Recommended Posts

Publicado (editado)

DIY iluminacao de Led’s

Saudacoes do outro lado do atlantico, em primeiro lugar gostaria que perdoassem o meu portugues que esta um bocadito enferrujado mas de qualquer das formas tentarei fazer o meu melhor.

Gostaria de deixar aqui o meu projecto (actualmente concluido) de uma calha de led’s que decidi fazer porque existe uma diferenca de preco brutal entre uma calha comprada no Mercado e fazendo uma.

Decidi por maos a obra e comecei pro adquirir todos os materiais necessarios, alguns comprados localmente (basicamente o aluminio para estrutura/dissipadores) mandei vir do ebay todos os outros components (Leds/Cola termica para os memsmos)

Demorei cerca de 4 semanas a adquirir todos os materiais gastando um total de $135 canadianos (105 euros)

2X varas de aluminio em forma de H -$10

4X dissipadores -$40

Composto Termico (cola) -$12

30X Led 7500k Brancos 3W - $35

10X Led 10000k Brancos(Cold White) 3W - $18

10x Led Azuis 3W - $12

8X Led Azuis 1W - $8

Comecei entao o processo de montagem comecando por colocar duas varas de aluminio aparafusadas por baixo directamente ao disssipador e fechando as pontas com dois pedacos da mesma barra(onde por baixo desse pedacos coloquei umas borrachas fazendo de pes).

Distribui da melhor forma os leds para espalhar uma luz uniforme e nao muito saturada de azul, colado os mesmos e deixando o composto termico curar 24horas, proxima fase seria as ligacoes decidi usar umas fonte de alimentacao de Pc para alimentar os leds aproveitando o circuito de 12volts e ligacoes de leds em conjuntos de 3.

Para as luzes de Moonlight usei um carregador de laptop com uma saida suficiente para alimentar os 8 leds de 1W.

Depois de algumas horas de soldaduras e acabamentos ai esta o resultado.

Um abraco

Sintrillium

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Calha

BarraAluminio.jpg

Disssipador

Dissipador.jpg

Em vias de...

Calha.jpg

Por Baixo

Porbaixo.jpg

Moonlight

Moonlight.jpg

Antes com Fluorescentes

IluminacaoFlourescente.jpg

Depois Com LEDs

IluminacaodeLeds.jpg

Topo.jpg

Topo2

Topo3.jpg

Topo 3

Topo2.jpg

Editado por sintrillium
Publicado:

Antes de mais, tens um português escrito numa forma invejável! :)

Gostei imenso do teu projecto. Pelas imagens que colocaste ficou 5 estrelas!

Se tiveres, coloca mais fotos de forma a podermos perceber como fizeste as coisas na parte da calha que fica virada para o tecto.

Já agora, compraste os leds numa loja física ou online?

Publicado:

Se tiveres, coloca mais fotos de forma a podermos perceber como fizeste as coisas na parte da calha que fica virada para o tecto.

Os Leds vieram do ebay, foi onde os encontrei mais baratos.

Publicado:

Os Leds vieram do ebay, foi onde os encontrei mais baratos.

Publicado:

muito bom sim senhor.

Fiquei com impressão que não tens ventoinhas nos dissipadores, será que os leds não irão aquecer demais devido a isso?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Publicado:

nao, nao tem ventoinhas derivado aa dimensoes dos dissipadores tais nao sao neccessarias.

pondo a mao neles estao quentes sim mas nao ao ponto de queimar

Publicado:

nao, nao tem ventoinhas derivado aa dimensoes dos dissipadores tais nao sao neccessarias.

pondo a mao neles estao quentes sim mas nao ao ponto de queimar

Realmente a minha preocupação foi mesmo o facto de eles aquecerem de mais e queimarem hehe

Esta explicado :thumbup3:

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

• 2 meses depois...
Publicado:

Boa tarde, Realmente para uma boa calha mas tenho uma duvida...

Os leds não têm proteçao para que a agua (que vai evapurando), isto nao os danifica? e' o meu unico se não a fazer uma coisa parecida. Podes-me exclarecer este ponto?

cumprimentos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boa tarde, Realmente para uma boa calha mas tenho uma duvida...

Os leds não têm proteçao para que a agua (que vai evapurando), isto nao os danifica? e' o meu unico se não a fazer uma coisa parecida. Podes-me exclarecer este ponto?

cumprimentos

Se reparares o aquario que tenho tem tampas, impede qualquer tipo de condencacao na calha.

• 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boas... Posso pedir-te mais uns detalhes?

As dimensões da calha e dos dissipadores?

Quantos LEDs colocaste por dissipador e se a temperatura é suportável...

os dissipadores medem 22cm X 15cm X 3cm

tendo instalados 14 leds em cada em relacao a temperatura

dos mesmos nunca cheguei a medir mas direi entre os 45/55 graus

e um calor suportavel quando se toca.

Editado por sintrillium

Parecem-me temperaturas muito boas para a relação LED/área...

Qual a temperatura ambiente normal aí em casa?

Qual o tamanho do vidro da tampa? Sentes que perdes muita luz reflectida?

a temperatura dentro de casa ronda os 23 graus, em relacao ao vidro sao duas tampas separadas

que o aquario usa tendo uma espessura de 5mm a nivel de reflexao existe uma ligeira perca mas nada de especial.

Editado por sintrillium

Como tens a calha apoiada no aquário? Só pousada? Não dá para ver bem nas fotos...

sim apenas pousada apoiada em 4 pes de borracha nas pontas e assente num pequeno bloco de plastico no meio

IMG_1153.jpg

IMG_1152.jpg

IMG_1151.jpg

Editado por sintrillium
Publicado:

Já agora, os controladores e as fontes para os leds?

estao ligados a uma fonte de alimentacao de pc na linha de 5V e de 12V

:) essa nunca tinha ouvido...

Consegues ligar a fonte sem estar ligada numa motherboard?

Ou tens mesmo fios desviados do pc?

a fonte de alimentacao pode ser ligada quando o fio verde e ligado a um dos pretos, ou seja o fio verde tem de receber um sinal negativo para funcionar

isso faz com que a fonte de alimentacao entre em funcionamento fornecendo 5V+ e 12V+ nos fios vermelhos e amarelos, alem disso tem a vantagem de se houver um curto-circuito a fonte de alimentacao interrompe de imediato o funcionamento.

(NUNCA, MAS NUNCA efectuar este loop com a fonte de alimentacao ligada na motherboard, pois ira danificar o sistema de alimentacao na motherboard.)

eu usei uma fonte de 450W que tinha, foi retirada dum pc antigo abri a fonte e retirei todo o excesso de fios e puxando para fora apenas os que iria usar, o loop foi feito na placa dentro da fonte em si.

atxpinout.gif

Editado por sintrillium
Publicado:

Entao tens 3 circuitos em paralelo a sair da fonte com as LEDs ligadas em serie, é isso?

Quase todos os Leds que vi funcionam a 3/3.7V... Como consegues ligar a 5 ou 12V?

series de 2 leds no circuito de 5V para as moonlights, e series de 3 leds para o circuito de 12V.

Publicado:

E os LEDs são 12V?

nao, os leds sao de 3.7V os 12V da fonte de alimentacao sao distribuidos pelos 3 leds derivado a estarem ligados em serie.

ou seja 4V+4V+4V=12V , o circuito de 5v como e ligado aos leds de moon light que nao requer muita potencia de luz ligei series de 2 leds,

2.5V+2.5V=5V.