AiresJusto Publicado Abril 24, 2012 Publicado Abril 24, 2012 Viva... Fiz medições a água da rede e parece-me muito mole. Não poderei vir a ter problemas com Magnésio e ou Cálcio? Estou a espera de receber as analises da cãmara para saber os valores reais. Já agora quais os valores óptimos para o Magnésio, Calcio , bicarbonatos e carbonatos? Os testes que fiz deram: pH: 7 NO3: 0 NH3/NH4+: 0 PO4: 0 kH: 1, 2, 3 !? Não faço ideia, na primeira fica logo com tonalidade laranja, e era para passara de azul para laranja. gH: 1, 2, 3 !? Aqui acontece o mesmo, era para passar de vermelho para verde e na primeira gota fica logo com tom verde. AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
gmmartins Publicado: Abril 24, 2012 Publicado: Abril 24, 2012 Um kH de 3 é mais que suficiente mas ainda estou para ver problemas com kH inferiores... o gH é como sabes Ca + Mg. O problema é que ele não diz quanto de cada. Podes ter um gH 4 e só ter Ca, ou só ter Mg, ou ter Ca e Mg em iguais partes, etc.... Regra geral a água da rede tem Ca quanto baste, mas é mais comum ter falta de Mg. Podes compensar com um pouco de MgSO4 1 vez por semana. Pesquisa sobre "GH booster" Água mole é boa praticamente todas as plantas... aliás... há algumas que só crescem com águas moles embora estas não sejam muito comuns nos nossos aquas. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
AiresJusto Publicado: Abril 25, 2012 Autor Publicado: Abril 25, 2012 o gH é como sabes Ca + Mg. O problema é que ele não diz quanto de cada. Podes ter um gH 4 e só ter Ca, ou só ter Mg, ou ter Ca e Mg em iguais partes, etc.... Regra geral a água da rede tem Ca quanto baste, mas é mais comum ter falta de Mg. Podes compensar com um pouco de MgSO4 1 vez por semana. Pesquisa sobre "GH booster" Pois por isso é que estou a espera que a minha namorada me traga os resultados que a câmara faz a agua, já que ela trabalha lá... e já lhe disseram que davam. A água aqui na aldeia onde moro actualmente é muito mole, mas já em Avis onde trabalho e já vivi é muito dura. Até já pensei em encher todas as semanas lá um garrafão de 5L para meter no aquário. Mas convinha também saber os valores dessa água porque como dizes podem ter muito Ca e pouco Mg. O fertilizante de micros que aqui tenho contem Mg, pode é não ser suficiente, vou ver como é que as plantas reagem... Obrigado pela tua resposta! Um Abraço! Aires Justo AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
AiresJusto Publicado: Abril 26, 2012 Autor Publicado: Abril 26, 2012 Bem então agora segundo sei através dos Resultados do Controlo de Água das Águas do Norte Alentejano tenho de Magnésio no máximo menos de 0,1 mg/l, e o fertilizante de micros que tenho a composição de Magnésio é 0,4%. Em relação ao Cálcio é no máximo menos de 0,3 mg/l. Agora eu não sei é que quantidades serão necessárias para as plantas, mas como tenho substrato fértil pode ser que não haja crise. AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
gmmartins Publicado: Abril 27, 2012 Publicado: Abril 27, 2012 As plantas não precisam assim tanto de Mg ou Ca. Deixa a coisa andar e se notares alguma carência então preocupas com isso No entanto, se quiseres, podes por semanalmente: MgSO4 CaCl (por exemplo) Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
AiresJusto Publicado: Abril 28, 2012 Autor Publicado: Abril 28, 2012 Obrigado gmmartins! Já mandei vir esse material da vitrilab..., não é barato, mas espero ter alguma qualidade associada. Vamos ver: 100 gr CaCl2 - 4,80€ 100 gr MgSo4 - 5.66€ 100 gr KNo3 - 4.43€ 100 gr KH2Po4 - 6.51€ Este material dá +/- para um ano, até porque o meu aquario, líquidos, deve de ter pouco mais de 70 litros de água. Por 21,40€ faz-se a festa fora os porte de envio... Agora achei curioso foi uma coisa pela minhas contas, se não estou errado... Misturando 30 gr de KNO3 em 250ml de água destilada, cada ml da solução adiciona num áquario de 20 galões (78,6 L) arrendondando,... 1 ppm de NO3. Entretanto adiciona 0,22 de N (Nitrogênio) que acho que é o que as plantas usam. Ora comparando com o Seachem Flourish Nitrogen que nas mesmas condições adiciona 0.2 mg/L que é sensivelmente o mesmo que 0.2 ppm. Ora vendo bem este último custa +/- 9€ comparando com 100 gr de KNO3 que me custou 4.43€ e dá para mais de 3 vezes. Isto custa-me acreditar, pois trata-se de uma marca conceituada... ou será que me enganei aqui nalguma coisa? AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Luís Fortunato Publicado: Abril 28, 2012 Publicado: Abril 28, 2012 Agora achei curioso foi uma coisa pela minhas contas, se não estou errado... Misturando 30 gr de KNO3 em 250ml de água destilada, cada ml da solução adiciona num áquario de 20 galões (78,6 L) arrendondando,... 1 ppm de NO3. Entretanto adiciona 0,22 de N (Nitrogênio) que acho que é o que as plantas usam. Ora comparando com o Seachem Flourish Nitrogen que nas mesmas condições adiciona 0.2 mg/L que é sensivelmente o mesmo que 0.2 ppm. Ora vendo bem este último custa +/- 9€ comparando com 100 gr de KNO3 que me custou 4.43€ e dá para mais de 3 vezes. Isto custa-me acreditar, pois trata-se de uma marca conceituada... ou será que me enganei aqui nalguma coisa? Lol... outro que se converteu aos Macro DIY. Pode-te custar a acreditar... mas lamento informar que sim!! Os Macro DIY ficam mesmo, mas mesmo muito mais baratos que os já feitos da Seachem e outros que tais. Não te esqueças que tens de pagar a marca... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
AiresJusto Publicado: Abril 28, 2012 Autor Publicado: Abril 28, 2012 (editado) Pode-te custar a acreditar... mas lamento informar que sim!! Os Macro DIY ficam mesmo, mas mesmo muito mais baratos que os já feitos da Seachem e outros que tais. Não te esqueças que tens de pagar a marca... Eu estava a custar a acreditar, até porque me podia estar a escapar alguma coisa, já que ainda mal comecei a fazer "pó" e já ando a descobrir coisas destas... As marcas também tem de ganhar o € senão como é que eles compram o pão... e pensando bem, fazia falta alguém que vendesse uns químicos para estas andanças... Havia a Horizonte Aquático, neste momento temos a Vitrilab e talvez a VWR. MAs nesta última não percebo certas nomenclaturas e não sei se vendem ao público. Editado Abril 30, 2012 por AiresJusto AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Recommended Posts