Diogo A. Santos Publicado Abril 15, 2012 Publicado Abril 15, 2012 Boas, Depois de ter lido o tópico Como fazer uma TPA fiquei com algumas duvidas especificas por isso, uma vez que sou 'caloiro' na Aquariofilia, venho pedir a vossa colaboração para me tirarem algumas duvidas, para futuramente não cometer erros. Vou começar pela descrição do que tenho : o 1º é um Aqua de 10 litros (Dimensões :20x20x25), que tem um termostato da Easy Heater de 50w, um filtro mochila de 3w (60L/H), 10 camarões Red Cherry, 2 Anubia Nana Petite, Musgo Java, pedras vulcânicas e solo/substrato para Camarões; o 2º é um Aqua de 18.5 litros (Dimensões:25x25x30), que tem um filtro mochila de 4w (200L/H), 3 Cometas (Amarelos e Vermelhos), Musgo Java num Tronco e areão preto. As questões que coloco são as seguintes: TPA's: -No meu caso, com que frequência devo fazer as TPA's ? -Qual a percentagem de aguá que substituir ? Matérias filtrantes: -O que necessito a nível de matérias filtrantes? -Qual a validade / duração das mesmas ? -Devo substituir matérias filtrantes ? Desde já um obrigado e parabéns pelo forum. Abraços Citar Com os melhores cumprimentos, Diogo Santos
jpospr Publicado: Abril 15, 2012 Publicado: Abril 15, 2012 TPA's: -No meu caso, com que frequência devo fazer as TPA's ? Semanais ou 15 em 15 dias -Qual a percentagem de aguá que substituir ? 20% Matérias filtrantes: -O que necessito a nível de matérias filtrantes? Esponja grossa, lã fina e cerâmicas -Qual a validade / duração das mesmas ? Esponja grossa dura umas 8 TPA's, lã fina troca-se a cada TPA, cerâmicas, alguns anos -Devo substituir matérias filtrantes ? Esponja grossa e lã fina é deitar fora e trocar por novas, cerâmicas caso seja necessário trocar trocar cada metade a cada 1 mês Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Diogo A. Santos Publicado: Abril 15, 2012 Autor Publicado: Abril 15, 2012 Ok, vou optar então por fazer as trocas semanais de 20% da agua e apontar as informações fornecidas sobre as Matérias. Muito obrigado pela atenção assim como pelas respostas simples e concisas, fiquei esclarecido ! Abraço Citar Com os melhores cumprimentos, Diogo Santos
TonyCh Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 lã fina troca-se a cada TPA Espero que isso só se aplique especificamente ao aquário dele... é que eu só mudo a lã a cada 2-3meses e as esponjas azuis a cada 6-8 meses (lavo é as azuis quando troco a lã. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jpospr Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 Espero que isso só se aplique especificamente ao aquário dele... é que eu só mudo a lã a cada 2-3meses e as esponjas azuis a cada 6-8 meses (lavo é as azuis quando troco a lã. Abraços Tony O que não signifique que seja o correcto. Tudo depende de como está o caudal do filtro, pois a lã de vidro cheia de detritos será a maior responsável pelo menos rendimento do filtro. É uma questão de fazer-mos essa analise na altura Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
BMike Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 boas no meu caso mudo sempre a lã cada vez que limpo os filtros externos,que costuma ser de 15 em 15 dias,mas como o nosso amigo jpospr disse,o filtro vai perdendo o caudal derivado a sujidade que se acumula na lã. quanto as esponjas,tambem costumo lavar e so troco entre 4/5 meses. tudo depende da quantidade de fauna,comida que se dá,etc... Citar
TonyCh Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 Eu quando abro o filtro, mudo a lã sem dúvida. A questão é que só noto uma redução no cauda ao fim de 2 meses por isso não me vou por a abrir o filtro todas as semanas durante uma TPA... No meu caso, TPA é uma coisa semanal. Manutenção/limpeza do filtro é uma tarefa bimestral ou trimestral. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jpospr Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 Eu quando abro o filtro, mudo a lã sem dúvida. A questão é que só noto uma redução no cauda ao fim de 2 meses por isso não me vou por a abrir o filtro todas as semanas durante uma TPA... No meu caso, TPA é uma coisa semanal. Manutenção/limpeza do filtro é uma tarefa bimestral ou trimestral. Abraços Tony Xiuu isso não se diz só se pensa ou faz em casa sem ninguém ver! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Eliezer costa Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 no meu caso semanalmente...(filtro interno) limpo todas as semanas senão polui mais doque limpa...proxima coisa a mudar :DD Citar Eliezer "The end of the world"
Diogo A. Santos Publicado: Abril 16, 2012 Autor Publicado: Abril 16, 2012 Bom isso depois varia consoante cada caso, pelo que me deram a entender. Citar Com os melhores cumprimentos, Diogo Santos
Filipa Branco Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 Pergunta: onde compram as lãs para os vossos filtros externos? Obrigada Citar
Diogo A. Santos Publicado: Abril 16, 2012 Autor Publicado: Abril 16, 2012 (editado) Ora eu compro as minhas na Wate[R]evolution, na AquaEden ou em qualquer loja de Animais (independentemente de serem só e somente especializadas em Aquarofilia) ! No entanto penso que também existe no Continente e Jumbo ! Cumps .png' alt=':biggn:'> Editado Abril 16, 2012 por Diogo A. Santos Citar Com os melhores cumprimentos, Diogo Santos
BMike Publicado: Abril 17, 2012 Publicado: Abril 17, 2012 boas sim,a lã tambem existe no continente e no jumbo. eu por vezes compro lá. Citar
Recommended Posts