Recommended Posts

Publicado

boas!

estou prestes a adquirir o meu primeiro aquário de água salgada mas estou a ter muitas didficuldades em saber que opinião ouvir. passo a explicar.

quero começar por adquirir um nano cube de mais ou menos 100lt para manter um reef com corais moles,lps e sps e alguns peixes. quando comecei a minha busca dirigi-me a várias lojas para me aconselhar. é aqui que as opiniões divergem muito.

entre muitas coisas, algumas das quais já esclareci com a vossa ajuda, a minha grande dúvida é sobre manter aquários de água salgados tapados. numa das lojas dei de caras com um redsea max130d, modelo que gostei muito. o vendedor da loja falou me maravilhas dele. quando me diriji a outras lojas e em conversa com outros vendedores, muito deles me disseram para esquecer por completo aquários fechados e que era impossivel manter o que queria naquele aquário.

o que devo fazer? é ou não é possivel fazer um aquário de água salgada com lps e sps num redsea max 130d?

que aquários me recomendam?

obrigado e opinem á vontade

Publicado:

Boas noites...

aqui no fórum acho que é o meu primeiro post... mas acho que os fóruns em Portugal andam muito fraquinhos porque ninguém ajuda o próximo.. então como não gosto muito disso aqui fica a minha humilde opinião... tenho um aqua de 150x50x60 completamente destapado... mais uma vez na minha humilde opinião uma aquário destapado tem vantagens assim como um aquário destapado... vantagens de um aquário marinho destapado, ajuda nas trocas gasosas da agua que segundo sei e muito superior a de agua doce, acesso direto ao aquário para vários fins... dar comer ajeitar um coral que caio de sitio e não devia...

desvantagens perigo de saltos para o abismo dos habitantes... e grande evaporação de agua... num aquário tapado troca as vantagens com as desvantagens, acrescentando o perigo de aquecimento excessivo da agua no verão...

esta e a minha humilde opinião...

Mas espera pelos mais experientes…

Abraço

Publicado:

Boas...

Estão referidas as vantagens e desvantagens...

Esses cubos para peixes, corais moles e LPS estás na boa...

SPS muito complicado por causa do aquecimento no Verão e as luzes ficam um bocado aquém do necessário. O escumador geralmente também nunca são grande espingarda nos kits e os SPS ressentem-se bem da qualidade da água.

Posted Image
Publicado:

o meu maior problema prende-se com a temperatura da água visto as luzes estarem completamente tapadas. o escumador posso sempre trocar.

o luz é insuficiente para sps? é que realmente são os corais que mais gosto.

qual será o minimo de watts por litro?

acha que o red sea é uma boa opção ou existem outras melhores?

cumprimentos

Publicado:

nao so a temperatura e as trocas gasosas, tens de pensar noutro promenor , que se queres sps os parametros da agua vao ter de estar bem estaveis logo um repositor automatico de agua é seguramente obrigatorio. com um kit desses vais ter de estar a modificar... sai te mais barato mandares fazer o aqua , e comprares o material sempre dá para fazer uma coisa com pes e cabeça. alem de que tu escolhes o material adequado ao que precisas e nao o que vem no kit...

Publicado:

o meu maior problema prende-se com a temperatura da água visto as luzes estarem completamente tapadas. o escumador posso sempre trocar.

o luz é insuficiente para sps? é que realmente são os corais que mais gosto.

para sps tens de ter um bom espectro de luz .

qual será o minimo de watts por litro?

vai depender dos corais..

acha que o red sea é uma boa opção ou existem outras melhores?

cinceramente e apenas a minha opinião claro. mais vale mandar fazer o aqua ou comprar um em segunda mao. e comprar o resto do material...

cumprimentos

Publicado:

boas,

concordo com o Rakiki.

os redsea são maneirinhos e á 1ª vista praticos porque vem logo tudo montado mas no futuro estás sempre limitado para fazer algum upgrade.

Publicado:

boas!

muito obrigado pela vossa ajuda , estou mais esclarecido!

acho que vou optar ou por um gad nano reef 50x50x50cm(125lt) ou por um blau openreef de 45x45x45cm(91lt). ambos com móvel e respectiva sump.

deixei de lado o redsea por agora. o meu aquario tem de ser um cubo no maximo de 55cm dai ter achado este modelo porreiro.

o red sea fica para mais tarde, o novo modelo s series 650 , esse sim já me parece mais bem pensado para corais.

agora mais dúvidas. que material adquirir?

escumador tinha visto um buble mag nac3 que acham?

bomba de retorno e de circulação o que recomendam?

quero gastar o menos possivel mas não quero comprometer o futuro do aqua, por isso procuro material que me premita a evolução ate aos sps.

em relação á iluminação também não está facil. pelo que tenho visto as t5 ainda continuam a ser a melhor escolha preço/qualidade mas as calhas mais pequenas têm 60cm.

vi os leds aquabeam 1000 acham que resultam para o que quero? ou seria melhor opçao as aquabeam 600 ? e quantas?

que soluções recomendam sem entrar em preços proibitivos?

muito obrigado pela ajuda

Publicado:

pll?

não sei o que são

t5 são muito grandes