PCorreia1976 Publicado Abril 21, 2012 Publicado Abril 21, 2012 (editado) Saudações a todos, Antes de mais devo mencionar que á três anos ou quatro era um visitante e por vezes participante habitual deste fórum, um amante de ciclídeos sul americanos, que pouco ou nenhum interesse tinha nos grandes lagos. No entanto um amigo tinha um tanganyika e acho que me deixou ficar um bichinho de curiosidade e de gosto por este habitat. O tempo foi passando e o meu aquário, seja por falta de cuidado, de tempo e por vezes de dinheiro foi ficando um pouco abandonado até cair no descuido absoluto. Era hora de recomeçar e de fazer algo diferente, nada melhor do que um tanganyika . Como, na minha opinião, me fartei de ver aquários um pouco básicos, para não dizer feios nas minhas buscas internauticas decidi arriscar e provar que conseguia fazer melhor , mais bonito e mais saudável para os peixinhos (e não, não me refiro aos senhores deste forúm , mas sim a alguns aquários horripilantes que vi no youtube). A razão deste tópico que será acompanhado de fotografias é também de receber ajuda dos amantes deste biótipo para cumprir o nobre objetivo supracitado ;D. Ora vamos lá a dados concretos: Aquário: Perlea 120x45x50 (iluminação de 2xT5 + reflectores) Filtro: Eheim Profissional II Adicional: - Suporte para melhor circulação (evitar zonas mortas de corrente): Koralia nano x1 (900 L/h) - Fundo falso em fibra de vidro a imitar rocha - Termostato jagger 200W - Intallation set 1 da Eheim Adicional decoração: - Bastantes kilos de rocha a ser escolhida de forma a não destoar (ou destoar o menos possivel) com o fundo falso em fibra de vidro. - 1x tronco estilo raiz pequeno/médio , já maturado e "habituado", uma ideia a tentar no aquascaping que veremos se resulta. - Areia de coral sugar size (ainda tenho de confirmar se consigo em quantidade suficiente) ou então um substituto calcário muito fino. (a ver se obtenho naturalmente aquele GH ideal - Cerca de 30 conchas ou mais estilo buzio ou caracol (ainda estou á procura). EDIT: parece que talvez consiga neothauma originais Fauna e flora Programada (não será um biótipo puro): Peixes: <revisto> Plantas: - Vallisnerias (ainda nao decidi mas provavelmente e devido á altura do aquário será a spirallis) x 10 pés - 6 a 8 Anubias nanas "embutidas ou suspenas em decoração com os devidos cuidados para estarem bem seguras. - 3 Anubias Congensis - 1 Anubia "normal" (não me lembro do nome -.-). Tratamentos a realizar: - Apenas um , colocar alguns sais (nao me lembro da marca) Malawi/tanganyika. Instalação: Vou começar a meio desta semana que vem , lá para sexta-feira coloco as primeiras fotografias para ver o que me dizem e que conselhos me podem dar. Até ao meu proximo post um abraço, e desde já um obrigado por qualquer comentário, conselho e afins que me queiram providenciar acerca deste projecto. PCorreia1976. Editado Maio 6, 2012 por PCorreia1976
PCorreia1976 Publicado: Abril 23, 2012 Autor Publicado: Abril 23, 2012 Bem tenho andado a apanhar calhau por todo o lado e o fundo falso deve chegar quarta ou quinta feira. Areia sugar size coralina ja esta em casa. Plantas já estão encomendadas e devem chegar também esta semana. Espécies de peixes vão ser revistas. E o mais fantástico, tenho 90% de certeza de conseguir as tais conchas de neothauma tanganicus, as originais do lago tanganyika esta semana ou a semana que vem! A porcaria da minha máquina de filmar é muito boa com filmes mas muito rasca com fotografias por alguma estupida razão... a ver se o telemovel faz melhor -.-. Abraço a todos. E por favor os amantes de Tanganyikas deem aqui umas perolas da boa sabedoria e experiencia :D!
PCorreia1976 Publicado: Maio 4, 2012 Autor Publicado: Maio 4, 2012 (editado) Finalmente chegou o fundo falso! A montagem inicial e o layout basico foi disposto, amanha concluo o layout e encho o aquário, assim que clarear coloco as primeiras fotos . Sempre consegui as conchas de Neothauma, madei vir 20 mas acho que não chegam, por isso estou á espera de mais 30. Cumprimentos a todos. P.S.: Espero que quando tenha as fotografias colocadas o pessoal dos tangas que aqui anda me venha dar conselhos ! P.S. 2: A fauna foi alterada, para já os primeiros habitantes que devem chegar para a semana vão ser Lamprologus Ocellatus, 2 machos e 4 fêmeas para começar. Editado Maio 4, 2012 por PCorreia1976
PCorreia1976 Publicado: Maio 6, 2012 Autor Publicado: Maio 6, 2012 (editado) Bem , não sou grande realizador de filmes... http://www.youtube.com/watch?v=d99uJY2tbkU&feature=youtu.be O filme é de ontem, e ainda tinha muitas particulas em suspensão, hoje já está bem mais clarinho. Abraço. PS: Vão ser adicionadas mais 30 conchas de neothauma. PS2: Alguns padrões de água de hoje: - PH : entre 7,5 e 8 - dureza da água GH :aprox. 12 - Nitritos e nitratos: 0 - dureza de carbonatos KH: 6 a 10 Editado Maio 6, 2012 por PCorreia1976
PCorreia1976 Publicado: Maio 12, 2012 Autor Publicado: Maio 12, 2012 Chegaram os primeiros habitantes. 8x Lamprologus Ocellatus gold (vieram pequeninos, O Sr. Emanuel da aquaporto estava um pouco arreliado com o fornecedor :D) Os danadinhos levantaram tudo o que era poeira assentada no substrato (ainda bem), vai demorar mais uns dias (ou uma semana) para a água começar a ficar mesmo cristalina. O que gostei muito de ver é que após a ambientação eles demoraram mais ou menos 10 minutos para começar á cacetada uns aos outros a "regatear" as conchas, isso e o facto de uma hora depois ja estarem a comer! Sobre o layout... bem, aí veem as filamentosas castanhas, ja estão a surgir nos bordos de algumas folhas, tenho feito mudas de água periodicas mas temo que quimicamente a agua do aquário ainda esteja fragil (pouco "madura") no que diz respeito ás plantas. No entanto as plantas não sao a principal preocupação, com o tempo e alguma dedicação as coisas assentam , resta agora ter paciencia. A caminho veem mais 30 conchas de neothauma. Sendo assim os habitantes do aquário neste momento são: - 3 neritinas - 3 caridinas japonicas (ja estão ao meu cuidado á 3 anos!!) - 1 Ampularia - 8 lamprologus ocellatus gold Assim que o aquário estiver com a água mesmo clarinha e assim que substituir a lampada T5 que fundiu ponho mais um video... ...E por favor comentem e deem concelhos, que isto começa a parecer um monologo -.- Cumprimentos.
gorgeous Publicado: Agosto 30, 2012 Publicado: Agosto 30, 2012 Excelente layout, o fundo é igual a este? http://www.aquaristikshop.com/pictures_g/308976.jpg Instalaste o termostato, tubagens de filtro por detras do fundo? Parabens pelo bonito aquario.
HugoDias Publicado: Dezembro 11, 2012 Publicado: Dezembro 11, 2012 Como é que está o aquário? Põe aí uma actualização para vermos
pedroasan Publicado: Janeiro 22, 2013 Publicado: Janeiro 22, 2013 muito fixe esta esta montagem boa sorte Abraço
Vera Santos Publicado: Setembro 14, 2015 Publicado: Setembro 14, 2015 Ainda existe esta montagem? Novidades???? Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse. Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso! Boa aquariofilia! Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Recommended Posts