Dino Miranda Publicado Abril 11, 2012 Share Publicado Abril 11, 2012 Nome: Dino Concelho:: Mafra Idade: 25 Setup do Aquário: Aquario: Aquatlantis Elegante 120*40*60 Filtro externo: JBL e1500 Termostato: Tecatlantis EASYLIM 300W Iluminação: 2 t5 Substrato: areia de silica Flora: VAlisnérias, anubias, tronco.. Fauna: 10 Neons 2 botia palhaço 5 corydoras 2 Escalares 6 Discus Temperatura: 29 PH: 6 Boas.. O aquario ainda não esta montado.. tou a espera que o entreguem... Aceito sugestões/ajuda.. Duvidas: 1 -Que substrato usar para as plantas? ja vi 3 mas não sei qual o melhor custo/proveito.. ellos bottom mineral, JBL MANADO e Sera floradepot... A minha ideia e fazer um plantado central no aquario.. dizem que a areia de silica nao e boa para plantas.. acham que na zona central coloque uma granolometria maior nesta parte? 2 - Tenho um filtro de um aquario de 60cm que irei desactivar.. um fluval 105.. acham boa ideia/proveito também o ligar? 3 - 1 termoestato basta? 4 - Que acham da Fauna e sua quantidade? 5 - Flora: não percebo muito de plantas.. que sugerem para discus? 6 - Vou agora montar no prox. fds o aquario e manter sem peixes durante 3 semanas e fazer tpa semanal de 20% Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 13, 2012 Autor Share Publicado: Abril 13, 2012 ???? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 13, 2012 Autor Share Publicado: Abril 13, 2012 ???? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fábio.Silva Publicado: Abril 14, 2012 Share Publicado: Abril 14, 2012 (editado) Duvidas: 1 -Que substrato usar para as plantas? ja vi 3 mas não sei qual o melhor custo/proveito.. ellos bottom mineral, JBL MANADO e Sera floradepot... A minha ideia e fazer um plantado central no aquario.. dizem que a areia de silica nao e boa para plantas.. acham que na zona central coloque uma granolometria maior nesta parte? Eu aconselho Elos, foi o que eu utilizei, mas tem um custo elevado, assim como todos os produtos Elos. 2 - Tenho um filtro de um aquario de 60cm que irei desactivar.. um fluval 105.. acham boa ideia/proveito também o ligar? Na minha opinião o JBL e1500 é mais que suficiente, para esse aquario. 3 - 1 termoestato basta? Um de 300W é o suficiente, mas se quiseres gastar menos luz, compra dois de 200W, aquece mais rápido a agua e se um avariar sempre tens o outro. 4 - Que acham da Fauna e sua quantidade? Nunca tive discus e escalares juntos, mas li algures que não é aconselhável! 5 - Flora: não percebo muito de plantas.. que sugerem para discus? Os discus gostam de zonas de sombra, ou seja, plantas de folha larga, echinodorus bleheri e uma boa aposta, uma Nymphea Lotus, também. os discus não gostam que andem sempre a mexer no aquario, e para isso aconselho a plantas que exigam pouca manutenção e crescimento lento, para que não se esteja sempre a podar. 6 - Vou agora montar no prox. fds o aquario e manter sem peixes durante 3 semanas e fazer tpa semanal de 20% Deixa repousar uma mês no minimo, mas se tens outro aquario vai fazendo as TPA's do mais pequeno e vai metendo neste sempre ajuda a criar bacterias. Cuidado com os troncos que utilizas, o tronco é considerado hardscape e não como flora, como metes-te. Dependendo do que queres colocar a iluminação ira variar. mas para manter um bom plantado, pelo menos 0.8W/L Abraços Editado Abril 14, 2012 por Fábio.Silva Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 15, 2012 Autor Share Publicado: Abril 15, 2012 Alguem tem um filtro JBL e1500?? O meu acho que esta a fazer um bocado de barulho a mais.. espero... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 15, 2012 Autor Share Publicado: Abril 15, 2012 Primeira imagem... n tem mt qualidade.. tlm.. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipa Branco Publicado: Abril 19, 2012 Share Publicado: Abril 19, 2012 Olá Dino, Também eu me estou a aventurar pela primeira vez no fantástico mundo dos discus. Segundo percebo, os Discus não carecem de plantas muito exigentes, eu por exemplo optei por colocar substrato inerte (areia de sílica), e tenho valisnérias, anúbias e echinodorus. O meu post é http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190277 Respondendo às tuas questões (ou pelo menos tentando partilhar o meu parco conhecimento): 1- Tens de decidir se queres um aquário muito plantado ou não. Estás a utilizar areia de sílica? 2- O teu aquário tem cerca de 280 litros brutos, e os filtros devem ter, pelo menos, 5x a litragem do teu aquário, mas segundo o que percebi, filtragem nunca é demais 3- Discus e escalares não é boa ideia, até porque, para além de serem peixes com personalidades diferentes, são muitos peixes para a tua litragem. Deves optar por uma das espécies. O teu aquário está no bom caminho, mas não percebo o que tens do lado direito do aquário. cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 Boas... Algumas fotos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 Primeira coisa que me chama a atenção. Aproveita o tempo de maturação do aquario para como o musgo de Java ires almofadando algumas arestas mais afiadas do tronco para evitares que algum peixe (principalmente os futuros discus) se possa magoar neles Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 Ah e dois termóstatos é mais aconselhável para que os coloques um de cada lado equilibrando assim o aquecimento da agua Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 Obrigado pela ajuda! ja coloquei em alguns.. tenho que comprar mais.. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 em relação aos termostatos tenho um em cada canto. hoje deparei me foi com o Ph a 8 :s Ja coloquei umas gotas e fiz uma tpa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 Que gotas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 Nutrafin Ph adjust down Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 Nao deves usar químicos alguns para ajustar o ph. São nocivos ao Aqua e tornam o ph instável que é pior ainda que o ph errado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 Existem inúmeros métodos naturais de alterar o ph e além disso se o ph esta errado deves primeiro procurar a razão disso Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 humm... que aconselhas?? muitas TPa's??? a minha agua de torneira tinha PH 7.. com as pedras deve ter aumentado.. agora tenho feito tpa com agua de garrafao... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 Testaste as pedras? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 Como se testam as pedras? as pedras de eu tenho sao da praia.. antes de colocar no aquario fervi... a unica coisa que nao fervi foi o tronco Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 semanalmente tambem tenho feito o Nutrafin cycle.. tambem achas mal? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaPaço Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 As pedras testa com vinagre. Desfazes um pouco cuidadosamente com um prego e se borbulhar tem calcário e nao pode ir para o Aqua. O cycle nao faz mal, pois é apenas um concentrado de Aceleração do ciclo do aquario Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 se a pedra é da praia muito certamente é ela a subir-te o pH mas retia-a do aqua e adiciona-lhe vinagre ou sumo de limão... o tronco foi comprado? Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 SIm... das fotos tiradas.. qual e que acham que poderá ser calcaria? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Abril 21, 2012 Share Publicado: Abril 21, 2012 ate pode ser da areia... faz o teste é rapido e tira-te as duvidas Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dino Miranda Publicado: Abril 21, 2012 Autor Share Publicado: Abril 21, 2012 Tive agora a ver e tenho o Ph 8, o Kh a 8 tambem e gh a 18 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts