Recommended Posts

Publicado

Antes de mais bom dia, neste momento estou com um pequeno aumento ao nível de algas no meu aquário, green spots e filamentosas, estou a pensar colocar umas neritinas zebra para tentar combater as algas, de qualquer forma o meu aquário é destapado, será que corro o risco de apanhar alguma a caminho da cozinha? Será que este invertebrado é o ideal para combater estas algas?

Publicado:

Não há problema, e sim, as neritinas são otimas para o combate às algas.

Publicado:

Antes de mais bom dia, neste momento estou com um pequeno aumento ao nível de algas no meu aquário, green spots e filamentosas, estou a pensar colocar umas neritinas zebra para tentar combater as algas, de qualquer forma o meu aquário é destapado, será que corro o risco de apanhar alguma a caminho da cozinha? Será que este invertebrado é o ideal para combater estas algas?

Boas...

Ao contrário do que dizem alguns tópicos, que elas vão "passear" se o aquário estiver destapado é mito...

Eu tenho 2 já á muito tempo e nunca sairam. No máximo vão até á tona de água mas nem chegam a sair totalmente, voltando de seguida para baixo!!!

E sim, dão uma valente limpeza aos vidros/pedras/troncos eliminando-te as green spots...

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

Calha 2x24W em Acrílico

Publicado:

Muito obrigado a todos pela ajuda, já agora, num aquário com 80x30x45 com perto de 75 Litros reais quantas devo colocar?

Publicado:

É mito? só se for para ti.

Tenho e já tive várias em vários aquarios, e tive alguns casos de passeios. Conheço mais pessoas que tambem acontece o mesmo.

Cada um tem as suas experiências e deve relatar e dar conhecimento daquilo que sabe.

Se há quem diga que dão passeios é porque têm experiências diferentes das vossas e não são mitos.

Rui Leca,

Acho que deves experimentar, mas vais tendo atenção se as tuas são ou não de passear.

Elas limpam bem, as filamentosas é que nunca dei que lhes tocassem.

Publicado:

Nunca me aconteceu elas saírem da água e já as tive em aquários sem tampa, são efectivamente óptimas no combate as algas mas, infelizmente têm um enorme senão: Deixam o aquário cheio de ovos brancos, diria a às centenas. São ovos que não eclodem (porque precisam de água salobra) e que são muito dificeis de raspar das superfícies e até agora não encontrei nenhum invertebrado que os comesse.

Publicado:

Muito obrigado a todos pela ajuda, já agora, num aquário com 80x30x45 com perto de 75 Litros reais quantas devo colocar?

Tenho 6 num aquario de 120Litros. Excelentes para as GS, nao te tocam nas filamentosas.

A mim nunca me sairam. Só não gostava do facto de me encherem o aqua de ovos impossiveis de remover, mas ultimamente nem isso têm feito.

Para 75Litros, umas 3 ou 4, ficas bem.

Publicado:

Mais uma vez obrigado pelas respostas, adquiri 3, duas para o aquário comunitário e uma para um nano(+-16 Lt/Reais) que tenho de camarões, estou a pensar em colocar mais uma ou duas no comunitário (+-75 Lt/Reais), será que posso acrescentar outro/s invertebrado/s para ajudar nesta luta?

As neritinas que comprei foram abalone, se colocar zebra elas podem cruzar? Eu sei que não dá em nada mas queria evitar ao máximo o aparecimento desses ovos difíceis de remover.

Publicado:

As neritinas não se reproduzem nos aquários, quanto a cruzamentos não há problemas.

Publicado: (editado)

Mais uma vez obrigado pelas respostas, adquiri 3, duas para o aquário comunitário e uma para um nano(+-16 Lt/Reais) que tenho de camarões, estou a pensar em colocar mais uma ou duas no comunitário (+-75 Lt/Reais), será que posso acrescentar outro/s invertebrado/s para ajudar nesta luta?

As neritinas que comprei foram abalone, se colocar zebra elas podem cruzar? Eu sei que não dá em nada mas queria evitar ao máximo o aparecimento desses ovos difíceis de remover.

Tive filamentosas durante uns 6 meses.

Estava a ficar desesperado.

Desapareceram em menos de um mês, quando subi os níveis de CO2 do aquario e juntei 8 camarões amano.

Se não tens problemas com os níves de CO2, recomendo-te vivamente juntares 4 ou 5 camarões amano. Esses camarões são incriveis, têm um metabolismo fantastico, são uma maquina devoradora.

Hoje em dia, já sem algas no aquario, alimentam-se da comida que dou para os peixes de fundo. Quando dou pastilhas de fundo, agarram uma pastilha do tamanho do corpo deles, dão ás patas com a maior força que têm, e escondem-se a desbastar a pastilha escondidos. São uns monstros!

Para filamentosas, só os SAE rivalizam, mas ainda assim, acho que mais vale os Amano.

Editado por tat