Sou novato. Agradeço sugestões para iniciar devagar mas BEM.


Recommended Posts

:D OLA PESSOAL.

SEMPRE GOSTEI DE AQUARIOS, MAS SÓ AGORA O MEU INTERESSE POR ELES ESTÁ A REVELAR-SE...

ESTOU A INDAGAR E A COMPILAR TODA A INFORMAÇÃO POSSÍVEL EXISTENTE NA INTERNET PARA COMEÇAR A FAZER O MEU "MUNDO".

MAS COMO SOU MUITO VERDE NESTE MUNDO DA AQUARIOFILIA, GOSTARIA DE RECOMENDAÇÕES....

 

O MEU MUITO OBRIGADO E AGRADEÇO AJUDA PARA AUMENTAR O MEU "NOVO" VICIO

 

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silva, bem-vinda ao Fórum

 

Desliga aí o Caps Lock que aleija os olhos à malta. :D

 

Conselhos... é um bocadito genérico... tens ideias sobre o tamanho do aquário, água fria, tropical comunitário, biótopo especifico, marinho, reef, etc?

 

Se tiveres alguma ideia sobre o pretendes fazer, talvez seja mais simples dar-mos uma mãozinha... :lol:

 

De qualquer das formas, vieste ao "sitio" certo, bem-vinda!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Vlad... Silvia :D :?:

 

Não viste bem o nome pois não? :lol:

 

Silva, dois pontos de referencia bastante importantes na tua pesquisa:

 

As faqs portuguesas de aquariofilia, que têm imensa informação para quem começa e explicam coisas fundamentais como ciclo de azoto, peixes a evitar,etc.

http://faq.thekrib.com/pt/

 

Os sub-forums de equipamentos e peixes que contêm muita informação de inicio.

 

Aconselhava-te a leres as faqs em primeiro lugar, vais ver muita informação para os primeiros passos. Depois duvidas que tenhas é só perguntares por aqui ou então usares a função de pesquisa.

Vais ver que muitas das tuas duvidas já foram as de outras pessoas e assim consegues andar um pouco mais depressa na tua aprendizagem.

 

De resto, bem vindo ao forum e espero que o pessoal lá em casa não tenha objecções a muitos litros de água na sala... porque começando bem, o vicio aumenta cada vez mais e quando deres por ti já tens imensos aquários :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiiiiii! Amigo Silva, peço desculpa, já editei o post! Darius, pah! Não me perdoas uma! :lol:

 

Mas pergunto outra vez, tens alguma ideia do que pretendes fazer?

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim: na minha modesta opinião, o mundo da aquariofilia é tão vasto que tens que te decidir em primeiro lugar qual é o tipo de peixes que queres. Para isso aconselho-te a dar uma vista de olhos em todos os topicos para veres qual gostas mais. Depois então podes começar com o equipamento e com os diversos aspectos que cada biótopo. Depois para isso cá estamos para te ajudar sempre que preciso. Boa sorte

JOHNY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal desde já obrigado pelas vossas ajudas.

 

Estava a pensar em arranjar um Aquário 60x30x30...

 

para começar...

 

duas ou três plantas...

 

e começar com GUPPYS E OUTROS MAIS.....mas como ainda não sei muito vou me informando e recebendo tips de todos ´vós...

 

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok :lol: Como diriam os americanos "that's a start!"

 

Num aquário com 54L brutos como é o caso podes de facto ter uns guppys e começar com as andanças da aquariofilia. A FAQ para onde o Darius (Nuno Antunes) apontou é o sitio para se começar.

 

Calma com o arranque, preparar bem o aquário, pôr um peixe de cada vez, deixar o ciclo de azoto concluir e apreciar a paisagem. :) Quem sabe se não tens a sorte de ver uns nascimentos ao vivo ;) com os guppys não é raro isso acontecer.

 

Aconselho-te desde já a fazer uma busca aqui no forum por guppy, guppys, gupies ou ir directamente ao sub-forum. Anda por aí muita informação.

 

Boa Sorte!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, essa é complicada... depende de tanta coisa.

 

Eu não tenho Discus nem Ciclideos Africanos, mas se quisesse ter sabería onde os comprar, assim como tenho uma loja de confiança onde compro equipamento, "consumiveis", etc.

 

É uma questão francamente dificil, mas és de onde? Normalmente a localização geográfica é um ponto de partida! :lol:

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lojas onde estive e gostei de estar e que continuarei a visitar são a Aquasousa em Almada, Redfish em Telheiras e Aquaplante em Benfica.

 

Embora por uma questão de localização e amizade me desloque muitas vezes à Aquasousa, visitei pela primeira vez a Redfish este fim de semana e fiquei muito bem impressionado com o know-how, a paixão pelos peixes. A Aquaplante tem muita área, muita variedade.

 

Já me falaram bem da Aquamagia em Oeiras, mas não conheço pessoalmente. Se calhar começas por aí e depois trocamos informações. :lol:

 

Na minha humilde opinião podes começar por excluir hiper-mercados. Pessoalmente não compro lá nada.

 

Nas áreas de oferta e procura do fórum conseguirás arranjar equipamento em segunda mão. Pelo menos para filtros, etc, podes manter-te atento.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo!

Tens uma na Amadora, que fica na rua António Sardinha, é paralela á rua que desce para o Lido, do lado dto.

Loja de bairro, com plantas e peixes de confiança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes silva, o que te covém é tentar ver varias lojas se puderes, porque por vezes tens umas com melhores preços numas coisa e outras lojas com outras.Eu por exemplo moro em Mem Martins, e tb vou á aquaplante em benfica e conheci a Redfish em Cascais no outro dia, e tb gostei muito, e também conheço a aquamagia em Oeiras e apesar de nunca ter comprado lá, gostei do modo de atendimento porque são pessoas que sabem do que falam. Por isso é uma questão de pesquisa, até aqui no forum porque tal como disse o vlad também se compram coisas boas aqui em 2ª mão e a bom preço.

JOHNY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nada como ir ver e conhecer o mais possivel. O João tocou no ponto a meu ver.

 

Eu só conhecia as lojas de Almada até há um mês atrás. Desde que tenho visitado outras lojas, vi mais coisas, tomei consciencia de outras. Estamos a falar de seres vivos e as lojas tendem a especializar-se, o que é bom a meu ver.

 

Ir a uma loja nem que seja só para conhecer as pessoas é bom. Portanto não te limites a uma loja por ser perto, ou por isto ou por aquilo... passeia, tens tempo. :)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para variar vou ajudar uma pessoa do início. Espero que seja para montar um aquário de água doce de "água quente".

 

Primeiro a escolha do aquário, quando maior melhor.

 

Escolhe um local da casa que não tenha luz directa.

Pensa num móvel que soporte 1,5 à 2 vezes o peso do aquário ou então um móvel próprio para o aquário.

O móvel próprio para o aquário pode ser comprado standart ou por medida.

 

Normalmente recomendo um aquário entre 80 e 120 litros para começar.

Que eu saiba o mais barato standart do mercado actualmente é o de 100x30x40 da Anivite que esta em promoção no Carrefour por 45 euros.

O móvel se não tiveres um em casa que sirva é o comercializado pela Anivite ou o da Perlea ambos em preto. Também podes utilizar kit´s de móvel superior de cozinha com 70cm de altura para fazer o móvel que fica barato ai a variadade é maior.

 

O mais barato mesmo é alguem que esteja a vender um conjunto completo em segunda mão aqui no forum o no jornal "Ocasião". Recomendo o forum. :)

Se tiveres duvidas se o conjunto é bom e o preço justo, pergunta-me enviando a pergunta e o link do tópico em questão.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Pelo que eu li, ainda não referiram esta:

 

Ruimar, ao pé da estação da Damaia. Sais nas escadas da saída, que quem vem de comboio para Lisboa, ficam à frente no cais e do lado esquerdo. Mal sais da escadaria, tens uma estrada que passa ao lado da Escola Primária Nº2 da Damaia (onde eu andei). No outro lado da estrada (10 metros) fica a Ruimar.

 

Se fui muito confuso, fica aqui um desenho:

Pic_2775_32.jpg

 

Podes sempre procurar por Ruimar nas Páginas Amarelas. Foi de onde tirei esta foto. Mas assim acho que está mais explícito.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Silva,

 

So para te dar mais uma ajuda, tens uma excelente loja com um bom atendimento e aidna por cima com o melhor site portugues de compras on-line para material de aquariofilia, com preços excelentes. A loja é a Planetanimal, fica nas traseiras do Shopping de Massamá. Dá lá uma espreitadela e fala com o gerente da loja, foi com ele que me iniciei nos meus discus, e até agora está tudo a correr bem. O site é www.planetanimal.net.

A outra loja que recomendo é a Redfish em Telheiras, também tem 2 pessoas apaixonadas pelo que fazem e que ajudam muito, a mim já me ajudaram muitas vezes.

Tens também a ReefDiscus em Cascais, que agora tem a gerencia do nosso colega do forum Marco Madeira, acho eu..!!!

Aquaplante em Benfica, ja foi referida aqui, DiscusWorld em S. Pedro de Estoril ou S. João do Estoril, não sei, baralho-me sempre.

 

Penso que ja e dou uma boa ajuda.

 

Só te dou mais um conselho e foi assim que fiz, para iniciares não compres um aquário muito pequeno, eu diria que no minimo 200L, pois assim terás mais facilidades em conseguires estabilizares a água e não sofreres graves consequencias se alguma coisa correr mal. Eu comecei logo com 510L de água, apesar de util so ter 450L e até agora, depois de 5 meses, tive 7 baixas em termos de peixes. Sendo de 3 deles eram perolas dados por um amigo meu, que tinham nascido no aquário dele já deficientes.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.