O meu aquascaping passo a passo...

Recommended Posts

Mas um filtro desses nao vai criar muito fluxo de agua dentro do aquario??? tipo, eu tenho neons e corydoras e ja li em varios sitios que estes peixes gostam de aguas mais calmas. certo? atençao k este é o meu primeiro aquario e sou um principiante....

Quanto as luzes isto nao chega? http://crystalred.eu/produto/1814/jad-pl-500/ o aquario nao é muito alto, so tem 30 cm de altura.

Achas este filtro porreiro: http://crystalred.eu/produto/381/eheim-liberty-2042/

Partilhar nas redes sociais

As corydoras até gostam de corrente. As minhas adoram. Os neons tens razão mas eles vão escolher as áreas menos "turbulentas" do aquário. Ter fauna é complicado, ter flora é complicado. Ter as duas coisas juntas é uma questão de compromisso.

Quanto às luzes... já te tinha dito a minha opinião. 24W não é suficiente. O teu aquário pode ser "baixinho" mas o que vai acontecer é que a parte frontal e posterior vai ficar na sombra porque a luz não se espalha a 180 graus. Para conseguires resolver o problema, vais ter que subir a luminária e lá se foi o factor "baixinho"... continuas a insistir em pouca luz. Porquê? Dinheiro não é de certeza que, por exemplo, na Wate[r]evolution tens uma calha de 60cm de 48W pelo mesmo preço da de 24W que acabaste de mostrar? Não estou a perceber?

Em relação ao filtro é a mesma coisa. Esses de mochila têm capacidade para dar conta da carga biológica mas não os considero capazes de fazer circular a água decentemente num aquário "plantado" desse tamanho. Pelo menos o que tenho aqui (2041) é claramente insuficiente em gerar corrente no meio da tenellus ou da lilaeopsis. Mas é o que também já disse várias vezes... é apenas a minha opinião. Pensa só que se estes filtros de mochila fossem tão bons e capazes como os filtros externos, porque é que custam 2 ou 3 vezes menos e levam um décimo das matérias filtrantes de um filtro externo?

Abraços

Tony

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Eu so conheço aquela loja online da especialidade, enviei agora um mail a varias lojas incluindo a aquoporto que tenho visto falarem muito bem dessa loja e vou ver o k eles tem e depois vejo, mas vou seguir o teu conselho.

entao k filtro aconselhas? manda aí um ou 2 para ver....

Então se tens que fazer compromissos com material, faz compromisso com as plantas também e problema resolvido.

Quanto a filtros... tens o eheim ecco pro 130, eheim 2213, jbl Cristal profi e70,etc, etc,etc

Em relação a essa história do "ideal para aquários até..." pois depende do tipo de aquário não é? O que tu queres não é um aquário só com peixes mas sim um plantado. Há requisitos comuns mas há diferenças. Mesmo dentro dos "com plantas" ou "plantados" há diferenças abismais. Agora se juntares a isso o facto de que os fabricantes consideram como mínimo aceitável 3 x a litragem do aquário como débito, vês logo que há ai filtros que vão ser claramente insuficientes.

Claro que um filtro externo é mais caro que um de mochila... volta a perguntar, porquê é que tu achas que é?

(entre um filtro bom e umas luzes boas, eu ia sempre primeiro pelo filtro bom. As luzes... epa, nem que metas lá 5 holofotes caseiros ou uma data de PLL para desenrascar durante os tempos.... mas o filtro... podes ter todas as luzes do mundo mas se os nutrientes e CO2 não te chegar a determinadas zonas do teu aquário, as tuas plantas não vão desenvolver. Pior ainda, zonas muito paradas acabam por ter pouco oxigênio e as bactérias anaeróbicas vão começar a desenvolver-se ai... é só dores de cabeça.

Abraços

Tony

Ps: a luminária que eu estava a falar é esta: http://www.wate-r-evolution.com/shop/iluminarias/262-sunsun-iluminaria-dupla.html

não é o melhor que há por ai mas certamente o suficiente para o que tu queres (indo pelos mínimos que isso faz pouco mais de 0.5W/litro para o teu)

Editado por TonyCh

_________

okis. vou ver 2ª feira o k eles tem na aquoporto e k preços fazem, mas estive aki a ver e onde tenho o aquario nao da para por um externo sem ficar á mostra com as mangueiras e isso e vou para um de cascata, por muito k m custe tem k ser. nao sou so eu k mando ca em casa. :(

Bem o filtro ja esta decidido, vou para este:http://crystalred.eu/produto/381/eheim-liberty-2042/

Quanto á lumaria vou construir uma caixa identica a esta: http://sites.google.com/site/aquaristikedge/technik/beleuchtungsumbau-7er-spot, mas nao vou usar leds, tou a pensar usar duas ou tres lampadas destas: http://crystalred.eu/produto/1250/aqualight-t5-10-000-k-24-w/ ou destas http://crystalred.eu/produto/1444/blau-aquaristic-t5-6-500-k-24-w/, vou deixar um espaço na tal caixa para caso necessite de colocar uma ou duas ventoinhas para refrigeraçao das lampadas..

K lampadas devo colocar na tal box k vou construir?

Abraços

Boas pessoal,

Hoje fui á aquoporto, comprei um filtro e a primeira lampada, tudo aconselhado pelo Sr Fernando que é uma pessoa 5*, trouxe umas pedrinhas e um tronco k ja vai dar outro aspecto ao aquario. vou postar umas fotos para verem.

http://img99.imageshack.us/img99/8514/230420121378.jpg

http://img254.imageshack.us/img254/273/230420121377.jpg

Abraços

eu tb queria esse mas fiquei hoje a saber k a ehein esta a retirar os produtos do mercado... nao m disseram o motivo mas disseram-m isso, eu nem pensei duas vezes... s depois avaria ou s precisa-se de alguma peça especifica para o filtro ia-me ver á nora para arranjar. agora esta feito... ;)

mas fiquei hoje a saber k a ehein esta a retirar os produtos do mercado

Violaste a regra nº 8 da Aquariofilia. "Nunca fumar um charro antes de ir comprar qualquer coisa". Também me parece que violaste a regra nº 37: "Nunca acreditar no que se ouve sem confirmar por outras fontes. Especialmente quando sob o efeito de estupefacientes."

Agora a sério... Mas tu lês o que escreves? A Eheim a retirar os produtos do mercado?? Tinha que haver uma coisa muita mal com UM produto para ela recolhê-lo. Nunca iria retirar TODOS os produtos. E se estás a sugerir falência, mas qual a empresa à falência que retira produtos do mercado? (Custos de remoção). Além disso, antes da eheim falir, hão de falir muitas outras antes dela. Estás só a falar de um dos maiores grupos de empresas à nivel mundial em termos de tecnologia para aquariofilia. Fundada há mais de 60 anos na Alemanha. Achas que o pessoal aqui não saberia se a Eheim estivesse às portas da morte? Mesmo que estivesse, a quantidade de peças sobressalentes que existem no mercado e tendo em conta a frequência com a qual avariam, tens peças para 100 anos de vida de um filtro deles.

Esta conversa faz-me lembrar uma conversa que tive, há algum tempo com um colega do aeromodelismo sobre motores de aviões. Todos nós dissemos para ele ir à loja comprar um O.S (o rolls royce dos motores de avião) e o fulano lá foi e voltou com um Magnum (chinesisse). Quando perguntamos porquê, ele disse que foi o Vendedor que o aconselhou porque a O.S. estava quase na falência e que os motores não prestavam mas que os Magnums é que eram bons... eu só perguntei, o vendedor tinha algum O.S. para te vender? Resposta: "Ah... não... só tinha Magnums"... DUUUHHH.

Claro que mesmo que tivesse O.S., a margem de lucro da Magnum deve ser bem superior à da O.S.

Enfim.

Desculpa lá o desabafo mas não tens melhoras.

Abraços

Tony

_________

Boas.

Mas my friend, nao fales só pq tens k falar, disseram-m isso na aquoporto, na ornimundo do arrabida shopping e na biozoo do gaiashopping, s m tivessem dito numa so loja ainda ficava na duvida, agora em 3 no mesmo dia é coincidencia a mais nao???

Ps: Vai fumar uns senao ainda t saltam as orbitas por causa do stress... ;)

Abraço

Caro Diogo

Quando coloca dúvidas ou questões num fórum público, tem que contar com respostas/opiniões/comentários dos outros membros, sejam estes de acordo, ou não com as suas ideias e/ou posições defendidas.

Concordo que esteja na hora de fumar alguns porque isto já me está a provocar azia no estômago. Mesmo admitindo que todas essas lojas que consultou estão corretas e eu estou errado, continua a valer o conselho que eu e outros lhe deram. Não me interessa minimamente se é um eheim, um JBL, um Fluval, um Sera ou até um SunSun. O ideal para esta montagem (e na minha humilde opinião a qual tenho direito) é um filtro externo com capacidade suficiente para dar conta não só da carga biológica mas também em gerar corrente suficiente para distribuir os nutrientes, o CO2 e até retirar os detritos e outras sujidades que se vão acumulando.

Se o Diogo preferir continuar na sua e adquirir (como já o fez) um filtro de mochila (que por natureza até são bons para aquários comuns) de uma marca branca com um débito máximo (sem matérias filtrantes) de 300Lts hora, então está completamente por sua conta. Fartei-me de lhe dizer que o mínimo aceitável era 400-500lts hora de um filtro externo. Nem sequer tem que acreditar em mim, basta fazer uma pesquisa rápida pelo fórum para ver quais os mínimos aceitáveis... E depois está à espera do quê? Que lhe diga que fez ótima compra?

Quanto à lâmpada que adquiriu, digo-lhe o mesmo. Essa lâmpada só lhe vai servir se comprar mais 3. Uma não dá nem para manter uma anúbia de jeito.

Desejo-lhe muita sorte para o seu novo hobby. Duvido que se mantenha, nestas condições até ao verão mas como sou otimista, faço-lhe uma proposta. Se, por acaso, se mantiver neste passatempo, por favor, no dia 30 de Dezembro deste ano, coloque aqui o setup completo do seu aquário, fotos do estado e diga-me honestamente a sua opinião sobre tudo o que foi dito neste tópico.

Até lá, mais uma vez, boa sorte

Abraços

Tony

_________

Só para corroborar a história do tony.

Eu tenho um plantado de 10L e uso um Eheim liberty 100 que debita 380L/h. Está sempre no máximo... São 38x o volume do aqua...

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Fazemos assim, se por volta dessa altura estiveres interessado em ver o meu aquario envia-m um email e vens ca a casa ve-lo podes tirar as fotos, fazer testes á agua e aos peixes. nao m estragues é nada....

controlle5@gmail.com...

Fui a ultima mensagem k fiz neste forum...

É muito adulto fugir com o rabo entre as pernas não haja dúvida.

@Gmmartins

Obrigado. Já tive um de 150lts para 5 litros e comprei agora um liberty 150 (570lts/h) para um de 20L mais ou menos (dependendo do que o meu puto escolher)

Voltando para o Diogo

Eu não tenho interesse em ir bem até ao Porto ver o seu aquário. Aliás, pelos parâmetros que acabou de nos dar, nem deve haver fauna nessa altura (a não ser que compre mais animais para torturar). Ninguém o obriga a nada. Faça como entender mas não me venha cá convencer de que as suas escolhas é que são as certas.

alguém sabe onde é que termino o seguimento do tópico?

Abraços

Tony

_________

Bom...mais um exemplo do que não se deve fazer...

Tony: por baixo do título do tópico e antes do texto, tens a info de mudar de pág do lado esquerdo e tens o ícone para deixar de seguir o tópico do lado direito da página

Abraços,

--

Marco Costa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!