Problemas com plantas - algas e falta de crescimento


Vítor Sampaio

Recommended Posts

Olá.

 

Estou com problemas com as minhas plantas.

 

O aquário foi montado em Novembro 2004 e as plantas quase não se desenvolveram.

 

Ainda por cima apareceram umas algas que afectaram todas as plantas... e que deve ser, pelo menos em parte, responsável pela falta de crescimento. Por exemplo, as valisnérias (sem foto) têm as pontas cheias de algas e não podem crescer...

 

Por favor, vejam as imagens (de algas) e digam o que devo fazer.

 

Talvez seja necessário fazer alguns testes à água, mas não sei quais.

 

O que vos posso dizer é isto:

Aquário 117 x 38 x 43 cm

Iluminação: Duas Philips TLD 30w/89 Aquarelle

pH: 7.5

Temperatura: 25º

 

Em relação às algas, nenhum dos peixes lhes pega. A equipa de limpeza é um pleco, três coridoras e um limpa-vidros dourado (Gyrinocheilus aymonieri ? é o menino que aparece na segunda foto). Também tenho caracois (disseram-me que são physelas acutas - também está um na segunda foto).

 

alga_anubia.jpg

alga_anubia2.jpg

Alga_cryptocoryne.jpg

Alga_hygroph.jpg

Alga_microsorum.jpg

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...eu tenho o mesmo problema que tu...e curiosamente foi montado exactamente na mesma altura...nunca consegui saber a razão do problema...mas a minha ultima suspeita passa por a luz solar que nao e muita mas e das ultimas razoes que me restam. ja agora gostava de saber o porque dessas algas uma vez que tenho uma grande equipa de limpeza...

-ottos

-SAE

-caridina japonica

-ampularias

-limpa-vidros

-pleco

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudas de água meus caros. :wink:

 

Não sei qual o nutriente que têm a mais, mas algures entre nitratos e fosfatos deve estar o problema.

 

Convem ver se a luz e CO2 são os indicados para as plantas e se têm plantas suficientes para eliminar os nutrientes que sobram do ciclo de azoto.

 

Boa sorte

 

vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aquario é densamente plantado e já cheguei a fazer trocas parciais de 60 %...tendo todos os nutrientes a 0...uma medida um pouco radical...mas é o desespero...

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, então vocês tem o N e o P a 0 e querem que as vossas plantas crescam? Eu com dificuldade em manter uns míseros 5ppm.

 

Eu diria que o que tens ai, não é excesso mas sim uma grande carência, as algas necessitam de muito pouco para crescerem.

 

Outra opção errada, que vejo nas fotos, é aparares as pontas das folhas.

 

Xico como consegues ter a certeza que tens todos os nutrientes a 0?

Metes água destilada?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este mês de Fevereiro fiz trocas parciais todas as semanas, até porque estive a pôr fertilizante líquido (obriga a trocar água, 20%) e os meninos apanharam ictio :wink: (mudanças de 40%). Não notei alterações nas algas.

 

Com o fertilizante (Tropica Master Grow) notei uma ligeira melhoria nas plantas.

 

Devo fazer algum teste? Nitritos? Nitratos? Algum outro? (tenho de comprar).

 

CO2?

 

As minhas lampadas (ver primeira mensagem) são aceitaveis?

 

E esqueci-me de dizer: algumas zonas do areão começam a ganhar uma ligeiríssima camada de musgo... é normal? São as algas?

 

Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad, com que regularidade mudas a água do aquário para não teres este problema das algas?

 

Ois

 

Semanalmente 30% mais ou menos. Mas eu falei de mudas de água porque algures num tópico sobre algas li um esquema de TPAs para eliminar os excessos e o aparecimento de algas. Só fiz TPAs para controlo de algas uma vez em 3 dias consecutivos e melhorou.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu falei de mudas de água porque algures num tópico sobre algas li um esquema de TPAs para eliminar os excessos e o aparecimento de algas. Só fiz TPAs para controlo de algas uma vez em 3 dias consecutivos e melhorou.

 

Vlad!

 

Sabes-me dizer em que tópico foi? Ou se te lembrares qual é o esquema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...pus os nitratos a 0 e p04 e 0 uma vez que nao metia qualquer fertilizante...neste momento...ferilizo normalmente uma vez que irei tirar toda a agua do aqua, uma vez que vou mudar de um filtro de decantação para um externo...

o meu aqua tem 1w/l, nao penso que seja falta de luz da parte do victor... uma vez que sofremos do mesmo mal

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está portanto percebido que plantas com pouca luz, sem CO2 e sem nutrientes não vão muito longe e tendo em conta que embora em quantidade reduzida, a luz está lá, como não há plantas saudáveis para combater as algas, é o caos!

 

abraço.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu falei de mudas de água porque algures num tópico sobre algas li um esquema de TPAs para eliminar os excessos e o aparecimento de algas. Só fiz TPAs para controlo de algas uma vez em 3 dias consecutivos e melhorou.

 

Vlad!

 

Sabes-me dizer em que tópico foi? Ou se te lembrares qual é o esquema?

 

Não sei qual é o tópico, mas se bem me recordo do que li e do que fiz foi qualquer coisa do género:

 

Dia 1: TPA 40%

Dia 2: TPA 20%

Dia 3: TPA 10%

 

No meu caso especifico fiz a TPA de 40% com água engarrafada porque os nitratos da água da torneira na minha zona de residência (Feijó) é alta.

 

Faz uma busca por algas filamentosas aqui no forum, eu também vou dar uma vista de olhos para ver se encontro.

 

No entanto, o segredo para a erradicação de algas num periodo prolongado é, como diz o miguelinho plantas saudáveis e eu só consegui plantas saudáveis com CO2 e luz com fartura, em potência, não em tempo. O meu comunitário tem sempre uma ligeira algazita, mas quando tive o único ataque de algas, o tal das TPAs, tive uma decoração coberta de verde que hoje em dia está praticamente branca. Em compensação tenho Egerias que crescem 20 a 40 cm por semana e Diphormis que crescem e enchem o canto do aquário onde estão num mês.

 

Resumindo:

 

Para combater um ataque de algas: TPAs

 

Para manter um aquário sem algas: Plantas saudáveis

 

Por ultimo, fosfatos e nitratos a zero com crescimento de algas à bruta?!?! Não acredito nisso... algo se passa, provavelmente com os testes ou falta deles. Não é só a luz solar que provoca o aparecimento de algas, nunca foi, nem nunca será. Algo TEM de estar em excesso para aparecerem algas.

 

Boa sorte

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...pus os nitratos a 0 e p04 e 0 uma vez que não (palavra corrigida) metia qualquer fertilizante...neste momento...ferilizo normalmente uma vez que irei tirar toda a agua do aqua, uma vez que vou mudar de um filtro de decantação para um externo...

o meu aqua tem 1w/l, não (palavra corrigida) penso que seja falta de luz da parte do victor... uma vez que sofremos do mesmo mal

 

Já fizeste o teste de nitratos e fosfatos? A minha água da torneira tem 40mg/L de nitratos por exemplo. A filtragem biológica acaba nos nitratos, mesmo com um filtro externo. Mudar a água toda não quer dizer que fiques sem nitratos, muito pelo contrário se a colónia de bactérias se reiniciar.

 

Na minha modesta opinião deves fazer o teste de nitratos o quanto antes. Dizeres que não tens nitratos pelos motivos que descreves não garantem a inexistência destes, indicam sim que não sabes o nivel de nitratos que tens.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário é de 104 litros e inicialmente eu usava a calha que veio com o aquário (sinceramente nao sei quantos watts tinha a lampada).

Depois comprei uma calha nova com 2 lampadas de 36w mais 2 de 18w. Nesta altura é que me começaram a aparecer as algas nas plantas. Acho que o problema foi porque quanto comprei a calha nova deixava as luzes ligadas durante tempo demais, só à pouco tempo comprei um temporizador.

 

Actualmente estou a fazer um ciclo de 8 horas com as 4 lampadas acesas(2x36 + 2x18). Devo continuar a fazer isto ou devo mudar alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vlad...eu digo que tenho nitratos e fosfatos a 0 porque tenho os testes e faço os testes... e a minha agua da torneira tem muito poucos nitratos...acham que poderá ser do filtro?

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tazman...comigo aconteceu exactamente o mesmo...tinha 38 w de luz nada de algas...agora tenho 120W...e so ve-las a crescer...

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, ok. :? Já estou mais calmo, desculpa se me excedi, mas era por uma boa causa.

 

Sabes o que isso me parece? Falta de um nutriente que faz com que as plantas não cresçam, logo não consumam os restantes nutrientes que necessitam, fazendo com que exista o tal excesso de nutrientes que eu falo.

 

Nesse caso o aumento da potência da luz podería provocar o aumento de algas.

 

Está um bocadito mal explicado, mas o tópico onde li isto é este:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...as+tpa&start=25

 

Vê o post do António Vitor que explica como é que carência leva a excesso.

 

Pode estar aí a explicação... mas isso implica mais um batalhão de testes. :S

 

Novamente... desculpa a minha atitude, não foi das melhores. :? Espero ter ajudado.

 

Ultima perguntinha, tens CO2?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, podem bem crer que é falta de nutrientes, e logo na cabeça está o nitrato. Faz as algas crescerem mas também faz as plantas, acreditem que se tiver a 0 não vão a lado nenhum, não vão ter plantas a crescer a uma velocidade que coloca as algas fora de combate.

 

Façam o seguinte, façam o esforço para que as plantas crescam bem e depressa, ao invez de tentarem acabar com as algas a todo o custo, seja com muitas mudas ou com pouco fertilizante. Estão a focar o ponto errado da questão.

 

Victor Sampaio o TMG só tem micronutrientes, deivas fazer os testes para saber se tens nitratos e fosfatos, e dependendo do valor colocar adubo N P K ou não, o Luis Rodrigues já deu o outro conselho.

 

Xico, estás a pensar deitar a água toda fora, isso é má ideia só vais destabilizar o sistema.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...a pouco tempo para ca tenho feito o que o sergio~veterano disse...tenho ignorado as algas e concentrado so nas plantas. dai ter no3- 5

fe-2

po4 0.25

 

mas as algas continuam na mesma.

 

sergio...eu nao esou a pensar deitar a agua toda fora...mas sim tira-la do aquario...até posso coloca-la em baldes durante a limpeza...

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas.

Recordo que as fotos do início do tópico são minhas... infelizmente.

Assim, acho que vou fazer o seguinte:

 

1) Trocar esta iluminação de 60w (2x30); vou ver se encontro um par de lampadas que totalizem cerca de 90w (e 9h por dia). Algum conselho para as lampadas que devo comprar? (olhem que eu não percebo nada!)

 

2) Testar nitratos , nitritos e fosfatos. Mais algum teste? Depois comunico os valores.

 

3) TPAs... se necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais