Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas..

Tenho há cerca de 1,5 meses um áqua de 120l

Filtro eheim ecco pro 130

areão vulcânico, algum artificial para dar cor e areia sílica

rochas e tronco de uma ribeira aqui próxima bem lavados e fervidos

2 troncos de compra

Plantei com:

CERATOPTERIS SILIQUOSA

LIMNOPHILA HETEROPHYLLA

HYGROPHILA ROSAE AUSTRALIS

Hemigraphis colorata

Musgo de java

.. instalei tambem um sistema básico de CO2 da nutrafim (o do copo)

Deixei fazer o ciclo normalmente e fui colocando fauna.. começando com:

2 coridoras albinas

1 plecos

1 limpa vidros

mais tarde ...

6 gupys

9 neons

1 escalar

por fim...

2 platys

4 tetras rosy

2 molys balão

todas as introduções foram feitas om espaçamento de 1 semana sensivelmente

Acontece que muito frequentemente a água turvava.. mais para tons de branco e as plantas começaram a ficar com uma espécie de poeira..

Numa primeira tentativa adicionei anti algas qb e a coisa correu bem mal.. mais turvo ficou.. parece que reagiu rápido de mais.

Mas nada que alguns TPA´s a 50%, reduzidos gradualmente para 10%, não fossem suficientes para cristalizar a água.

Mas a poeira continuava e algumas plantas começavam a acastanhar no caule. A fauna impecável.. nem uma baixa

Como o CO2 não mandava sequer uma bolha optei por agitar diáriamente 2 a 3 x.. rápido crescimento de algumas plantas .. mas a poeira auementava principalmente no musgo de java

A água voltou a turvar..

Agora já coloquei anti algas e cristalizante em quantidades supostamente adequadas.. água com bom aspecto, plantas na mesma.. (paciência)..

Acrescento que os valores de PH, Cloro, Nitritos, Nitratos e Amónia sempre dentro do considerado aceitável e a limpeza do filtro tambem foi feita, pois os tubos estavam a ficar entupidos de tanta sugidade.

Ontem foi o fim... água altamente turva.. cor branca novamente, aqua cheio de poeira

Nova dose anti algas, agora de outra marca e tambem qb e a fauna foi-se quase na totalidade!!

impressionante a rapidez com que os peixes morriam..

tentei safar alguns para dentro de novo recipeinte mas tarde demais..

Apenas resistiram a scoridoras, o plecos e uma moly fémea.. a mais recente e que estava numa maternidade..

Bom como perdi quase tudo voltei aos TPA´s agora a 70%, retirei o CO2, nova limpeza de filtro, aspirei o fundo, coloquei um filtro de carvão activado que costumo usar para apoiar nas vezes que turvava.

resultado:

água critalina

poeira menor mas ainda existe

PH baixo

e o mais problemático a amónia nos 0,5 e não baixa

Agradeço então se possivel que alguem me dÊ as dicas necessárias para que possa retomar o ciclo e que este genocidio reduza na probabilidade de voltar a acontecer

Abraço a todos e moral da hitoria "qb" é CRIME!

Editado por Thomas
Publicado:

Eu uso esse filtro para um aquário de 60L (mas eu também sou um pouco megalómano). a 500L/h, serve para um aquário de 100L. A partir dai é abusar da sorte. Vai haver pouca corrente e a partir dai os problemas instalam-se.

Agora vamos ao principal...

Anti-algas? Quimicos? Xiça... pega nisso tudo e deita para o caixote do lixo. Não há necessidade de nada disso e, como tu já acabaste de comprovar, coloca a tua fauna em risco. Ainda por cima nem sequer serve para nada.

Quando a água fica repentinamente turva (esbranquiçada), isso é sinal que houve um boom bacteriano... é perfeitamente normal e desaparece sozinho passados uns dias. Se persiste é porque provavelmente há pouca circulação na água. Esse filtro não foi barato e vendê-lo agora também vais perder montes de €... tens duas hipóteses

1, Compras mais um filtro para juntar a esse e esses dois vão dar conta do aquário à vontade (não é uma solução elegante mas funciona bem)

2. Arranjas uma powerhead ou um Wavemaker e metes essas águas a movimentar-se como deve ser. O filtro trata da apanhar a sujidade e fazer a filtragem biológica e a powerhead ou wavemaker tratam de fazer rodar essa massa de água. Claro que não podes abusar e meter muita fauna já que estás limitado pelo filtro mas que vai funcionar muito melhor do que só com um filtro, ai isso vai de certeza.

Quanto às algas... tens a certeza que são algas? Nunca vi pó branco que fossem algas nem nunca li nada sobre isso... talvez um fungo? Mais uma vez o problema pode ser a falta de circulação. Sem resolver esse problema, andas às escuras.

As algas são uma espécie oportunista. Quando há desequilíbrios nos nutrientes ou limitação de algum, as algas atacam. Se quiseres estudar tudo sobre o assunto vai a um fórum tipo barrreport.com (o homem já é uma lenda nas plantas aquáticas) e vais ver que as algas aparecem quando algo está mal. A solução não é matar o mensageiro (as algas) mas corrigir as situações com calma.

Prepara-te que num aquário novo, vais passar por muitas fases. água esbranquiçada é só uma delas e dura poucos dias. Depois ainda tens que passar pelo ataque das algas tipo diátomos e depois logo de seguida das greenspot etc etc. É normal e lida-se com isso de forma natural. Nada de quimicos!

A tua amónia está em 0.5 porque, provavelmente, mataste as tuas bactérias que estavam alojadas no aquário e no filtro. Agora é ciclar tudo de novo... a amónia há de desaparecer e os nitritos logo aparecem e depois mais tarde os nitratos.... vai com calma. Não tentes regular PHs ou algas ou nada do género. Arranja boa circulação, ajuda os teus peixes a passar este novo ciclo com TPA's regulares ( a amónia com PH alto mata rapidamente) e vai vendo os parâmetros. Depois logo vais resolvendo os outros problemas com a ajuda do fórum.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

eu tou agora a montar um aquario de 120lts e tenho 1 filtro ecco pro130 que utilizava no aquario de 60cms, no entanto comprei mais outro igual pois esse filtro penso que seja insuficiente para o aqua deste tamanho

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Publicado:

Pois para 120 litros é insuficiente mas dá para desenrascar com umas artimanhas. Claro que o ideal é um filtro mais potente ou outro igual para fazer companhia ao primeiro mas estou a fazer em "desenrascar" :)

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

obrigado a todos pelo esclarecimento.. quanto ao filtro tinha essa sensação de falta de circulação mas sinceramente não sabia da sua real importânica... quanto à filtragem à se bem percebi pode ser insuficiente ou o problema apenas reside na circulação/movimento da água?

Adequiri pelo seu funcionamento extremamente silencioso..

Sem querer abusar pergunto:

Se comprar outro igual é opção ligar em série se juntar uma powerhead?

As substâncias filtrantes em qualquer filtro que seja devem ser mudadas de quanto em quanto?

E já agora qual o filtro idela relação preço/qualidade/silencio, pois a minha esposa tem o sono muuuito leve :)

abraço

Publicado:

...Como o CO2 não mandava sequer uma bolha optei por agitar diáriamente 2 a 3 x.. rápido crescimento de algumas plantas .. mas a poeira auementava principalmente no musgo de java

A água voltou a turvar..

Vivas,

Não seria aqui o problema? Se agitares a mistela de fermentação do CO2 e aquela "nhanha" passar para o áqua envenenas a fauna... e também poderia ser esse esbranquiçado que referes... Verifica, pois é com os nossos erros que aprendemos...

Abraço,

Publicado:

Tive quase todos os sintomas do nosso amigo Thomas! Agua esbranquiçada etc etc, poeira e isso... Era Bacterial Bloom (Explosão de Bactérias).

Resolvi com Nutrafin Bio-Clear (Clarificador Biológico). Dizem que é biológico pois é tratado por enzimas e não químicos.

Abraço

Pedro M.

Publicado:

Vivas,

Não seria aqui o problema? Se agitares a mistela de fermentação do CO2 e aquela "nhanha" passar para o áqua envenenas a fauna... e também poderia ser esse esbranquiçado que referes... Verifica, pois é com os nossos erros que aprendemos...

Abraço,

Caro A. Ferreira

Por isso já substitui o difusor pois aquilo era quase directo quando libertava..

Mas e agora??

Tenho água cristalina, com alguma poeira ainda, com os níveis controlados excepto a amónia que vai subindo estando agora a 1.0..

Espero que estabilize..

nota apenas tenho peixes de limpesa..

3 coridoras

1 plecos anão (assim me venderam)

2 limpa vidros

1 moly balão que safou-se ao "genocidio"

Publicado:

Vivas,

Abraço,

esqueci-me de referir..

adicionei receita do forum e filtro de cigarro no tubo e está a borbulhar umas partículas minusculas que acho serem mais faceis de se dissolverem na água..

Publicado:

boas

amonia a 1 é bastante elevado.

isso só quer dizer que a tua colónia de bactérias não existe , ou não se fixa.

notas muitas partículas em suspensão na agua?

que matérias filtrantes tens?

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas..

Já equilibrou finalmente..

Já está com amónia e nitritos a zero e nitratos entre os 10 e 25 mg/l

Um PH a 7.4 talvez um pouquito alto mas dentro do aceitável

Toca a meter bixarada..

Obrigado mais uma vez a todos

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!