Stela Reef


Recommended Posts

Boa Noite,

 

O Meu nome é Bruno, e estou a iniciar um salgado.

 

Já tenho aquário, sump e estrutura.

 

O Aquário tem 90x60x50 (270L).

 

Sou amador neste hobby dos salgados, mas já tenho alguma experiência em água doce.

 

Neste momento ando a procura de uma forma bonita de conseguir tapar a estrutura onde se encontra a sump, já alguem utilizou alguma madeira parecida com a do ikea (preto brilhante?).

 

Espero conseguir bons resultados, com toda a vossa ajuda:)

 

 

Segue uma foto do aqua depois de lavado.

 

 

aquaye.jpg

 

Depois de ter comprado acrilico vazado para tapar a estrutura de metal, vai ficar mto bom, o revestimento...

 

img20120408211804.jpg

 

img20120414203502.jpg

 

Proximo passo.. a calha...

Editado por brunoarrojado

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Bruno,

 

Antes de mais bem vindo ao mundo dos salgados!

 

para começar acho que tens umas boas medidas de aquario para poderes fazer um bom salgado, estas a pensar em que tipo de aquario?

So peixes, peixes e corais? moles LPS e SPS?

 

A iluminação vai depender muito daquilo que pretendes colocar dentro do aquario...

 

Eu comecei nos salgados á cerca de 2 anos e ja aprendi muito principalmente com os erros...naquilo que poder ajudar ja sabes.

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Antes de mais bem vindo ao mundo dos salgados!

 

para começar acho que tens umas boas medidas de aquario para poderes fazer um bom salgado, estas a pensar em que tipo de aquario?

So peixes, peixes e corais? moles LPS e SPS?

 

A iluminação vai depender muito daquilo que pretendes colocar dentro do aquario...

 

Eu comecei nos salgados á cerca de 2 anos e ja aprendi muito principalmente com os erros...naquilo que poder ajudar ja sabes.

 

Abç

 

Boas,

Bem, no começo gostaria de ter alguns peixes e corais moles, duros é para quando começar a ter mais experiência no aquário.

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno... escapou-me este tópico há uns dias atrás.

 

Não queres partilhar o setup do aquário e as tuas dúvidas especíifcas?

 

Boas!

 

Neste momento, já tenho a calha

 

Calha 8x36w (90cm)

Aqua

Sump

Movel

Tubagens, etc..

 

 

As minhas dúvidas neste momento, é em relação ao escumador e à bomba de retorno.

 

Estava a pensar adquirir uma sicce syncra silent 3.0 e um BM NAC7, o meu receio que não seja o mais indicado para o aquário.

 

Ando também com dúvidas em relação aos wavemakers. será que SunSun+JVP-101 uma de cada extremidade do aquário é o suficiente?

 

Obrigado!!

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à bomba de circulação essa é uma boa bomba, sem nada a apontar.

 

Em relação ao escumador tudo depende dos € que queres gastar... esse escumador serve mas é uma gama média-baixa (a meu ver claro)

 

As SunSun não são wavemakers, são bombas de circulação continua. Duas aguentam isso mas provavelmente será pouco.

Atenção que fazem algum ruido...

 

Tudo depende do teu objectivo no aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

A calha não sera 8*39W? Acho que ficas muito bem servido para teres corais de todo o tipo incluindo SPS

 

A bomba de retorno parece-me bem, quanto ao escumador e tendo eu um aqua com as medidas parecidas com o teu 102*55*55 posso-te dizer que ja é o 4º escumador que exprimentei...mas tudo depende dos teus objectivos, se quiseres teres muitos SPS e muitos peixes ficas um pouco limitado, apesar de achar que esse escumador em relação preço/qualidade é bastante bom e silencioso! ao contrario de um que tive que ja não podia com o barulho (BM NAC 9)Mas como te disse ficas algo limitado com o BM NAC 7...relativamente as bombas de circulação o melhor seria sempre uma Vortech mas tb ja tive 2 Tunzes 6045 e ja faziam bem o seu trabalhinho...

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à bomba de circulação essa é uma boa bomba, sem nada a apontar.

 

Em relação ao escumador tudo depende dos € que queres gastar... esse escumador serve mas é uma gama média-baixa (a meu ver claro)

 

As SunSun não são wavemakers, são bombas de circulação continua. Duas aguentam isso mas provavelmente será pouco.

Atenção que fazem algum ruido...

 

Tudo depende do teu objectivo no aqua...

 

Boas,

 

Sim, o objectivo não ter o aqua cheio de peixes, nem cheio de corais, é ter um projecto um pouco minimalista, penso que com o NAC7 consigo bons objectivos.

 

Aconselhas que bombas de circulação?

 

Obrigado

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

A calha não sera 8*39W? Acho que ficas muito bem servido para teres corais de todo o tipo incluindo SPS

 

A bomba de retorno parece-me bem, quanto ao escumador e tendo eu um aqua com as medidas parecidas com o teu 102*55*55 posso-te dizer que ja é o 4º escumador que exprimentei...mas tudo depende dos teus objectivos, se quiseres teres muitos SPS e muitos peixes ficas um pouco limitado, apesar de achar que esse escumador em relação preço/qualidade é bastante bom e silencioso! ao contrario de um que tive que ja não podia com o barulho (BM NAC 9)Mas como te disse ficas algo limitado com o BM NAC 7...relativamente as bombas de circulação o melhor seria sempre uma Vortech mas tb ja tive 2 Tunzes 6045 e ja faziam bem o seu trabalhinho...

 

Abç

 

Boas, sim o mais provavel é ser 8x39W, tenho de verificar.

 

Mas para um aquario que não ira ser cheio de peixes, nem de corais, o objectivo é ter o layout minimalista, achas que serve?

 

Sim, o barulho é algo que me deixa preocupado, dai ter pensado no NAC7 para esse efeito.

 

Obrigado!

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim se for para um aqua desse tipo e a meu ver serve perfeitamente.

 

Agora a que ver as coisas num futuro proximo...pois a ideia com que todos começamos basicamente é a mesma (pouca coisa) ou tb começei assim e com o passar do tempo tive de reformular o meu setup pois o material que tinha ja era "curto" para os meus objectivos.

 

Na iluminação estas á vontade para meteres os corais que quiseres.

 

Sim o barulho a meu ver é MUITO importante e nisso o BM NAC 7 é 5*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim se for para um aqua desse tipo e a meu ver serve perfeitamente.

 

Agora a que ver as coisas num futuro proximo...pois a ideia com que todos começamos basicamente é a mesma (pouca coisa) ou tb começei assim e com o passar do tempo tive de reformular o meu setup pois o material que tinha ja era "curto" para os meus objectivos.

 

Na iluminação estas á vontade para meteres os corais que quiseres.

 

Sim o barulho a meu ver é MUITO importante e nisso o BM NAC 7 é 5*

 

 

Olá Ricardo, sim, acabei de confirmar, é 8x39W.

 

Existe algum escumador que seja silencioso e que a relação preço/qualidade seja igual á do NAC9 ?

 

Para começar o ciclo achas necessário ter as luzes sempre ligadas?

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Estas-te a referir ao Nac 7 certo?

 

Em relação preço qualidade penso que não, esse escumador é silencioso, escuma bem e o preço é bastante acessivel! Um TMC V2 800 custa o mesmo e não tem o minimo de comparação possivel...

 

O movel esta muito bom, parecido com o meu, utilizas-te acrilico preto?

 

Esta tudo no bom caminho e para o ciclo não precisas ligar as luzes ou liga so duas duarante 1 ou 2 horas, depois podes começar gradualmente e muito devagar a aumentar o tempo e o numero de lampadas acesas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta porreiro a começar a ganhar forma..

 

È verdade, ver se conseguimos combinar esta semana!! :)

 

Boas Bruno,

 

Estas-te a referir ao Nac 7 certo?

 

Em relação preço qualidade penso que não, esse escumador é silencioso, escuma bem e o preço é bastante acessivel! Um TMC V2 800 custa o mesmo e não tem o minimo de comparação possivel...

 

O movel esta muito bom, parecido com o meu, utilizas-te acrilico preto?

 

Esta tudo no bom caminho e para o ciclo não precisas ligar as luzes ou liga so duas duarante 1 ou 2 horas, depois podes começar gradualmente e muito devagar a aumentar o tempo e o numero de lampadas acesas.

 

Boas, sim usei acrilico preto vazado, lá ficou ao gosto da minha mulher, para não ficar muito fora dos moveis da sala! Hoje fui buscar a bomba de retorno uma eheim 2000+ e bomba de circulação tunze 6025.

 

Obrigado

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa Noite,

 

Depois de algum tempo ausente, aqui vem as fotografias fresquinhas :)

 

O aquário é novo, visto que antigo infelizmente teve de ir para reparar, vinha completamente torto, esquadria torta, com as pontas do aquário lascadas, não foi um negócio totalmente sério, foi pena.

 

Passando isso, o Tiago da Aquartist fez um trabalho excelente como podem ver nas fotografias.

 

O Layout do aqua é um layout minimalista.

 

Tenho um BM NAC7 a trabalhar, e escuma mto bem.

 

Tenho uma questão, como posso acabar com o barulho da agua a entrar no sitio do Escumador, posso acrescentar mais tubo para entrar dentro da zona do Escumador? ou existe outras opções?

 

 

pict0221m.jpg

 

 

pict0220k.jpg

 

 

pict0218b.jpg

 

 

pict0217c.jpg

 

 

pict0216c.jpg

 

 

Seguem umas imagens da sump.

 

 

pict0226c.jpg

 

 

pict0224il.jpg

 

 

Este é o barulho que incomoda...

 

 

pict0222ce.jpg

 

 

Obrigado!!

Editado por brunoarrojado

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao barulho é simples... Metes um tubo nessa saida, que permita que a agua saia por baixo do nível da água da sump, vais ver que ficas logo sem esse barulho de queda de água...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, foi o que acabei por fazer.

 

O meu espanto que quando acordei hj, tinha o copo do escumador cheio de água, será que necessário abrir/fechar mais o fluxo do escumador?

 

Obrigado.

Editado por brunoarrojado

4737_4754.png

-----------------------------------------------

Estela Reef - || 90x60x50 270L ||

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.