Pedrokas88 Publicado Abril 28, 2012 Publicado Abril 28, 2012 Boa Noite Pessoal, Ao iniciar o meu novo aquário estou a pensar plantar Cuba, no entanto, tenho algumas duvidas se tenho iluminação suficiente para que esta planta se desenvolva e expanda no meu aquário. Aqui vai o setup: 60x30x30 56L Botija CO2 pressurizado 500g Iluminação: 2x24W PL = 48w Alguém sabe me dizer se é suficiente para ter Cuba no meu aquario? Abraço Saber aprender é aprender a saber.
Tozé Nunes Publicado: Abril 29, 2012 Publicado: Abril 29, 2012 Boas, em relação à luz penso ser suficiente, co2 pressurizado , agora muito importante é o tipo de solo onde vais plantar, a cuba é muito difícil de segurar pois tem umas raízes muito pequenas. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Pedrokas88 Publicado: Abril 29, 2012 Autor Publicado: Abril 29, 2012 Boas, em relação à luz penso ser suficiente, co2 pressurizado , agora muito importante é o tipo de solo onde vais plantar, a cuba é muito difícil de segurar pois tem umas raízes muito pequenas. Boas, em relação à luz penso ser suficiente, co2 pressurizado , agora muito importante é o tipo de solo onde vais plantar, a cuba é muito difícil de segurar pois tem umas raízes muito pequenas. Se utilizar um substracto fértil por baixo e usar um substrato inerte de 3 a a mm por cima, será que segura? ou o substracto inerte tambem tem que ser fino? Saber aprender é aprender a saber.
Tozé Nunes Publicado: Abril 29, 2012 Publicado: Abril 29, 2012 Boas, gostava de te poder dar certezas mas infelizmente não há respostas vencedoras. Eu utilizei jbl manado e dei-me mal - o Hugo Bernardo deu-se lindamente. O Diogo HC Matias está a ter problemas com o Ada Aquasoil Amazonia II, já o Daniel tem a cuba invejável, portanto depende de cada caso e não apenas deste ou daquele substrato. Supostamente a cuba tem umas raízes muito pequenas e frágeis e dá-se melhor com substratos menos duros que permitam o enraizamento, o pior é normalmente também serem muito leves o que com camarões, caracois ou mesmo peixes que remexam o fundo vai dar azo a cuba flutuante. O ideal seria tentares um método chamado de dry-start, hoje sabendo teria avançado assim. Espero ter ajudado , venham daí mais opiniões. Agora um à parte - com fazer para colocar links que abram separadores externos - eu não consigo. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
gmmartins Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 (editado) Viva, tens luz de sobra. Quanto ao substrato. Já tive cuba com substrato inerte (my nano - vê em baixo) e agora com substrato fértil (litopótamus - vê em baixo). Não noto grande diferença. Penso que a grande dificuldade é mesmo fixá-la e mantâ-la assim até enraizar. Para isto penso que um substrato com granulometria mais fina e de preferência pesado ajuda. Abraço GM Editado Abril 30, 2012 por gmmartins Gustavo Martins My nano Litopótamus
Pedrokas88 Publicado: Abril 30, 2012 Autor Publicado: Abril 30, 2012 Viva, tens luz de sobra. Quanto ao substrato. Já tive cuba com substrato inerte (my nano - vê em baixo) e agora com substrato fértil (litopótamus - vê em baixo). Não noto grande diferença. Penso que a grande dificuldade é mesmo fixá-la e mantâ-la assim até enraizar. Para isto penso que um substrato com granulometria mais fina e de preferência pesado ajuda. Abraço GM Viva, tens luz de sobra. Quanto ao substrato. Já tive cuba com substrato inerte (my nano - vê em baixo) e agora com substrato fértil (litopótamus - vê em baixo). Não noto grande diferença. Penso que a grande dificuldade é mesmo fixá-la e mantâ-la assim até enraizar. Para isto penso que um substrato com granulometria mais fina e de preferência pesado ajuda. Abraço GM A minha duvida é se este substrato que o fabio j utilizou no aquário dele, que é o substrato inerte que estou a pensar por no meu, se é muito grosso para plantar Cuba. O próprio fábioj esta a pensar plantar cuba, e penso que tambem deve querer saber. Alguem que dê olha olhadela e diga qualquer coisa: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075 Abraço Saber aprender é aprender a saber.
gmmartins Publicado: Abril 30, 2012 Publicado: Abril 30, 2012 Viva, pelas fotos parece um pouco grosso mas se for pesado... A cuba cresce em qualquer substrato. Pode é demorar mais ou menos tempo, soltar-se mais ou menos. É tudo uma questão de tempo/paciência. Abraço GM 1 Gustavo Martins My nano Litopótamus
Pedrokas88 Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 Viva, pelas fotos parece um pouco grosso mas se for pesado... A cuba cresce em qualquer substrato. Pode é demorar mais ou menos tempo, soltar-se mais ou menos. É tudo uma questão de tempo/paciência. Abraço GM Viva, pelas fotos parece um pouco grosso mas se for pesado... A cuba cresce em qualquer substrato. Pode é demorar mais ou menos tempo, soltar-se mais ou menos. É tudo uma questão de tempo/paciência. Abraço GM Será um caso a pensar, talvez a Eleocharis Parvula seja uma opção mais fácil..digo eu. Saber aprender é aprender a saber.
AiresJusto Publicado: Maio 7, 2012 Publicado: Maio 7, 2012 A melhor forma de plantar "Cuba" se vier em lã de rocha é corta-la de modo a deixar estar 1cm ou 1,5cm de forma a deixar uma ancora para se segurar no substrato. Outra forma, teoricamente porque ainda não experimentei com essa planta, é fazer um molho e meter um bocado de algodão a fazer de ancora. AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Luís Fortunato Publicado: Maio 9, 2012 Publicado: Maio 9, 2012 Olá. A melhor forma de plantar "Cuba" se vier em lã de rocha é corta-la de modo a deixar estar 1cm ou 1,5cm de forma a deixar uma ancora para se segurar no substrato. Outra forma, teoricamente porque ainda não experimentei com essa planta, é fazer um molho e meter um bocado de algodão a fazer de ancora. Não concordo... Para mim, a melhor forma de se plantar HCC é, sem dúvida alguma, pé a pé. É a que dá mais trabalho, mas a que produz tapetes mais homogéneos, sem plantas a crescer na vertical. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
AiresJusto Publicado: Maio 10, 2012 Publicado: Maio 10, 2012 Esqueci-me de mencionar que se deve dividir a mesma em varias porções, e.g. 4 a 8. Eu fiz segundo o metodo da Tropica. Enbora tenha aproveitado meia duzia de pezitos mais compridos que soltaram e plantei como o Luis descreve em cima. AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
AiresJusto Publicado: Maio 10, 2012 Publicado: Maio 10, 2012 Esqueci-me de mencionar que se deve dividir a mesma em varias porções, e.g. 4 a 8. Eu fiz segundo o metodo da Tropica. Enbora tenha aproveitado meia duzia de pezitos mais compridos que soltaram e plantei como o Luis descreve em cima. AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Pedrokas88 Publicado: Maio 10, 2012 Autor Publicado: Maio 10, 2012 Acho que neste momento estou mais virado para um plantado como Parvula, o problema é se ela se arma em parva :D Saber aprender é aprender a saber.
AiresJusto Publicado: Maio 11, 2012 Publicado: Maio 11, 2012 Lol... Vai ao site da Tropica e pesquisa no google para saberes nais sobre ele. AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Recommended Posts