rui61 Publicado Fevereiro 28, 2005 Publicado Fevereiro 28, 2005 Olá! Tenho no meu aqua 7 m'bunas e costumo dar so uma refeição diária de flocos próprios para malawis. Acontece que eles mal vêm alguém a aproximar-se do aqua, saem todos dos buracos e ficam junto ao local onde forneço a comida à espera dela!! Será que estão esfomeados ou é mesmo assim?? Qual será a quantidade para este nº de peixes?? Desde já agradeço a ajuda Rui61 PS: Sou inexperiente em ciclídeos!!!
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 28, 2005 Publicado: Fevereiro 28, 2005 Boas Rui Diz-se que um mbuna saudável é um mbuna que parece sempre esfomeado na hora de comer, por isso parece que os teus estão em boas condições. A quantidade de comida a dar só com o tempo é que vais aprender. Uma regra geral é dar quantidade que eles consumam em muito pouco tempo (1 a 2 minutos). Começa por dar muito pouco e depois consuante vais vendo o apetite deles podes aumentar um pouco a dosagem. Atenção à(s) comida(s) que dás. Algumas comidas de ciclideos são para ciclideos africanos carnivoros. Os mbunas, embora na sua maioria omnivoros, devem ter uma dieta mais vegetariana. Não lhes dês coisas como corações de boi ou larvas de mosquito vermelho, são comidas fortes demais para o organismo deles. Procura flocos para peixes vegetarianos. Cá em casa dou aos meus uma panoplia de comidas: - Sera Flora (vegetariana) - Sera Granugreen (vegetariana) - Sera Granumeat (proteína! dou apenas 1 vêz por semana e muito pouco) - Sera Viformo (pastilhas para peixes de fundo, maioritariamente vegetal) - Sera Vitachips (São loucos por esta comida, são também pastilhas para peixes de fundo) Alem destas comidas industriais, os meus peixes têm plantas (valisnérias,anubias e feto de java) no aquário que gostam de comer (as plantas estão lá mesmo para serem comidas por isso não me importa) . Uma vez por semana, ficam à fome para limpar o organismo... nesse dia aparam as valisnérias rentes . Vou sempre variando e tento não lhes dar sempre do mesmo. O objectivo é variar o que comem e não ficar preso a um tipo especifico de comida. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
rui61 Publicado: Fevereiro 28, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2005 Boas Nuno Eu dou comida em flocos vegetariana. Sera bom 1 dia por semana de jejum?? Cumps Rui
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 28, 2005 Publicado: Fevereiro 28, 2005 Na natureza eles não comem todos os dias E não é propriamente jejum... no dia em que não dás comida eles comem as algas das rochas, comem as plantas, etc. Comem coisas naturais que os ajudam a manter vivaços, cheios de apetite e com boas cores. Eu faço isso com os meus... tenho valisnérias com 1m... e tenho algumas ciclicamente aparadas a 1 ou 2 cm de altura nos dias de jejum... Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts