Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou com um pequeno problema com o meu aquário. Os meus Discus quando se apercebem que eu estou a passar pelo aquário seja para os alimentar ou mesmo por necessidade de ali passar ( está num corredor ), fogem e escondem-se como se estivessem a ver a "LiliCan".

Será do local onde está colocado o aquário ? Agradeço os vossos comentários para solucionar a situação.

PS : Os parametros da agua estão OK e as TPA's são feitas regularmente.

Um Abraço

Nuno

Publicado:

Que eu saiba os Discus stressam-se um bocado por tudo e por nada o que não é bom para eles.

Tens os Discus há muito tempo? Tens muita luz? Tens peixes que os incomodem?

Vlad!

p.s.: não entendo nada de Discus, mas provavelmente alguém te irá perguntar algo do género. É só para adiantar serviço! :lol:

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Boas,

O aquario não tem muita luz cerca de 50 W ( 1 power + 1 aqua ). Plantado com Vallisnerias?? que cortam um pouco de luz, Hygrophyla Polysperma ?? e Echinodorus. Estão acompanhados com 5 Rasbora Arlequim, 20 Cardinais 2 SAE 1 Otto.

Temp 30º

Ph - Algures entre 6 e 7

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 20

Dureza - Muito baixa

Obrigado

Nuno

Publicado:

boas

bem premiero que tudo discus bem anbientados e saudaveis quer estejam num sitio com grande passagem de pessoas ou n ; quer tenham pouca luz ou n ;n deveram fugir de ti e devem ter sp akela atitude de te vir ver e de subirem logo assim que poes a mao na parte de cima do aquario.

pela tua pergunta deduzo que esses discus sao recentes em tua casa por isso eles esconderem se e normal da tempo ao tempo alimentaos bem com algumas vitaminas na comida para os fortalecer, que eles vao acabar por se habituar a ti. se eles sao mm novos ai em casa faz lhes uma desparasitizaçao "just in case".

abraços

abraços

Publicado:

Olá Nuno !!!

Muitas vezes certos pormenores influenciam o stress nos peixes , neste caso os "nossos" Discus de que tanto gostamos que venham comer á mão!

Um aquário ao estar encostado numa parede e não existir nada por trás , nenhum fundo ,os peixes fazem sombras constantes .Basta um dos peixes assustar-se e fugir para os outros seguirem o exemplo, já percebes-te isso . Existem outros exemplos , entendes ! Que tipos de mateiras filtrantes usas ? Certas rezinas podem provocar stress . Vamos é colocar esses DISCUS calminhos

Um abraço sincero

HUGO

Publicado:

Os corredores costumam ser locais com bastante movimento, mas pior que isso é o facto de normalmente serem estreitos e quando alguém passa no corredor passa muito perto do aquário porque o espaço que resta livre deverá ser pouco.

Em termos de altura, o teu aquário deverá estar mais ou menos ao nível da tua cintura quando passas no referido corredor, sendo que os discus costumam-se sentir um pouco mais seguros quanto mais alto se encontra localizado o aquário.

Publicado:

Olá Vlad !!

Pois na verdade essa tua imagem dos discus é aquela que a maior parte dos aquariofilistas , têm ! :D . Até á uns anos era um tabu manter discus ! Hoje em dia esse tabu está desmistificado.O stress existe quando algo não esta bem , a quimica da agua , os seus parametros , alimentação , outros habitantes que podem assustar os discus , filtragem , posição e nivelamento do aquario , etc . Quantas vezes ja montei aquarios de discus em feiras com centenas de pessoas a tocaram nos vidros e estes a não se assustarem ! Participo á 6 anos em campeonatos do mundo de Discus e eles lá estam quetinhos sem stress com milhares de olhos , caras , mãos a passarem á frente , pensam que eles estão stressados ? não ! :roll:

Tira essa imagem de stressados pq só assim estão se nós os deixarmos :idea:

Um abraço

HUGO

Publicado:

concordo com o vitor

este ano por exemplo na exposalao ate ouve alguem que me chamou a atençao de um pequeno pormenor havia discus a fazer desovas mesmo com montes de gente ali a passar e mexer. carros a carregar etc.