Recommended Posts

Publicado

Boa Noite Pessoal,

Ao iniciar o meu novo aquário estou a pensar plantar Cuba, no entanto, tenho algumas duvidas se tenho iluminação suficiente para que esta planta se desenvolva e expanda no meu aquário. Aqui vai o setup:

60x30x30

56L

Botija CO2 pressurizado 500g

Iluminação: 2x24W PL = 48w

Alguém sabe me dizer se é suficiente para ter Cuba no meu aquario?

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Publicado:

Boas, em relação à luz penso ser suficiente, co2 pressurizado :thumbup3: , agora muito importante é o tipo de solo onde vais plantar, a cuba é muito difícil de segurar pois tem umas raízes muito pequenas.

Publicado:

Boas, em relação à luz penso ser suficiente, co2 pressurizado :thumbup3: , agora muito importante é o tipo de solo onde vais plantar, a cuba é muito difícil de segurar pois tem umas raízes muito pequenas.

Se utilizar um substracto fértil por baixo e usar um substrato inerte de 3 a a mm por cima, será que segura? ou o substracto inerte tambem tem que ser fino?

Publicado:

Boas, gostava de te poder dar certezas mas infelizmente não há respostas vencedoras.

Eu utilizei jbl manado e dei-me mal - o Hugo Bernardo deu-se lindamente. O Diogo HC Matias está a ter problemas com o Ada Aquasoil Amazonia II, já o Daniel

tem a cuba invejável, portanto depende de cada caso e não apenas deste ou daquele substrato.

Supostamente a cuba tem umas raízes muito pequenas e frágeis e dá-se melhor com substratos menos duros que permitam o enraizamento, o pior é normalmente também serem muito leves o que com camarões, caracois ou mesmo peixes que remexam o fundo vai dar azo a cuba flutuante.

O ideal seria tentares um método chamado de dry-start, hoje sabendo teria avançado assim.

Espero ter ajudado :sorry: , venham daí mais opiniões.

Agora um à parte - com fazer para colocar links que abram separadores externos - eu não consigo.

Publicado: (editado)

Viva,

tens luz de sobra.

Quanto ao substrato. Já tive cuba com substrato inerte (my nano - vê em baixo) e agora com substrato fértil (litopótamus - vê em baixo). Não noto grande diferença. Penso que a grande dificuldade é mesmo fixá-la e mantâ-la assim até enraizar. Para isto penso que um substrato com granulometria mais fina e de preferência pesado ajuda.

Abraço

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Viva,

tens luz de sobra.

Quanto ao substrato. Já tive cuba com substrato inerte (my nano - vê em baixo) e agora com substrato fértil (litopótamus - vê em baixo). Não noto grande diferença. Penso que a grande dificuldade é mesmo fixá-la e mantâ-la assim até enraizar. Para isto penso que um substrato com granulometria mais fina e de preferência pesado ajuda.

Abraço

GM

Viva,

tens luz de sobra.

Abraço

GM

A minha duvida é se este substrato que o fabio j utilizou no aquário dele, que é o substrato inerte que estou a pensar por no meu, se é muito grosso para plantar Cuba. O próprio fábioj esta a pensar plantar cuba, e penso que tambem deve querer saber.

Alguem que dê olha olhadela e diga qualquer coisa:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075

Abraço

Publicado:

Viva,

pelas fotos parece um pouco grosso mas se for pesado...

A cuba cresce em qualquer substrato. Pode é demorar mais ou menos tempo, soltar-se mais ou menos. É tudo uma questão de tempo/paciência.

Abraço

GM

• Votar + 1

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Viva,

A cuba cresce em qualquer substrato. Pode é demorar mais ou menos tempo, soltar-se mais ou menos. É tudo uma questão de tempo/paciência.

Abraço

GM

Viva,

Abraço

GM

Será um caso a pensar, talvez a Eleocharis Parvula seja uma opção mais fácil..digo eu.

Publicado:

A melhor forma de plantar "Cuba" se vier em lã de rocha é corta-la de modo a deixar estar 1cm ou 1,5cm de forma a deixar uma ancora para se segurar no substrato. Outra forma, teoricamente porque ainda não experimentei com essa planta, é fazer um molho e meter um bocado de algodão a fazer de ancora.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Olá.

A melhor forma de plantar "Cuba" se vier em lã de rocha é corta-la de modo a deixar estar 1cm ou 1,5cm de forma a deixar uma ancora para se segurar no substrato. Outra forma, teoricamente porque ainda não experimentei com essa planta, é fazer um molho e meter um bocado de algodão a fazer de ancora.

Não concordo... Para mim, a melhor forma de se plantar HCC é, sem dúvida alguma, pé a pé.

É a que dá mais trabalho, mas a que produz tapetes mais homogéneos, sem plantas a crescer na vertical.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Esqueci-me de mencionar que se deve dividir a mesma em varias porções, e.g. 4 a 8. Eu fiz segundo o metodo da Tropica. Enbora tenha aproveitado meia duzia de pezitos mais compridos que soltaram e plantei como o Luis descreve em cima.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Esqueci-me de mencionar que se deve dividir a mesma em varias porções, e.g. 4 a 8. Eu fiz segundo o metodo da Tropica. Enbora tenha aproveitado meia duzia de pezitos mais compridos que soltaram e plantei como o Luis descreve em cima.

AquaGranum , NanoLab

Publicado:

Acho que neste momento estou mais virado para um plantado como Parvula, o problema é se ela se arma em parva :D

Publicado:

Lol...

Vai ao site da Tropica e pesquisa no google para saberes nais sobre ele.

AquaGranum , NanoLab