Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho um comunitário de 100x50x50 com Corys, Ottos, Narizes de bêbado, Lamp eyes, Red Cherrys, Tylos e Helenas. Sempre quis ter uns 5 ou 6 Schismatogobius ampluvinculus (micro gobio camaleão). Andei a pesquisar sobre o peixe, segundo li não existe qualquer incompatibilidade com o meu aquário nem com os parametros, mas li uma coisa que me fez ficar na duvida. Que são escavadores, enterram-se e remexem muito o substrato. É algo que a mim não convém nada, mas venho aqui esclarecer esse ponto. Alguém que possui este peixe vê esse tipo de comportamento? Pergunto pois a informação que pesquisei nao é totalmente consensual...

Deixo uma segunda pergunta, um amigo ofereceu-me este góbio. Gosto muito do bicho, agradeci muito a oferta, mas infelizmente não conheço o peixe que me foi dado e apesar de estar algo descansado porque o vejo a comer e a percorrer o aquário, desejo dar-lhe todas as condições necessárias. Deixo aqui 2 fotos, se alguém puder ajudar, agradeço:

dsc04308fi.jpg

dsc04309n.jpg

Cumps

Publicado: (editado)

Gobio:

Parece ser um Mugilogobius Rexi femea.

Os machos sao mais amarelados com bordo preto nas barbatanas.

Se forem estes sao carnivoros e adoram congelados: artemia, larvas de todas-as-cores, tubifex, etc.

Peixes pequenos e lentos vao aparecer com as barbatanas caudais comidas.

Penso que ha uma loja na Amadora junto ao Continente que ainda tem um trio: sao bem interessantes.

Temp para 26 graus. De resto bem aclimatados toleram tudo menos mta poluicao.

Ja agora, acabam com a praga de carocois pequenos em dois ou tres dias.

Editado por Gabriel Branco
Publicado:

Boas

Obrigado pela rápida resposta, assim tenho uma base de pesquisa.

26º é a temperatura que mantenho, dar congelados não é grande problema.

Pelo que vi no google, este meu ainda será juvenil, certo?

Mas se for esse góbio, tenho 2 problemas...

1º tenho Helenas. Não são pequenas, mas também não são propriamente grandes...

2º As Tylos são grandes mas nascem pequeninas.

3º tenho Corys Sterbai. Não é lento a nadar, mas passa todo o tempo parada.

Por enquanto ainda não o vi a meter-se com ninguém, talvez por ser + pequeno que todos os peixes. Só o vejo aos saltinhos pelo fundo do aquário, acho que nem nunca o vi nadar, propriamente dito.

Se eu o levar a essa loja na amadora, eles saberão dar-me uma ajuda na identificação?

Cumps

Publicado:

Podes visitar a loja.

E mais facil ver ao vivo se as femeas la sao iguais a este peixe ou nao.

Se for um juvenil tambem pode ser uma das muitas variedades de Rhinogobius.

Os Rexi se bem ambientados costumam nadar e ficam algum tempo em posicao de 45 graus com a cabeca para cima, parados no mesmo sitio. Se so anda no fundo e nunca nada ja nao sei.

Se os caracois sao grandes nao ha problema: mas numa das fotos parece que esse exemplar tem uma certa afinidade por eles...

Para mim a grande questao doa gobis e primeiro saber se sao carnivoros ou homnivoros, estes em geral alimentam-se do biofilme das algas. Valem bem a pena, apesar das dificuldades.

Publicado:

Boas

Como se chama a loja?

A foto dele juto do caracol foi uma coincidência :) Foi quando tirei a foto ele ia ali a passar.

As 3caracteristicas que já notei nele foram as de ser bastante activo, percorre todo o fndo do aquário e não tem medo de ninguém :)

Desculpa perguntar, mas sobre o microgóbio (Schismatogobius ampluvinculus) não cosegues ajudar-me? Ainda é só uma hipotese em estudo, porque eu na junção de peixes gosto de ter o minimo de rigor. Mas é realmente um peixe que gostava muito de ter... :)

Cumps e mais uma vez obrigado

Como se chama a loja?

Desculpa perguntar, mas sobre o microgóbio (Schismatogobius ampluvinculus) não cosegues ajudar-me? Ainda é só uma hipotese em estudo, porque eu na junção de peixes gosto de ter o minimo de rigor. Mas é realmente um peixe que gostava muito de ter... :)

A loja costuma anunciar novos peixes aqui no forum, procura aqui 'mugilogobius rexi', ou so rexi...

Nunca tive os pequenos Schismatogobius ampluvinculus, tudo o que sei e de pesquisa net.

Sao Japoneses, logo as temperaturas sao identicas as nossas, nao sao peixes tropicais, o que deve dar 10-20 graus, ao contrario do que se le por ai. Os da Formosa (Taiwan) podem ser de aguas mais quentes, mas na fishbase sao classificados de clima temperado (nem sequer sao sub-tropicais). Temp ar -08 a 30 graus, temp agua 10 a 15, toleram abaixo de 10 e podem ter problemas acima de 15graus!

Parecem crescer no maximo 2,7cm e sao carnivoros.

http://fishbase.sini...e=ampluvinculus

Para herbivoros asiaticos recomendo vivamente investigar tambem os gastromyzon, que ha (havia) na mesma loja, embora incorretamente identificados como pseudogastromyzon. Tambem sao de climas temperados a subtropicais.

Ph a volta de 7 esta bem.

SE os ampluvinculos forem de facto tao pacificos como apregoam, entao ate poderiam ser misturados os 2.

Publicado:

Boas

Eu descobri os Schismatogobius ampluvinculus no site de um patrocinador do fórum. Fui pesquisar e deparei-me com uma série de informação que não era bem o anunciado :) Dizem que se deve ter em grupos no minino de 5/6 e que são extremamente pacificos num comunitário. Até ai não li nada em contrário. Mas sobre os parametros da água e temperaturas, está um bocado fora daquilo que se lê inicialmente. Acho que teho mesmo de desistir da ideia destes bicharocos, até porque tenho receio da veia escavadora deles...

Sobre o meu da foto, uma pessoa que foi la vê-lo deu-me este nome para pesquisar: Rhinogobius wui, fêmea. Já estive a pesquisar e tanto o Mugilogobius Rexi como o Rhinogobius wui vai ser dificil de manter... As condições que tenho talvez me vá dar dissabores. São ambos carnivoros e tenho lamp eyes e red cherrys que são ambos pequenos e faceis de engolir. Os lamp eyes talvez sejam demasiado rápidos, mas os red cherry devem começar a escassear. Com muita pena minha, terei que lhe arranjar nova casa :( Tenho receio de não estar a dar as condições certas ao bicho, ou de ficar sem red cherrys. E não posso agora modificar e meter mal uma centenas de animais, para modificar tudo por causa de um...

Gostei imenso do gastromyzon, mas de novo há o problema de ter que duplicar as condições de água com corrente.

Agradeço a ajuda, ajudou-me bastante a perceber + sobre os góbios, principalmente para perceber que não os posso ter... Fiz este tópico porque é diferente ler os livros e ter a informação de quem a sabe por experiência própria. Fiquei muito na duvida do que fazer aquele que tenho pois terei que o tirar do comunitário e tudo o que tenho de opção é um aquário de planorbis e uma tartarugueira com um habitante que lhe vai fazer a folha. Já há umas semanas tive de recusar uma oferta de um Agamyxi :) Esse então ia ser bonito... Talvez o tente trocar com alguém que tenha algum peixinho engraçado que seja compativel com o meu aquário.

Estou a montar um salgado, pelo menos nesse sei que um dia poderei ter Góbis :)

Cumps e mais uma vez obrigado

Pois os gobios sao para aquas dedicados, nao para comunitarios gerais: opiniao pessoal.

Os gastromyzon sao herbivoros excelentes e na minha experiencia nao necessitam de nenhuma torrente. Um filtro de cascata com debito medio chega. Nao se pode e subir muito a temp. mas aguentam bem os 22-23 graus e ha muitos peixes tropicais que vivem na Natureza com essas temperaturas. A principal razao da temp. e que o O2 dissolvido baixa muito a partir das temp. tropicais (24-25) e esses peixes nao teem hemoglobina preparada para essas concentracoes baixas.

Agora um peixe de clima temperado, como o nosso, nao deve ser mantido em aquas tropicais.

Para os vendedores vai tudo a 25 graus, porque sabem que a esmagadora maioria dos clientes teem os aquas entre 24 a 26 e nao vale a pena espantar os clientes...

Mas numa nota positiva, e bom ver cada vez mais lojas a apostar em peixes menos comuns, muitos dos quais enquadraveis em pequeno aqua ou mesmo um nano de especie. So por isso hoje a aquariofilia e muito mais interessante do que ha 20+ anos.

PS: quando falamos de rexi ja estamos a falar de 26 graus!