Recommended Posts

Publicado

Boas!

Eu andei a fazer as contas para o meu aquário quanto ao valor anual gasto em energia e queria saber se está dentro da média ou se é anormal pois tenho visto aquas muito maiores que o meu a gastar o mesmo ou menos.

O meu aqua tem 54L, 30W iluminação, termoestato 150W, 4.5W do filtro. Tenho tarifa bi-horária e a iluminação está ligada 10h por dia.

O valor anual está à volta dos 68€ anuais. Isto considerando que o termoestato funciona 10h por dia.

Dêm as vossas opiniões Pf

Publicado: (editado)

Duvido que o termóstato funcione 10h dia senão está seriamente subestimado para a dimensão do aquário. Não fiz as contas pelo tempo, mas é muito menos do que isso.

Quanto à fatura da EDP, tenho uma conta de 600 para pagar este mês. Não é um aquário que me vai tirar o sono (as outras maquinas cá em casa é que vão lol).

Abraços.

Tony

PS - vi agora a litragem e a potencia do terrmostato. Se estiver ligado 2h por dia é muito.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Quando tinha tampa conservava muito melhor a temperatura mas troquei por uma iluminária e perde calor. Agora parece que sempre que olho pra lá está acesa. Daí ter assumido as 10h mas talvez tenhas razão pois eu próprio reconheço que faz sentido

Publicado:

Bem... também apareço quando me tenho de retrair.

Comprei na semana passada aquele medidor de gastos de electricidade à venda no Lidl e a primeira coisa que fiz foi ligá-lo ao termostato e medir os gastos durante 24h.

Em primeiro lugar, o meu termostato de 100W, na realidade anda entre os 108W e 113W. Em segundo lugar, o gasto é de 1KW/dia. Por outras palavras, neste momento (Temperaturas de Abril), o meu termostato anda mesmo ligado, em média, quase 10 horas por dia.

Visto que o meu termostato é controlado por um computador externo, tenho dúvidas se, em condições normais, o termostato funcionaria tanto pois o computador está programado para manter o aquário com uma tolerância de 1C. Isto quer dizer que deixa arrefecer a água até aos 26C e depois liga o termostato para fazer subir a água para 27C. Depois desliga e deixa descer outra vez para os 26C e assim por adiante. Não sei se em termos de eficiência energética, não seria mais aconselhável manter o termostato sempre ligado e deixar o sensor interno manter a temperatura mas preciso do computador para controlar as ventoinhas (para esfriar no verão). A clara vantagem do computador é que tenho a certeza absoluta que, entre os meses de Junho e Outubro, o termostato nunca é ligado (coisa que não é verdade quando temos o termostato directamente ligado à corrente pois já observei, mais do que uma vez, em pleno verão, o termostato dar uns "toques" de ligar e desligar, mesmo quando a temperatura estava claramente acima da temperatura definida.

Desta forma retraio o meu post anterior. A média é mesmo 10h por dia (pelo menos na primavera/outono).

Abraços

Tony

_________

Publicado:

Pois então sempre é verdade. mas também tenho uma correcção a fazer, o termoestato afinal é de 100W mas não penso que altere em grande medida o que disse antes. O teu aqua é de quantos litros? Se tiver uma litragem aproximada é possível que gaste o mesmo, se for acima é provavel que o meu gaste um pouco menos.

cumprimentos

Publicado:

Olá.

O aquário é de 60L. Ainda não fiz a experiência em fazer bypass ao computador mas tenho receio que os gastos sejam inferiores lol. O controlador da me muito jeito no verão

Abraços

Tony

_________

Publicado:

Boas,

Eu medi o consumo total no aqua meu no final de março e o consumo durante 24h foi de aproximadamente 0.7KW.

Tenho um aqua de 60l com um termostato de 75W, 20 W de iluminação ligados 6h por dia, um filtro de 4W e uma bomba de ar que salvo erro consomu cerca de 3W. A temperatura do aqua a +/-25ºC.

cumps

PS: o consumo do termostato depende em muito da casa e do ambiemte em redor do aquario... se for uma casa fria lógico que vai consumir mais.

Publicado:

Duvido que o termóstato funcione 10h dia senão está seriamente subestimado para a dimensão do aquário. Não fiz as contas pelo tempo, mas é muito menos do que isso.

Quanto à fatura da EDP, tenho uma conta de 600 para pagar este mês. Não é um aquário que me vai tirar o sono (as outras maquinas cá em casa é que vão lol).

Abraços.

Tony

PS - vi agora a litragem e a potencia do terrmostato. Se estiver ligado 2h por dia é muito.

porra....livra...Deus me ajude xD eu quando chego aos 60€ ja fico todo lixado... xD

Tony sai da serra e vai para a cidade :D (ainda bem que na tenho crianças :D)

bem agora ao assunto...

tudo depende da nossa localidade e da temperatura exterior...

tendo em conta que o filtro esteja sempre ligado temos sempre de acrescentar mais 10 a 20 w/h ao que vem marcado...(regra de venda :D)

o que pode varia são as luzes e o termostato que a meu ver será o que gastará mais eletricidade pois as lampadas hoje em dia são muito economizadoras e como não estão sempre a acender e apagar não será por ai...

para pouparem em termo de termostatos é mesmo comprarem algo de potencia superior, pois gastando mais w/h aquece mais rapido a agua e mantem-a quente mais rapidamente, poupando logo em eletricidade e a meu ver é ai que as diferenças se fazem notar em termos de aquas iguas

Publicado: (editado)

o computador que tenho também não deve ajudar à festa. Logo faço a experiência com o termostato diretamente ligado à tomada.

porra....livra...Deus me ajude xD eu quando chego aos 60€ ja fico todo lixado... xD

Tony sai da serra e vai para a cidade :D (ainda bem que na tenho crianças :D)

Pois... nem sei o que diga. Acho que tenho que mandar construir uma central nuclear só para mim. Quanto à Serra/Cidade, já estou a procura de comprar casa na cidade apesar de que os meus vários empregos me levarem a passear pelo Algarve todo quase todos os dias :)

Abraços

Tony

PS - Quando comprei essa casa, não tinha putos e não estava a pensar em tê-los... a vida dá muitas voltas :)

Editado por TonyCh

_________

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!