PFMA Publicado Abril 26, 2012 Publicado Abril 26, 2012 Boas tardes ou talvez não Há duas semanas fiz um TPA ( ONDE ME DESCUIDEI) acho que tirei agua a mais, cerca de 30% +-, quando vi já estava. Coloquei agua nova, a temperatura desceu claro, mas depressa recuperou para 29º. Ontem á noite deparei-me com esta vista desagradavel e assustadora. Bem isto é ictio, pensei eu. Retirei a femea para ver e tratar com o EXIT, mas para meu espanto vi que afinal não era mancha mas sim um buraco enorme,mas mesmo assim passei com cuidado o EXIT, não sei como ela está tão activa a comer e a andar em todo o aqua perfeitamente normal. Hoje de manhã fui ver e apareceu uma outra com vestigios de manchas. Fico na duvida do que será. Tenho andado a ver mas não é é parecido com as doenças que vi e ao mesmo tempo parecem todas. ICTIO OODINOSE Buraco na Cabeça (Hole-in-Head) ( MAS NÃO TEM BURACO NA CABEÇA SÓ NO CORPO) Chondrococcus (Limo dos peixes) Tricodiníase Furunculose Como podem ver nas fotos. Por agora não tenho visto as femeas a coçarem-se onde quer que seja. Agradecia ajuda o mais rápido possivel, se tenho que isolar ou fazer tratamento dentro do aqua, onde tenho plantas tambem. 1º femea 2º femea
SusanaPaço Publicado: Abril 26, 2012 Publicado: Abril 26, 2012 Setup do Aqua e parâmetros da agua por favor
PFMA Publicado: Abril 26, 2012 Autor Publicado: Abril 26, 2012 Boa noite setup do aquario Data de montagem: Fevereiro 2012-04 Aquário: Aquatlantis Dimensões: 80x30x40 Volume: +- 90 útil Iluminação: 1 x flora Sun FT17T8 /24” não sei os w Aquecimento/Refrigeração: resitência 75w Filtro: biobox 2 Peixes: - 8 gupy - 3 moly - 1 tubarão bala - 1 limpa vidros - 3 corys - 6 escalares (novas ainda, apenas para ficar com duas) Plantas: 2 anúbias Pineirinho Hygrophila polysperma Feto de java Rotala HZ Mattogrossense Valisnerias Hydrila verticillata Musgo de java Tenho mais uma de cor avermelhada mas não sei o nome Manutenção: - limpeza filtro 1 vez/mes - troca 10% a 15% de agua Parâmetros: pH: 7.0 sempre estável Decorações: -troco oliveira Pedras vulcânicas Pedras de rio Areão com substrato
alfapa Publicado: Abril 27, 2012 Publicado: Abril 27, 2012 Das fotos parece necrose. Ocorre quando os factores ambientais não estão favoráveis. Compra ums testes de Nitritos, Nitratos e Amónia, pois alguns deles devem andar fora do normal. Faz TPAs e usa anti-cloro (por ex. AquaSafe). Para os peixes afectados podes fazer banhos de sal (3 a 5g/L) [não fazer aos coridoras e outros limpa-fundos...] noutro recipiente durante 24 a 48 horas. Quanto à limpeza do filtro, 1 vêz pode mês, pode ser essa a causa. O aqua ainda é muito novo ainda não está maduro, ou seja o ciclo (do azoto) é afectado pela limpeza do filtro. Ou então andas a limpar o filtro bem demais e matas as [poucas] bactérias que nele residem. PauloA
Daniel Alves Publicado: Abril 28, 2012 Publicado: Abril 28, 2012 (editado) Olá, amigo, isso está mais para algum tipo de infecção bacteriana, creio eu. Como o alfapa citou, pode ser provavelmente desencadeada pela manutenção, que a meu ver está com um intervalo de tempo muito grande. Abraço e boa sorte. Editado Abril 28, 2012 por Daniel Alves
PFMA Publicado: Abril 28, 2012 Autor Publicado: Abril 28, 2012 Boas tardes Desde de já um obrigado, pelas dicas. Ainda não sei o que poderá te sido.Neste momento apenas estou atento para ver se ñ surge mais nada. Estou no 3º dia de tratamento ESHA 2000(será colocada a 3º dose do medicamento hoje ao fim da tarde) E a femea tem as feridas mais secas e mais pequenas, já não estão tão rosa como mostra nas fotos. Mas no folheto do medicamento diz se a zona afectada for muito grave, para continuar a medicação (mais 1 ou 2 dias). E o comportamento dela perfeitamente normal, nada bem come bem...
MariU Publicado: Abril 28, 2012 Publicado: Abril 28, 2012 se nada e come nem é um comeco, nao continues o tratamento para alem do que te dizem se ela estiver melhoras, e nao te esquecas de fazer o tpa no fim de tudo, de pelo menus 70%
SusanaPaço Publicado: Abril 29, 2012 Publicado: Abril 29, 2012 calma, as tpa's nao devem ultrapassar os 50% a meu ver o que tens será uma hemorragia septicémica, comum em guppies. mantém o tratamento com o esha2000 e se puderes reforça com um concentrado de vitaminas a comida deles (desculpa o atraso, adoeci )
PFMA Publicado: Abril 29, 2012 Autor Publicado: Abril 29, 2012 Noticias não muito boas Infelizmente já não a vejo, tenho procurado, mas não a consigo ver. Hoje é o 4º dia de tratamento, e depois paro. No folheto dizia 3 dias mas se fosse peixes muito doentes podia continuar com a dose do 2º e 3º dias (1º dia 25 gotas /100lts, 2º e 3º dia 12 gotas) Devo fazer algum tpa ou esperar até ao proximo fim de semana, para ver se não há mais baixas, entretanto dava o tal concentrado de vitaminas, qual. Sugestões aceitam-se
SusanaPaço Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 Procura junto à raiz das plantas e no filtro. Se morreu pode causar um aumento de amónia. Espera 1 dia antes de fazeres a tpa
alfapa Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 Susana, hemorragia septicemica? Se não sabes não atires para o ar. PauloA
SusanaPaço Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 por acaso sei alfapa. e não foi o primeiro guppy que me apareceu com esta evolução de sintomas. os guppys têm uma valente chatice que é de contraírem mais do que um tipo de infecção em feridas destas originando este conjunto de sintomas. a maior parte destas oportunistas o guppy é capaz de lidar com elas se for ajudado reforçando a força do sistema imunitário. Desculpa se usei um termo menos usado mas é aquele pelo qual é cientificamente conhecido
PFMA Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 Boas Encontrei-a logo no dia a segui de manhãzinha (nem dormi) Já começei a dar artemia congelada. Por agora vai ser: Flocos 1cubo 100g por semana (será pouco?) Tenho num balde algumas plantas que ñ coloquei no aquario, mas fiquei com elas.Mudei alguma agua este fim de semana e agora apareceu a larva do mosquito, isso tambem é bom para a alimentação deles certo?
manuel2009had Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 Uma septicemia pode provocar hemorragias ou não, agora o termo "hemorragia septicemia" não conhecia nem nunca ouvi falar mas se calhar até existe. Esse termo onde foste desencantar ? A um livro ? Um abraço e boa sorte com o peixe.
PFMA Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 Fica aqui a foto da guppy falecida Não sei como se aguentou, até se vê a espinha,
SusanaPaço Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 Livro de ictiologia Manuel, comum em ovoviparos os guppys sofrem um corte e a má qualidade da agua (ou outros factores como outros peixes doentes) pode provocar-lhes o aparecimento de oportunistas que por sua vez alastram no corpo. A melhor maneira de prevenir isto é assegurar um sistema imunitário forte aos guppys com vitaminas e uma alimentação variada. Nao há mais afectados para além da pobre coitada que morreu?
PFMA Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 Por agora não, tenho já a cara espalmada de estar sempre encostado ao aquario lol Estão todos na boa. Movimentam-se em todo o aquario,
PFMA Publicado: Maio 1, 2012 Autor Publicado: Maio 1, 2012 Estou é com as anubias amareladas. Tinha dado na semana passada JBL Ferropol fertilizante liquido, mas depois com a visita deste virus, deixei de dar, só tinha dado uma vez, foi aquela. Mas vou agardar até ao fim de semana para ver se estão todos bem e depois é outra guerra.
PFMA Publicado: Maio 4, 2012 Autor Publicado: Maio 4, 2012 Boas Estão todos bem sem problemas Este fim de semana devo de fazer um tpa DE 10% .
Recommended Posts