AiresJusto Publicado Abril 26, 2012 Publicado Abril 26, 2012 Viva... Já andava as voltas com esta matéria e lá consegui descobrir como obter o parâmetros da água da rede que metemos nos nossos aquários. Está tudo na internet e basta ir ao site das Águas de Portugal (Nalguns casos) e fazer o download de um ficheiro em pdf com os resultados do controlo de qualidade da água fornecida a cada município. Links Águas do Norte Alentejano EPAL - Lisboa referente a Janeiro de 2012 Em relação as outras zonas podem pesquisar na página das Águas de Portugal e na List Box, onde diz "Empresas Participadas" escolham a empresa que faz o abastecimento da vossa zona. Se não conseguirem encontrar tentem enviar email ou então peçam na vossa câmara municipal. Caso não saibam as entidades fornecedoras são obrigadas a publicitar os Resultados das análises á agua como podem ver no Artigo 17º do Decreto-Lei nº 306/2007: Artigo 17.º Divulgação dos dados da qualidade da água 1 — As entidades gestoras em baixa devem publicitar, trimestralmente, por meio de editais afixados nos lugares próprios ou na imprensa regional, no prazo máximo de dois meses após o trimestre a que dizem respeito, os resultados analíticos obtidos na implementação do PCQA, sem prejuízo da divulgação adicional por outros formatos, designadamente, no seus sítios na Internet, por correio ou nos boletins municipais. Por "entidades gestoras em baixa" define-se, segundo o 2º Artigo alinea L), do mesmo Decreto-Lei por: l) «Entidade gestora de sistema de abastecimento público em baixa» a entidade responsável por um sistema destinado, no todo ou em parte, ao armazenamento, à elevação e à distribuição de água para consumo público aos sistemas prediais, aos quais liga através de ramais de ligação; Para quem quiser saber mais pode consultar o Decreto-Lei em questão: http://dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16400/0574705765.PDF Espero ter sido útil... Boa aquariofilia! AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
TonyCh Publicado: Maio 1, 2012 Publicado: Maio 1, 2012 As águas do Algarve tem essas informações sobre os concelhos do algarve. Descobri que a minha água é tão boa que nem precisava de acrescentar micros (0.2 ferro e 5.3 magnésio). Enfim... vou continuar a dosear na mesma Abraços Tony _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
AiresJusto Publicado: Maio 2, 2012 Autor Publicado: Maio 2, 2012 E eu não sabia bem o que se passava, media o kH e o gH e aquilo ne fazia a transição cromatica. Desconfiei que deveria ter pouco Ca e Mg e com essas análise descobri que de Ca tenho menos de 1 mg/l e de Mg tenho menos 3 mg/l. AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
TonyCh Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 (editado) Hum... Mg a 3 não é muito mau mas Ca a menos de 1mg/l... tens água do luso da torneira... engarrafa e vende Abraços Tony Ps - A da minha zona tem 21mg/l de cálcio!!! Editado Maio 2, 2012 por TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Ricardo Pedro Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 (editado) boas Após ter investigado, na minha zona a agua tem os seguintes parâmetros: ferro - maximo <50 µg/l Fe calcio - máximo 55 mg/l Ca magnesio - máximo 9,3 mg/l Mg Antes de a colocar no aquário, deixo 1 semana dentro dum bidom com turfa e folhas de catappa para baixar o GH e o PH. Editado Maio 2, 2012 por Ricardo Pedro Ricardo Pedro malawi 250 Lts
TonyCh Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 (editado) isso é que é água dura. Os valores do Fe não devem estar corretos senão a água seria magnética e enferrujava lol... não será 50 micros (ie 0.05ppm) ? Abraços Tony Editado Maio 2, 2012 por TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Ricardo Pedro Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 yah eu sei que é dura por isso tambem a turfa e as folhas de catappa. Em relação a medida, antes do g/l tem "u" com um traço do lado esq....(n percebo nada disso) Ricardo Pedro malawi 250 Lts
TonyCh Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 (editado) pois... estamos a falar de microgramas (milésimo de miligrama) 1 µg = 0.001mg Abraços Tony Ps: o símbolo lê-se "miu". Fazes no computador carregando na tecla ALT + 0181 = µ Editado Maio 2, 2012 por TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Ricardo Pedro Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 que fertilização achas que necessito de fazer ? Ricardo Pedro malawi 250 Lts
TonyCh Publicado: Maio 2, 2012 Publicado: Maio 2, 2012 Depende do método (EI, PMDD,etc) . Um pouco de ferro não me parece mal (para manter os valores entre 0.1 e 0.5) de resto magnésio e cálcio tens à fartura... só o costume, nitratos, potássio e fosfatos (NPK). Quantidades depende sempre do tamanho do aquário e o tipo de flora. Abraços _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
AiresJusto Publicado: Maio 3, 2012 Autor Publicado: Maio 3, 2012 Hum... Mg a 3 não é muito mau mas Ca a menos de 1mg/l... tens água do luso da torneira... engarrafa e vende Abraços Tony Ps - A da minha zona tem 21mg/l de cálcio!!! Só te sei dizer que tenho a água do AquaGranum com pH a 6 e já medi a 5,5. No NanoLab tenho estavel a 6,5. Estou a pensar engarrafar a água ainda não pensei no nome, mas esta quase... AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
TonyCh Publicado: Maio 3, 2012 Publicado: Maio 3, 2012 Água D'avis parece bem O PH baixo é mesmo devido ao GH/KH. O único problema que vejo é que tens pouca mineralização o que poderá fazer variar muito o PH com pequenos eventos o que não é desejável. Abraços Tony _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
AiresJusto Publicado: Maio 4, 2012 Autor Publicado: Maio 4, 2012 Água D'avis parece bem O PH baixo é mesmo devido ao GH/KH. O único problema que vejo é que tens pouca mineralização o que poderá fazer variar muito o PH com pequenos eventos o que não é desejável. Abraços Tambem, mas acho que o Aquasoil tambem beneficia já que deve ser rico em acido húmicos... mais CO2 faz-se a festa... Tony AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Recommended Posts