Recommended Posts

Publicado

Boas,

Depois de ter lido o tópico Como fazer uma TPA fiquei com algumas duvidas especificas por isso, uma vez que sou 'caloiro' na Aquariofilia, venho pedir a vossa colaboração para me tirarem algumas duvidas, para futuramente não cometer erros.

Vou começar pela descrição do que tenho : o 1º é um Aqua de 10 litros (Dimensões :20x20x25), que tem um termostato da Easy Heater de 50w, um filtro mochila de 3w (60L/H), 10 camarões Red Cherry, 2 Anubia Nana Petite, Musgo Java, pedras vulcânicas e solo/substrato para Camarões; o 2º é um Aqua de 18.5 litros (Dimensões:25x25x30), que tem um filtro mochila de 4w (200L/H), 3 Cometas (Amarelos e Vermelhos), Musgo Java num Tronco e areão preto.

As questões que coloco são as seguintes:

TPA's:

-No meu caso, com que frequência devo fazer as TPA's ?

-Qual a percentagem de aguá que substituir ?

Matérias filtrantes:

-O que necessito a nível de matérias filtrantes?

-Qual a validade / duração das mesmas ?

-Devo substituir matérias filtrantes ?

Desde já um obrigado e parabéns pelo forum.

Abraços

Com os melhores cumprimentos,

Diogo Santos :happy2:

Publicado:

TPA's:

-No meu caso, com que frequência devo fazer as TPA's ? Semanais ou 15 em 15 dias

-Qual a percentagem de aguá que substituir ? 20%

Matérias filtrantes:

-O que necessito a nível de matérias filtrantes? Esponja grossa, lã fina e cerâmicas

-Qual a validade / duração das mesmas ? Esponja grossa dura umas 8 TPA's, lã fina troca-se a cada TPA, cerâmicas, alguns anos

-Devo substituir matérias filtrantes ? Esponja grossa e lã fina é deitar fora e trocar por novas, cerâmicas caso seja necessário trocar trocar cada metade a cada 1 mês

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Ok, vou optar então por fazer as trocas semanais de 20% da agua e apontar as informações fornecidas sobre as Matérias.

Muito obrigado pela atenção assim como pelas respostas simples e concisas, fiquei esclarecido !

Abraço

Publicado:
lã fina troca-se a cada TPA

Espero que isso só se aplique especificamente ao aquário dele... é que eu só mudo a lã a cada 2-3meses e as esponjas azuis a cada 6-8 meses (lavo é as azuis quando troco a lã.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Espero que isso só se aplique especificamente ao aquário dele... é que eu só mudo a lã a cada 2-3meses e as esponjas azuis a cada 6-8 meses (lavo é as azuis quando troco a lã.

Abraços

Tony

O que não signifique que seja o correcto. Tudo depende de como está o caudal do filtro, pois a lã de vidro cheia de detritos será a maior responsável pelo menos rendimento do filtro. É uma questão de fazer-mos essa analise na altura

Publicado:

boas

no meu caso mudo sempre a lã cada vez que limpo os filtros externos,que costuma ser de 15 em 15 dias,mas como o nosso amigo jpospr disse,o filtro vai perdendo o caudal derivado a sujidade que se acumula na lã.

quanto as esponjas,tambem costumo lavar e so troco entre 4/5 meses.

tudo depende da quantidade de fauna,comida que se dá,etc...

Publicado:

Eu quando abro o filtro, mudo a lã sem dúvida. A questão é que só noto uma redução no cauda ao fim de 2 meses por isso não me vou por a abrir o filtro todas as semanas durante uma TPA...

No meu caso, TPA é uma coisa semanal. Manutenção/limpeza do filtro é uma tarefa bimestral ou trimestral.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Eu quando abro o filtro, mudo a lã sem dúvida. A questão é que só noto uma redução no cauda ao fim de 2 meses por isso não me vou por a abrir o filtro todas as semanas durante uma TPA...

No meu caso, TPA é uma coisa semanal. Manutenção/limpeza do filtro é uma tarefa bimestral ou trimestral.

Abraços

Tony

Xiuu isso não se diz :) só se pensa ou faz em casa sem ninguém ver! :)

Publicado:

Bom isso depois varia consoante cada caso, pelo que me deram a entender.

:animal_fish:

Publicado: (editado)

Ora eu compro as minhas na Wate[R]evolution, na AquaEden ou em qualquer loja de Animais (independentemente de serem só e somente especializadas em Aquarofilia) !

No entanto penso que também existe no Continente e Jumbo !

Cumps

biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por Diogo A. Santos

Publicado:

boas

sim,a lã tambem existe no continente e no jumbo.

eu por vezes compro lá.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!