Aquario em construção..

Recommended Posts

Nome: Dino

Concelho:: Mafra

Setup do Aquário:

Aquario: Aquatlantis Elegante 120*40*60

Filtro externo: JBL e1500

Termostato: Tecatlantis EASYLIM 300W

Iluminação: 2 t5

Substrato: areia de silica

Flora: VAlisnérias, anubias, tronco..

Fauna:

10 Neons

2 botia palhaço

5 corydoras

2 Escalares

6 Discus

Temperatura: 29

PH: 6

Boas.. O aquario ainda não esta montado.. tou a espera que o entreguem...

Aceito sugestões/ajuda..

Duvidas:

1 -Que substrato usar para as plantas? ja vi 3 mas não sei qual o melhor custo/proveito..

ellos bottom mineral, JBL MANADO e Sera floradepot...

A minha ideia e fazer um plantado central no aquario.. dizem que a areia de silica nao e boa para plantas.. acham que na zona central coloque uma granolometria maior nesta parte?

2 - Tenho um filtro de um aquario de 60cm que irei desactivar.. um fluval 105.. acham boa ideia/proveito também o ligar?

3 - 1 termoestato basta?

4 - Que acham da Fauna e sua quantidade?

5 - Flora: não percebo muito de plantas.. que sugerem para discus?

6 - Vou agora montar no prox. fds o aquario e manter sem peixes durante 3 semanas e fazer tpa semanal de 20%

Partilhar nas redes sociais

• Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Duvidas:

1 -Que substrato usar para as plantas? ja vi 3 mas não sei qual o melhor custo/proveito..

ellos bottom mineral, JBL MANADO e Sera floradepot...

A minha ideia e fazer um plantado central no aquario.. dizem que a areia de silica nao e boa para plantas.. acham que na zona central coloque uma granolometria maior nesta parte?

Eu aconselho Elos, foi o que eu utilizei, mas tem um custo elevado, assim como todos os produtos Elos.

2 - Tenho um filtro de um aquario de 60cm que irei desactivar.. um fluval 105.. acham boa ideia/proveito também o ligar?

Na minha opinião o JBL e1500 é mais que suficiente, para esse aquario.

3 - 1 termoestato basta?

Um de 300W é o suficiente, mas se quiseres gastar menos luz, compra dois de 200W, aquece mais rápido a agua e se um avariar sempre tens o outro.

4 - Que acham da Fauna e sua quantidade?

Nunca tive discus e escalares juntos, mas li algures que não é aconselhável!

5 - Flora: não percebo muito de plantas.. que sugerem para discus?

Os discus gostam de zonas de sombra, ou seja, plantas de folha larga, echinodorus bleheri e uma boa aposta, uma Nymphea Lotus, também. os discus não gostam que andem sempre a mexer no aquario, e para isso aconselho a plantas que exigam pouca manutenção e crescimento lento, para que não se esteja sempre a podar.

6 - Vou agora montar no prox. fds o aquario e manter sem peixes durante 3 semanas e fazer tpa semanal de 20%

Deixa repousar uma mês no minimo, mas se tens outro aquario vai fazendo as TPA's do mais pequeno e vai metendo neste sempre ajuda a criar bacterias.

Cuidado com os troncos que utilizas, o tronco é considerado hardscape e não como flora, como metes-te.

Dependendo do que queres colocar a iluminação ira variar. mas para manter um bom plantado, pelo menos 0.8W/L

Abraços

Editado por Fábio.Silva

Olá Dino,

Também eu me estou a aventurar pela primeira vez no fantástico mundo dos discus. Segundo percebo, os Discus não carecem de plantas muito exigentes, eu por exemplo optei por colocar substrato inerte (areia de sílica), e tenho valisnérias, anúbias e echinodorus. O meu post é http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190277

Respondendo às tuas questões (ou pelo menos tentando partilhar o meu parco conhecimento):

1- Tens de decidir se queres um aquário muito plantado ou não. Estás a utilizar areia de sílica?

2- O teu aquário tem cerca de 280 litros brutos, e os filtros devem ter, pelo menos, 5x a litragem do teu aquário, mas segundo o que percebi, filtragem nunca é demais :P

3- Discus e escalares não é boa ideia, até porque, para além de serem peixes com personalidades diferentes, são muitos peixes para a tua litragem. Deves optar por uma das espécies.

O teu aquário está no bom caminho, mas não percebo o que tens do lado direito do aquário.

cumps

Primeira coisa que me chama a atenção. Aproveita o tempo de maturação do aquario para como o musgo de Java ires almofadando algumas arestas mais afiadas do tronco para evitares que algum peixe (principalmente os futuros discus) se possa magoar neles

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!