Recommended Posts

Publicado

Boas.

Aconteceu-me algo que não esperava e tenho tentado combater à semanas..

Foi assim: Um dia decidi fazer uma TPA e consequentemente mudar o filtro mecânico do aquário plantado. Para isto retirei todas as massas filtrantes do filtro exterior e mantive a parte biológica num balde com água do aquário, enquanto mudava/lavava as lãs/esponjas. Até aqui tudo bem, mas depois lembrei-me de passar melhor por água (do próprio aquário) as massas biológicas pois estavam um bocado sujas.. mas acho que "achocalhei" demais aquilo e devo ter destabilizado a colónia de bactérias. Provavelmente matei-as.

Resultado: após voltar a ligar o filtro no aquário, a água começou a ficar turva, muito turva... e agora tem um aspecto nublado!

Tenho feito algumas TPA's (semanais), de pouca quantidade, mais por forma a eliminar a amónia que possa existir pela morte das bactérias, do que propriamente para desaparecer o nublado (que já li algures que tende a desaparecer com o tempo).

A dúvida é se devo colocar algum produto para devolver a estabilidade ao aquário? Ontem ao fazer uma TPA adicionei uma saqueta (daquelas amostras que deram no 1º aniversario do forum) de amtra clean (conteúdo: 20ml para 200L que é quase a litragem do aquário).

Ontem adicionei um filtro interno (200-500l/h) apenas com lã e uma caixa com carvão (o qual não sei se ainda está na validade).

Ajudas, agradeço!

Abraço,

David

Publicado:

Tens medido os parâmetros?

É que as bactérias não existem só nas massas... podes ter destruído a colónia nas massas e a esta altura essa colónia já estar refeita.

Onde eu acho que fizeste um erro:

e mantive a parte biológica num balde com água do aquário,

Se passou tempo suficiente para que o oxigenio que existia na água fosse consumido... adeus colonia. Calculo que não tenhas mantido a água em movimentos pois não?

O melhor conselho... esperar. Se quiseres mete-lhe umas bactérias "engarrafadas".

Vai verificando os parametros.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

De facto não mantive a água com movimento durante esse período, mas também não foi assim por tanto tempo :)

Os parâmetros, não tenho medido, não costumo dar muita importância aos testes. :)

Acho que as bactérias engarrafadas são boa opção. As saquetas que referi da Amtra clean não fazem esse efeito?

Obrigado.

Abraço,

David

Publicado:

Boas,

Não o Amtran Clean é um calrificador.

Tens vários produtos das mais prestigiadas marcas eu só conheço o Nitrivec da Sera, mas existem outros.

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!