Recommended Posts

Publicado

Boas,

Preciso de uma ajudinha na escolha do melhor tipo de iluminação para um Nano Reef de 100L (60x40x40cm).

Já passei umas horas a ler os imensos tópicos no fórum sobre esse assunto, mas a informação é tanta que acabo por ficar meio confuso.

Seria iluminação para peixes e corais moles, e gostava de manter o orçamento a rondar os 100€ se possível...

Desde já agradeço qualquer tipo de ajuda que me possam dar.

Publicado:

Boas

Eu aconselho-te a por 4 t5 de 24w, porque se mais tarde quiseres corais duros teras iluminação a vontade.

Esta é a minha opinião e vale o que vale senão no minimo 3 t5.

Cumprimentos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Já agora se fosse iluminação 3X24, ou 4X24 qual a combinação ideal de luz?

Quantos interruptores 2?

Abraços

3x 24

2 azuis uma branca

4 x 24

2 azuis

2 brancas

ou

2 azuis

1 branca

1 purple

• 11 meses depois...
Publicado:

Tenho uma dúvida,se me conseguirem esclarecer agradecia..Sendo 4x24 qual será a melhor ordem de colocação das làmpadas?sendo 2 10000k e 2 actínicas..seria melhor de frente para trás,branca,azul,azul,branca..ou branca,azul,branca,azul?

Publicado: (editado)

Boas,

A minha opinião é que deverias apostar nos Leds, por várias razões:

Menor consumo, não precisas de trocar as lampadas de 8 em 8 meses, é mais barato e gastas menos energia.

Duas lampadas Par38 casquilho E27 (casquilho normal com rosca larga) de 36w (12x3W) cada uma. Até corais duros podes colocar, e se não chegar, colocas mais uma lampada e não precisas andar a trocar calhas.

Se quiseres arranjo dessas lampadas a 48€ cada.

Cumprimentos

Miguel Pinho

Editado por miguelpinho
Publicado:

O mal são as medidas do aquário Miguel..80x30x40cm..quantas par dessas precisaria?e há dessas actínicas?

Publicado:

Boas Areias 87

Eu para essas dimensões colocaria 3 spots. Os spots podem ser personalizados eu diria que no teu caso seria cada Spot (4 x 14.000k + 3 Azul 460 + 3 Purple 420 + 1 verde + 1 vermelha) ou então mais simples (4x 14.000k + 4 x Azul 460 + 4 Purple 420)

I-----20cm----I Spot1 I ----- 20cm -----I Spot2 I ----- 20cm ----I Spot3 I ----I 20cm I------I

Seria o ideal porque dava-te mais espaço de manobra para teres corais duros. Mas se quiseres começar colocas dois Spots afastados entre si de 40cm e das potas cada um a 20cm. Neste caso teriam que ficar mais elevados que o Layout de cima, para poderem espalhar mais. Com dois destes spots Par38 podes colocar os corais moles que dá perfeitamente.

Se me deres o teu endereço de e-mail, eu envio-te uma foto de um Spot desses com 2x 14.000k + 4x azul 460 + 6x Purple 420. Este Spot tenho-o na Sump a iluminar dois frags de corais duros. Aí já consegues ver a luz que dá com apenas dois leds brancos (14.000k)

Cumprimentos

Miguel Pinho

Publicado:

Numa altura de 40cm de aquário mais 10 cm de calha não serão lâmpadas demasiado fortes?e a nivel de aquecimento,dá para meter numa calha de inox com 70cm x 30 cm com 6 cm de altura com tampa em acrilico sem o empenar com o calor gerado?já te enviei mp

Publicado:

Caro Areias,

Estas lampadas têm cerca de 20cm de altura e precisam estar no minimo a 20 cm da linha de água. A calha de inox só atrapalha e o aquário devia estar destapado.

Cumprimentos

Miguel Pinho

Publicado:

o aquário está destapado..a calha está preparada para ficar a 10cm do nivel da água..

Publicado:

Boa tarde Sandro,

No que respeita à iluminação dá uma vista de olhos no meu aqua para veres algumas soluções LED: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=182109

Atenção que existem LED´s e LED´s. Preocupa-te mais com os Lumens por watt, do que com os watt por litro.

Abraço

657_3868.png