sintrillium Publicado Abril 13, 2012 Publicado Abril 13, 2012 (editado) DIY iluminacao de Led’s Saudacoes do outro lado do atlantico, em primeiro lugar gostaria que perdoassem o meu portugues que esta um bocadito enferrujado mas de qualquer das formas tentarei fazer o meu melhor. Gostaria de deixar aqui o meu projecto (actualmente concluido) de uma calha de led’s que decidi fazer porque existe uma diferenca de preco brutal entre uma calha comprada no Mercado e fazendo uma. Decidi por maos a obra e comecei pro adquirir todos os materiais necessarios, alguns comprados localmente (basicamente o aluminio para estrutura/dissipadores) mandei vir do ebay todos os outros components (Leds/Cola termica para os memsmos) Demorei cerca de 4 semanas a adquirir todos os materiais gastando um total de $135 canadianos (105 euros) 2X varas de aluminio em forma de H -$10 4X dissipadores -$40 Composto Termico (cola) -$12 30X Led 7500k Brancos 3W - $35 10X Led 10000k Brancos(Cold White) 3W - $18 10x Led Azuis 3W - $12 8X Led Azuis 1W - $8 Comecei entao o processo de montagem comecando por colocar duas varas de aluminio aparafusadas por baixo directamente ao disssipador e fechando as pontas com dois pedacos da mesma barra(onde por baixo desse pedacos coloquei umas borrachas fazendo de pes). Distribui da melhor forma os leds para espalhar uma luz uniforme e nao muito saturada de azul, colado os mesmos e deixando o composto termico curar 24horas, proxima fase seria as ligacoes decidi usar umas fonte de alimentacao de Pc para alimentar os leds aproveitando o circuito de 12volts e ligacoes de leds em conjuntos de 3. Para as luzes de Moonlight usei um carregador de laptop com uma saida suficiente para alimentar os 8 leds de 1W. Depois de algumas horas de soldaduras e acabamentos ai esta o resultado. Um abraco Sintrillium -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Calha Disssipador Em vias de... Por Baixo Moonlight Antes com Fluorescentes Depois Com LEDs Topo Topo2 Topo 3 Editado Abril 13, 2012 por sintrillium
Paulo Lisboa Publicado: Abril 13, 2012 Publicado: Abril 13, 2012 Antes de mais, tens um português escrito numa forma invejável! Gostei imenso do teu projecto. Pelas imagens que colocaste ficou 5 estrelas! Se tiveres, coloca mais fotos de forma a podermos perceber como fizeste as coisas na parte da calha que fica virada para o tecto. Já agora, compraste os leds numa loja física ou online? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
sintrillium Publicado: Abril 13, 2012 Autor Publicado: Abril 13, 2012 Antes de mais, tens um português escrito numa forma invejável! Gostei imenso do teu projecto. Pelas imagens que colocaste ficou 5 estrelas! Se tiveres, coloca mais fotos de forma a podermos perceber como fizeste as coisas na parte da calha que fica virada para o tecto. Já agora, compraste os leds numa loja física ou online? Os Leds vieram do ebay, foi onde os encontrei mais baratos.
sintrillium Publicado: Abril 13, 2012 Autor Publicado: Abril 13, 2012 Antes de mais, tens um português escrito numa forma invejável! Gostei imenso do teu projecto. Pelas imagens que colocaste ficou 5 estrelas! Se tiveres, coloca mais fotos de forma a podermos perceber como fizeste as coisas na parte da calha que fica virada para o tecto. Já agora, compraste os leds numa loja física ou online? Os Leds vieram do ebay, foi onde os encontrei mais baratos.
sintrillium Publicado: Abril 13, 2012 Autor Publicado: Abril 13, 2012 peco desculpas pelo post duplicado
Carlos Pacheco Publicado: Abril 14, 2012 Publicado: Abril 14, 2012 muito bom sim senhor. Fiquei com impressão que não tens ventoinhas nos dissipadores, será que os leds não irão aquecer demais devido a isso? [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]
sintrillium Publicado: Abril 15, 2012 Autor Publicado: Abril 15, 2012 nao, nao tem ventoinhas derivado aa dimensoes dos dissipadores tais nao sao neccessarias. pondo a mao neles estao quentes sim mas nao ao ponto de queimar
Carlos Pacheco Publicado: Abril 15, 2012 Publicado: Abril 15, 2012 nao, nao tem ventoinhas derivado aa dimensoes dos dissipadores tais nao sao neccessarias. pondo a mao neles estao quentes sim mas nao ao ponto de queimar Realmente a minha preocupação foi mesmo o facto de eles aquecerem de mais e queimarem hehe Esta explicado [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]
dcc Publicado: Julho 13, 2012 Publicado: Julho 13, 2012 Boa tarde, Realmente para uma boa calha mas tenho uma duvida... Os leds não têm proteçao para que a agua (que vai evapurando), isto nao os danifica? e' o meu unico se não a fazer uma coisa parecida. Podes-me exclarecer este ponto? cumprimentos
sintrillium Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Boa tarde, Realmente para uma boa calha mas tenho uma duvida... Os leds não têm proteçao para que a agua (que vai evapurando), isto nao os danifica? e' o meu unico se não a fazer uma coisa parecida. Podes-me exclarecer este ponto? cumprimentos Se reparares o aquario que tenho tem tampas, impede qualquer tipo de condencacao na calha.
eXistenZe Publicado: Agosto 12, 2012 Publicado: Agosto 12, 2012 Boas... Posso pedir-te mais uns detalhes? As dimensões da calha e dos dissipadores? Quantos LEDs colocaste por dissipador e se a temperatura é suportável... O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
sintrillium Publicado: Agosto 16, 2012 Autor Publicado: Agosto 16, 2012 (editado) Boas... Posso pedir-te mais uns detalhes? As dimensões da calha e dos dissipadores? Quantos LEDs colocaste por dissipador e se a temperatura é suportável... os dissipadores medem 22cm X 15cm X 3cm tendo instalados 14 leds em cada em relacao a temperatura dos mesmos nunca cheguei a medir mas direi entre os 45/55 graus e um calor suportavel quando se toca. Editado Agosto 16, 2012 por sintrillium
eXistenZe Publicado: Agosto 16, 2012 Publicado: Agosto 16, 2012 Parecem-me temperaturas muito boas para a relação LED/área... Qual a temperatura ambiente normal aí em casa? Qual o tamanho do vidro da tampa? Sentes que perdes muita luz reflectida? O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
sintrillium Publicado: Agosto 16, 2012 Autor Publicado: Agosto 16, 2012 (editado) Parecem-me temperaturas muito boas para a relação LED/área... Qual a temperatura ambiente normal aí em casa? Qual o tamanho do vidro da tampa? Sentes que perdes muita luz reflectida? a temperatura dentro de casa ronda os 23 graus, em relacao ao vidro sao duas tampas separadas que o aquario usa tendo uma espessura de 5mm a nivel de reflexao existe uma ligeira perca mas nada de especial. Editado Agosto 16, 2012 por sintrillium
eXistenZe Publicado: Agosto 16, 2012 Publicado: Agosto 16, 2012 Como tens a calha apoiada no aquário? Só pousada? Não dá para ver bem nas fotos... O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
sintrillium Publicado: Agosto 16, 2012 Autor Publicado: Agosto 16, 2012 (editado) Como tens a calha apoiada no aquário? Só pousada? Não dá para ver bem nas fotos... sim apenas pousada apoiada em 4 pes de borracha nas pontas e assente num pequeno bloco de plastico no meio Editado Agosto 16, 2012 por sintrillium
eXistenZe Publicado: Agosto 16, 2012 Publicado: Agosto 16, 2012 Já agora, os controladores e as fontes para os leds? O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
sintrillium Publicado: Agosto 16, 2012 Autor Publicado: Agosto 16, 2012 Já agora, os controladores e as fontes para os leds? estao ligados a uma fonte de alimentacao de pc na linha de 5V e de 12V
eXistenZe Publicado: Agosto 16, 2012 Publicado: Agosto 16, 2012 essa nunca tinha ouvido... Consegues ligar a fonte sem estar ligada numa motherboard? Ou tens mesmo fios desviados do pc? O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
sintrillium Publicado: Agosto 17, 2012 Autor Publicado: Agosto 17, 2012 (editado) essa nunca tinha ouvido... Consegues ligar a fonte sem estar ligada numa motherboard? Ou tens mesmo fios desviados do pc? a fonte de alimentacao pode ser ligada quando o fio verde e ligado a um dos pretos, ou seja o fio verde tem de receber um sinal negativo para funcionar isso faz com que a fonte de alimentacao entre em funcionamento fornecendo 5V+ e 12V+ nos fios vermelhos e amarelos, alem disso tem a vantagem de se houver um curto-circuito a fonte de alimentacao interrompe de imediato o funcionamento. (NUNCA, MAS NUNCA efectuar este loop com a fonte de alimentacao ligada na motherboard, pois ira danificar o sistema de alimentacao na motherboard.) eu usei uma fonte de 450W que tinha, foi retirada dum pc antigo abri a fonte e retirei todo o excesso de fios e puxando para fora apenas os que iria usar, o loop foi feito na placa dentro da fonte em si. Editado Agosto 17, 2012 por sintrillium
eXistenZe Publicado: Agosto 17, 2012 Publicado: Agosto 17, 2012 Entao tens 3 circuitos em paralelo a sair da fonte com as LEDs ligadas em serie, é isso? Quase todos os Leds que vi funcionam a 3/3.7V... Como consegues ligar a 5 ou 12V? O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
sintrillium Publicado: Agosto 18, 2012 Autor Publicado: Agosto 18, 2012 Entao tens 3 circuitos em paralelo a sair da fonte com as LEDs ligadas em serie, é isso? Quase todos os Leds que vi funcionam a 3/3.7V... Como consegues ligar a 5 ou 12V? series de 2 leds no circuito de 5V para as moonlights, e series de 3 leds para o circuito de 12V.
eXistenZe Publicado: Agosto 18, 2012 Publicado: Agosto 18, 2012 E os LEDs são 12V? O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
sintrillium Publicado: Agosto 18, 2012 Autor Publicado: Agosto 18, 2012 E os LEDs são 12V? nao, os leds sao de 3.7V os 12V da fonte de alimentacao sao distribuidos pelos 3 leds derivado a estarem ligados em serie. ou seja 4V+4V+4V=12V , o circuito de 5v como e ligado aos leds de moon light que nao requer muita potencia de luz ligei series de 2 leds, 2.5V+2.5V=5V.
eXistenZe Publicado: Agosto 19, 2012 Publicado: Agosto 19, 2012 De facto eletricidade não é comigo... Os moonlight são aquelas 8 leds azuis da foto, certo? O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
Recommended Posts