Recommended Posts

Publicado

Boas tardes ou talvez não :(

Há duas semanas fiz um TPA ( ONDE ME DESCUIDEI) acho que tirei agua a mais, cerca de 30% +-, quando vi já estava.

Coloquei agua nova, a temperatura desceu claro, mas depressa recuperou para 29º.

Ontem á noite deparei-me com esta vista desagradavel e assustadora.

Bem isto é ictio, pensei eu.

Retirei a femea para ver e tratar com o EXIT, mas para meu espanto vi que afinal não era mancha mas sim um buraco enorme,mas mesmo assim passei com cuidado o EXIT, não sei como ela está tão activa a comer e a andar em todo o aqua perfeitamente normal.

Hoje de manhã fui ver e apareceu uma outra com vestigios de manchas.

Fico na duvida do que será.

Tenho andado a ver mas não é é parecido com as doenças que vi e ao mesmo tempo parecem todas.

ICTIO

OODINOSE

Buraco na Cabeça (Hole-in-Head) ( MAS NÃO TEM BURACO NA CABEÇA SÓ NO CORPO)

Chondrococcus (Limo dos peixes)

Tricodiníase

Furunculose

Como podem ver nas fotos.

Por agora não tenho visto as femeas a coçarem-se onde quer que seja.

Agradecia ajuda o mais rápido possivel, se tenho que isolar ou fazer tratamento dentro do aqua, onde tenho plantas tambem.

1º femea

img2650nr.th.jpg

img2652rq.th.jpg

img2657d.th.jpg

img2659m.th.jpg

2º femea

img2677i.th.jpg

img2680qu.th.jpg

Publicado:

Boa noite

setup do aquario

Data de montagem: Fevereiro 2012-04

Aquário: Aquatlantis

Dimensões: 80x30x40

Volume: +- 90 útil

Iluminação: 1 x flora Sun FT17T8 /24” não sei os w

Aquecimento/Refrigeração: resitência 75w

Filtro: biobox 2

Peixes:

- 8 gupy

- 3 moly

- 1 tubarão bala

- 1 limpa vidros

- 3 corys

- 6 escalares (novas ainda, apenas para ficar com duas)

Plantas:

2 anúbias

Pineirinho

Hygrophila polysperma

Feto de java

Rotala

HZ

Mattogrossense

Valisnerias

Hydrila verticillata

Musgo de java

Tenho mais uma de cor avermelhada mas não sei o nome

Manutenção:

- limpeza filtro 1 vez/mes

- troca 10% a 15% de agua

Parâmetros:

pH: 7.0 sempre estável

Decorações:

-troco oliveira

Pedras vulcânicas

Pedras de rio

Areão com substrato

img25861.th.jpg

Publicado:

Das fotos parece necrose.

Ocorre quando os factores ambientais não estão favoráveis.

Compra ums testes de Nitritos, Nitratos e Amónia, pois alguns deles devem andar fora do normal.

Faz TPAs e usa anti-cloro (por ex. AquaSafe).

Para os peixes afectados podes fazer banhos de sal (3 a 5g/L) [não fazer aos coridoras e outros limpa-fundos...] noutro recipiente durante 24 a 48 horas.

Quanto à limpeza do filtro, 1 vêz pode mês, pode ser essa a causa.

O aqua ainda é muito novo ainda não está maduro, ou seja o ciclo (do azoto) é afectado pela limpeza do filtro. Ou então andas a limpar o filtro bem demais e matas as [poucas] bactérias que nele residem.

PauloA :character0050:

Publicado: (editado)

Olá, amigo, isso está mais para algum tipo de infecção bacteriana, creio eu.

Como o alfapa citou, pode ser provavelmente desencadeada pela manutenção, que a meu ver está com um intervalo de tempo muito grande.

Abraço e boa sorte.

Editado por Daniel Alves
Publicado:

Boas tardes

Desde de já um obrigado, pelas dicas.

Ainda não sei o que poderá te sido.Neste momento apenas estou atento para ver se ñ surge mais nada.

Estou no 3º dia de tratamento ESHA 2000(será colocada a 3º dose do medicamento hoje ao fim da tarde)

E a femea tem as feridas mais secas e mais pequenas, já não estão tão rosa como mostra nas fotos.

Mas no folheto do medicamento diz se a zona afectada for muito grave, para continuar a medicação (mais 1 ou 2 dias).

E o comportamento dela perfeitamente normal, nada bem come bem...

Publicado:

se nada e come nem é um comeco, nao continues o tratamento para alem do que te dizem se ela estiver melhoras, e nao te esquecas de fazer o tpa no fim de tudo, de pelo menus 70%

Publicado:

calma, as tpa's nao devem ultrapassar os 50%

a meu ver o que tens será uma hemorragia septicémica, comum em guppies. mantém o tratamento com o esha2000 e se puderes reforça com um concentrado de vitaminas a comida deles :)

(desculpa o atraso, adoeci :) )

Publicado:

Noticias não muito boas :(

Infelizmente já não a vejo, tenho procurado, mas não a consigo ver.

Hoje é o 4º dia de tratamento, e depois paro.

No folheto dizia 3 dias mas se fosse peixes muito doentes podia continuar com a dose do 2º e 3º dias (1º dia 25 gotas /100lts, 2º e 3º dia 12 gotas)

Devo fazer algum tpa ou esperar até ao proximo fim de semana, para ver se não há mais baixas, entretanto dava o tal concentrado de vitaminas, qual.

Sugestões aceitam-se

Publicado:

Procura junto à raiz das plantas e no filtro. Se morreu pode causar um aumento de amónia. Espera 1 dia antes de fazeres a tpa

Publicado:

Susana, hemorragia septicemica?

Se não sabes não atires para o ar.

PauloA :character0050:

Publicado:

por acaso sei alfapa. e não foi o primeiro guppy que me apareceu com esta evolução de sintomas. :) os guppys têm uma valente chatice que é de contraírem mais do que um tipo de infecção em feridas destas originando este conjunto de sintomas. a maior parte destas oportunistas o guppy é capaz de lidar com elas se for ajudado reforçando a força do sistema imunitário. Desculpa se usei um termo menos usado mas é aquele pelo qual é cientificamente conhecido :)

Publicado:

Boas

Encontrei-a logo no dia a segui de manhãzinha (nem dormi)

Já começei a dar artemia congelada.

Por agora vai ser:

Flocos

1cubo 100g por semana (será pouco?)

Tenho num balde algumas plantas que ñ coloquei no aquario, mas fiquei com elas.Mudei alguma agua este fim de semana e agora apareceu a larva do mosquito, isso tambem é bom para a alimentação deles certo?

Publicado:

Uma septicemia pode provocar hemorragias ou não, agora o termo "hemorragia septicemia" não conhecia nem nunca ouvi falar mas se calhar até existe.

Esse termo onde foste desencantar ? A um livro ?

Um abraço e boa sorte com o peixe.

Publicado:

Fica aqui a foto da guppy falecida :(

img4838c.th.jpg

Não sei como se aguentou, até se vê a espinha,

Publicado:

Livro de ictiologia Manuel, comum em ovoviparos :) os guppys sofrem um corte e a má qualidade da agua (ou outros factores como outros peixes doentes) pode provocar-lhes o aparecimento de oportunistas que por sua vez alastram no corpo. A melhor maneira de prevenir isto é assegurar um sistema imunitário forte aos guppys com vitaminas e uma alimentação variada.

Nao há mais afectados para além da pobre coitada que morreu?

Publicado:

Por agora não, tenho já a cara espalmada de estar sempre encostado ao aquario lol :)

Estão todos na boa.

Movimentam-se em todo o aquario,

Publicado:

Estou é com as anubias amareladas.

Tinha dado na semana passada JBL Ferropol fertilizante liquido, mas depois com a visita deste virus, deixei de dar, só tinha dado uma vez, foi aquela.

Mas vou agardar até ao fim de semana para ver se estão todos bem e depois é outra guerra.

Publicado:

Boas

Estão todos bem sem problemas :)

Este fim de semana devo de fazer um tpa DE 10% .