Recommended Posts

Publicado

tenho um aquario de 120cm que montei com a intenção de meter discus mas os discus nunca chegaram porque cheguei a conclusão que não tenho a agua ideal, ainda consegui manter uns tempos o ph 6.5 com tpas de agua engarrafada mas não é comportavel o que tenho agora é um aquario com ph 7.0 e nitratos a 110 ou mais por não fazer tpas a bastante tempo, só lá tenho 4 narizes bebados, 1 neon, 3 ampularias e uma praga de caracois, amanha mesmo vou entregar os peixes a uma loja e dar uma volta naquilo.

o problema é que tou farto de pesquisar e não consigo decidir que especies lá meter, a base de tudo têm que ser a agua da torneira que sai com ph 7.2 mas passado uns dias chega aos 7.8/8.0, sempre gostei mais de peixes da america do sul (ph mais acido) mas com a minha agua não dá e não quero usar quimicos como me sugerem sempre na loja onde vou, resta os gupys, molys etc.. que não era muito do meu agrado ou então os africanos talvez os tanganycas que até gosto dos tropheus mas dizem que são muito agressivos e dificeis de manter...ou seja quero umas coisas, não quero outras chego a conclusão que não sei por onde seguir, existe alguma especie que me esteja a escapar que de para manter num ph 7.8/8.0?

Publicado:

Existem opções que te podem tornar a água mais ácida de uma forma permanente e de forma mais estável. Colocando turfa por baixo do substrato ou dentro do filtro, e folhas de amendoeira (julgo que de carvalho tb funciona), consegues fazer baixar o pH de uma forma controlada só tendo de periodicamente indo removendo as folhas.

Poderá ser a tua última tentativa, mas poderás atingir os objectivos que pensaste para o teu aqua e conseguir ter os peixes que sempre desejaste. Obviamente que caso esta última tentativa não funcione, concordo ctg, não vale a pena andares a despejar químicos para dentro do aquário.

Qualquer das formas, se a água da torneira sai a 7 o repouso dveria baixar-lhe o pH pela libertação de cloro. Se depois de entrar no aquário fica a 8 é pq tens alguma decoração a fazer subir esse valor, verifica alguma decoração que seja á base de calcário. Se não conseguires identificar a outro, tira um amostra de tudo o que tens, coloca vinagre em cima ou sumo de limão, se fizer enfervercencia descobriste o que não pode lá estar para o que queres. Até pq se tiveres pH a 7 já podes colocar Discus.

Outra coisa, apesar de não saber as medidas exactas do teu aqua, 120de frente pode ter muitas litragens diferentes, julgo que esse aquário para discus seja um pouco apertado, será mais adequado talvez para escalares

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)

A tua água dá. Lá por vir com 7.2... Dou-te o exemplo da minha que sai da torneira a 8 e tenho o pH a 6.5 sem fazer TPA's com água de engarrafada.

Para isso tive que investir num substrato que me desse essa condição. Por exemplo, eu tenho o Aqua Soil Africana da ADA e a Power Sand deles. Isto, foi o suficiente para o pH me estabilizar em ácido ou quanto muito ir ao neutro. Outra coisa, é ter Co2... o meu é o sistema da nutrafin mas neste momento, aldrabei-o, é o sistema da Nutrafin mas com Co2 caseiro. Co2, esse que também baixa o pH por si só.

A ADA tem ainda o Amazónia e salvo erro o Malawi, esses dão-te uma queda no pH para mais ácido ainda e de forma repentina, se tiveres lá os peixes eles vão se ressentir.

Digo-te porque já tive o teu problema... desconhecia e falei com quem percebe e explicaram-me tudo o que podia fazer.

EDIT: Podes ver o substrato que falo da ADA pelo meu aquário nas fotos através na minha assinatura. Vê que a minha fauna era peixes de água alcalina como Guppys e Platys e neste momento já tenho Tetra Fantasma para fazer a experiência e têm resultado... Entraram com a água ainda alcalina mas conforme baixei o pH, até cor na zona das guelras ganharam.

Editado por brunofrancisco89

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Publicado:

as medidas do aquario são 120x40x55 cerca de 230lts, dentro do aquario só tenho pantas naturais e areia de silica, tenho o ph 7 atualmente no aquario devido aos nitratos estarem tão altos penso eu, mas de qualquer das maneiras só está a 7 porque á algum tempo não faço tpas. a agua da torneira sai a 7.2 deixo no bidon aberto com o termostato para aquecer a agua á temperatura do aquario e passado un dia está a 7,8/8.0 devido a evaporação do co2 penso eu, se eu fizer as tpas com esta agua o ph do aquario vai naturalmente subir.

Publicado:

Está visto então...

Tens o pH a subir porque a areia de Silica é propensa a isso. É uma matéria alcalina logo, vai-te subir o pH da água lentamente com o passar das horas/dias... Era outro dos aspectos que eu tinha também... Como também podes ver pelo meu aquário... lol Foi a grande transformação e na altura com muita pena minha tive de a retirar.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Publicado:

Está visto então...

Tens o pH a subir porque a areia de Silica é propensa a isso. É uma matéria alcalina logo, vai-te subir o pH da água lentamente com o passar das horas/dias... Era outro dos aspectos que eu tinha também... Como também podes ver pelo meu aquário... lol Foi a grande transformação e na altura com muita pena minha tive de a retirar.

A areia de silica não é alcalina, o que é alcalino é areia de silica com vestígios de calcário que é comum acontecer. Mas não há nada como verificar se é da areia através do teste que indiquei anteriormente

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)

o ph da agua da torneira sobe antes de entrar no aquario ou seja eu tiro a agua da torneira e sai a 7.2 meto num bidon ou num garrafão durante um dia para evaporar o cloro e quando vou medir já está nos 7.8 é para este ph que eu tenho que arranjar peixes, quanto a mudar o substrato só se for para areão de rio porque não tenho €€€ para comprar substrato ADA para encher um aquario deste tamanho. a areia de silica é da branca comprada numa loja de peixes e garantiram-me que não alterava o ph

Editado por _FUZY_
Publicado:

A areia de silica não é alcalina, o que é alcalino é areia de silica com vestígios de calcário que é comum acontecer. Mas não há nada como verificar se é da areia através do teste que indiquei anteriormente

Sim é isso. É o mais comum. Agora de qualidade já podes estar mais à vontade.

Sabes que eu não sou rico e muito menos algum dia pensei em comprar ADA, porque sempre achei carissimo, mas até pela evolução que documentei das fotos, foi um investimento que me fez subir um nível. As plantas agradeceram. Mas sim, percebo perfeitamente e identifico-me.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Publicado:

tenho andado a pesquisar e vou tentar a turfa no filtro, agora não sei é se consigo baixar o suficiente, o que se usa é turfa em granulado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!