratos que são o produto final, apenas isso. Acho que ele estava a falar de pôr um filtro em casa, não no aquário! Ou estou enganado? Valores tão altos para água (supostamente) potável não é nada aconselhável! Citar Tanpanama -
afernandes84 Publicado: Abril 30, 2012 Autor Publicado: Abril 30, 2012 Sim, o filtro era mesmo no poço. As tiras medem bem, até porque num 2º aquario que tenho da 0 em nitritos e nitratos. Por isso é que estranhei quando medi neste novo aquario, estar a 50. Citar
Paul Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 Pois é, tens que ver essa situação do poço. Infelizmente cada vez mais os aquíferos encontram-se contaminados com produtos das fertilizações nas zonas agrícolas. Ainda há espertinhos que despejam directamente os fertilizantes para os poços para depois regar e fertilizar automaticamente os campos, ignorando que contaminam assim o resto dos poços. Nalguns poços no Algarve cheguei a encontrar concentrações potencialmente fatais para uma pessoa!! Não perdias nada em contactar o INAG, ou procurar lá mais informação acerca desse assunto. Aqui fica o link deles: http://www.inag.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=37 Citar Tanpanama -
afernandes84 Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 Bem, confirma-se o problema é da agua do poço. Será que se ferver a água resolve a situação? Citar
Paul Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 Não, infelizmente ferver a àgua não te vai ajudar. Existem umas resinas (infelizmente não te sei dizer de que marca) próprias para absorver nitratos da água, que podes pôr no filtro. Mas se calhar o melhor é tratares a àgua antes de a usares. Pões dessa resina num recipiente à parte a tratar a àgua, quando ela estiver livre de Nitratos, já pode ir para o aquário. Informa-te bem sobre essas resinas, e espera por mais opniões, pode ser que aja mais soluções para o teu problema Abraço Citar Tanpanama -
jpospr Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 Se o problema forem só os Nitratos, que podem não ser, tê-los a 50ppm nem é muito grave isto se a água onde fores colocar seja para um aquário plantado, pois as plantas absorvem. Tens de avaliar a situação, acho que a utilização continua de resinas te vai acabar por sair caro. E se essa água do poço a estiveres a beber, eu não a bebia Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
afernandes84 Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 Boas, não é plantado, mas amanha vou comprar umas plantas para as Bettas, aconselharam-me plantas suspensas para boiar na agua. quanto a agua, vou amanha comprar 2 garrafoes de luso.... Citar
afernandes84 Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 e vou trocar metade da agua, ate estava a pensar em trocar toda...e reeniciar o ciclo....que acham? Citar
Recommended Posts