Dino Miranda Publicado Abril 11, 2012 Publicado Abril 11, 2012 Nome: Dino Concelho:: Mafra Idade: 25 Setup do Aquário: Aquario: Aquatlantis Elegante 120*40*60 Filtro externo: JBL e1500 Termostato: Tecatlantis EASYLIM 300W Iluminação: 2 t5 Substrato: areia de silica Flora: VAlisnérias, anubias, tronco.. Fauna: 10 Neons 2 botia palhaço 5 corydoras 2 Escalares 6 Discus Temperatura: 29 PH: 6 Boas.. O aquario ainda não esta montado.. tou a espera que o entreguem... Aceito sugestões/ajuda.. Duvidas: 1 -Que substrato usar para as plantas? ja vi 3 mas não sei qual o melhor custo/proveito.. ellos bottom mineral, JBL MANADO e Sera floradepot... A minha ideia e fazer um plantado central no aquario.. dizem que a areia de silica nao e boa para plantas.. acham que na zona central coloque uma granolometria maior nesta parte? 2 - Tenho um filtro de um aquario de 60cm que irei desactivar.. um fluval 105.. acham boa ideia/proveito também o ligar? 3 - 1 termoestato basta? 4 - Que acham da Fauna e sua quantidade? 5 - Flora: não percebo muito de plantas.. que sugerem para discus? 6 - Vou agora montar no prox. fds o aquario e manter sem peixes durante 3 semanas e fazer tpa semanal de 20% Citar
Fábio.Silva Publicado: Abril 14, 2012 Publicado: Abril 14, 2012 (editado) Duvidas: 1 -Que substrato usar para as plantas? ja vi 3 mas não sei qual o melhor custo/proveito.. ellos bottom mineral, JBL MANADO e Sera floradepot... A minha ideia e fazer um plantado central no aquario.. dizem que a areia de silica nao e boa para plantas.. acham que na zona central coloque uma granolometria maior nesta parte? Eu aconselho Elos, foi o que eu utilizei, mas tem um custo elevado, assim como todos os produtos Elos. 2 - Tenho um filtro de um aquario de 60cm que irei desactivar.. um fluval 105.. acham boa ideia/proveito também o ligar? Na minha opinião o JBL e1500 é mais que suficiente, para esse aquario. 3 - 1 termoestato basta? Um de 300W é o suficiente, mas se quiseres gastar menos luz, compra dois de 200W, aquece mais rápido a agua e se um avariar sempre tens o outro. 4 - Que acham da Fauna e sua quantidade? Nunca tive discus e escalares juntos, mas li algures que não é aconselhável! 5 - Flora: não percebo muito de plantas.. que sugerem para discus? Os discus gostam de zonas de sombra, ou seja, plantas de folha larga, echinodorus bleheri e uma boa aposta, uma Nymphea Lotus, também. os discus não gostam que andem sempre a mexer no aquario, e para isso aconselho a plantas que exigam pouca manutenção e crescimento lento, para que não se esteja sempre a podar. 6 - Vou agora montar no prox. fds o aquario e manter sem peixes durante 3 semanas e fazer tpa semanal de 20% Deixa repousar uma mês no minimo, mas se tens outro aquario vai fazendo as TPA's do mais pequeno e vai metendo neste sempre ajuda a criar bacterias. Cuidado com os troncos que utilizas, o tronco é considerado hardscape e não como flora, como metes-te. Dependendo do que queres colocar a iluminação ira variar. mas para manter um bom plantado, pelo menos 0.8W/L Abraços Editado Abril 14, 2012 por Fábio.Silva Citar
Dino Miranda Publicado: Abril 15, 2012 Autor Publicado: Abril 15, 2012 Alguem tem um filtro JBL e1500?? O meu acho que esta a fazer um bocado de barulho a mais.. espero... Citar
Dino Miranda Publicado: Abril 15, 2012 Autor Publicado: Abril 15, 2012 Primeira imagem... n tem mt qualidade.. tlm.. Citar
Filipa Branco Publicado: Abril 19, 2012 Publicado: Abril 19, 2012 Olá Dino, Também eu me estou a aventurar pela primeira vez no fantástico mundo dos discus. Segundo percebo, os Discus não carecem de plantas muito exigentes, eu por exemplo optei por colocar substrato inerte (areia de sílica), e tenho valisnérias, anúbias e echinodorus. O meu post é http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190277 Respondendo às tuas questões (ou pelo menos tentando partilhar o meu parco conhecimento): 1- Tens de decidir se queres um aquário muito plantado ou não. Estás a utilizar areia de sílica? 2- O teu aquário tem cerca de 280 litros brutos, e os filtros devem ter, pelo menos, 5x a litragem do teu aquário, mas segundo o que percebi, filtragem nunca é demais 3- Discus e escalares não é boa ideia, até porque, para além de serem peixes com personalidades diferentes, são muitos peixes para a tua litragem. Deves optar por uma das espécies. O teu aquário está no bom caminho, mas não percebo o que tens do lado direito do aquário. cumps Citar
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Publicado: Abril 21, 2012 Primeira coisa que me chama a atenção. Aproveita o tempo de maturação do aquario para como o musgo de Java ires almofadando algumas arestas mais afiadas do tronco para evitares que algum peixe (principalmente os futuros discus) se possa magoar neles Citar
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Publicado: Abril 21, 2012 Ah e dois termóstatos é mais aconselhável para que os coloques um de cada lado equilibrando assim o aquecimento da agua Citar
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Publicado: Abril 21, 2012 Obrigado pela ajuda! ja coloquei em alguns.. tenho que comprar mais.. Citar
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Publicado: Abril 21, 2012 em relação aos termostatos tenho um em cada canto. hoje deparei me foi com o Ph a 8 :s Ja coloquei umas gotas e fiz uma tpa Citar
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Publicado: Abril 21, 2012 Nao deves usar químicos alguns para ajustar o ph. São nocivos ao Aqua e tornam o ph instável que é pior ainda que o ph errado Citar
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Publicado: Abril 21, 2012 Existem inúmeros métodos naturais de alterar o ph e além disso se o ph esta errado deves primeiro procurar a razão disso Citar
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Publicado: Abril 21, 2012 humm... que aconselhas?? muitas TPa's??? a minha agua de torneira tinha PH 7.. com as pedras deve ter aumentado.. agora tenho feito tpa com agua de garrafao... Citar
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Publicado: Abril 21, 2012 Como se testam as pedras? as pedras de eu tenho sao da praia.. antes de colocar no aquario fervi... a unica coisa que nao fervi foi o tronco Citar
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Publicado: Abril 21, 2012 semanalmente tambem tenho feito o Nutrafin cycle.. tambem achas mal? Citar
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Publicado: Abril 21, 2012 As pedras testa com vinagre. Desfazes um pouco cuidadosamente com um prego e se borbulhar tem calcário e nao pode ir para o Aqua. O cycle nao faz mal, pois é apenas um concentrado de Aceleração do ciclo do aquario Citar
Eliezer costa Publicado: Abril 21, 2012 Publicado: Abril 21, 2012 se a pedra é da praia muito certamente é ela a subir-te o pH mas retia-a do aqua e adiciona-lhe vinagre ou sumo de limão... o tronco foi comprado? Citar Eliezer "The end of the world"
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Publicado: Abril 21, 2012 SIm... das fotos tiradas.. qual e que acham que poderá ser calcaria? Citar
Eliezer costa Publicado: Abril 21, 2012 Publicado: Abril 21, 2012 ate pode ser da areia... faz o teste é rapido e tira-te as duvidas Citar Eliezer "The end of the world"
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Publicado: Abril 21, 2012 Tive agora a ver e tenho o Ph 8, o Kh a 8 tambem e gh a 18 Citar
Recommended Posts