Recommended Posts

Publicado

Queria que todos pudessem contribuir com as vossas sugestões/opiniões sobre o setup do meu aquário, que vou reconverter para recife de coral. Aqui vai:

dimensões: 200*50*50=500 litros

sistema: 2 cabeças aquaclear 802, 1500l/hora

1 bomba tunze turbelle 6060, 6000l/hora

filtros: escumador tunze para aquários até 400 litros

rocha viva 25 a 30 quilos + rocha base 10 quilos???

Indeciso qaunto à tilização de uma deep sand bed (DSB).

Iluminação: 2*calha de 2 lâmpadas t5 de 39w

2*calha de 2 lâmpadas t8 de 30 w (1 das lâmpadas é azul)

Outros: aquecedor e sistema automático de reposição, com kalkwasser.

Osmose Inversa: Indeciso quanto à utilização ou não.

Obrigado por tudo.

Publicado:
Não sao as dimensoes ideiais para um aquario de recife,vais ter alguma dificuldade em fazer o layout e arranjar um bom esquema de circulação

A circulação em principio não haverá problemas, mas apenas com 50 cm de altura de aquario para usares a turbelle não poderás fazer uma deep sand bed.(com essa bomba levanta muita areia quando está a 40 cm do areao)

Esse Escumador é decididamente insuficiente . Terás que arranjar Um que o fabricante diga ser adequado para aquarios até 700/800 litros (da Tunze ou outra Marca)

Para começar não está nada mau.Depois vais acrescentando mais rocha viva aos poucos(desde que curada)

Isso é uma questao de te informares e optares por ti proprio

Iluminação: 2*calha de 2 lâmpadas t5 de 39w2*calha de 2 lâmpadas t8 de 30 w (1 das lâmpadas é azul)  

A iluminação Para Corais Duros tambem é insuficiente. Se apenas Queres Manter corais Moles chega.Para corais Duros deves acrescentar mais algumas T5 ou HQI.

Outros: aquecedor e sistema automático de reposição, com kalkwasser.Osmose Inversa: Indeciso quanto à utilização ou não.  

Obrigado por tudo.

Qualquer um destes items imprescindivel num aquario de recife

Publicado:

Digo-te exactamente o mesmo que o miguelpereira.

Boa sorte, um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Publicado:

Olá, aqui ficam as minhas opiniões partindo do principio que queres manter um sistema no qual possas ter todo o tipo de peixes e corais moles e duros sem problemas, assim sendo aqui vai :

Ao contrário do miguel penso que estas dimensões estão porreiras, até porque mais à frente não te vou aconselhar a utilizares DSB, por isso ganhas espaço útil em altura, algo que perderias com a DSB (8 a 10 cm) e caso optasses por DSB aconselharia sem dúvida uma altura de 60 cm.

Para a circulação aconselhava-te 2 turbelle stream 6000 da Tunze ligadas a um multicontrolador.

Podes optar pela Tunze se quiseres poupar uns trocos, mas nunca um escumador com essa dimensão. 400 litros é insuficiente, no mínimo o dobro do volume do teu aquário, ou seja, 1000 litros/hora. Se tiveres dinheiro para investir compra um H&S ou um Deltec que ficas muito bem servido.

Para começar está uma boa quantidade (+- 10 % do volume do aquário) no entanto deverás ir adicionando ao longo do tempo mais RV. Nunca é demais :lol:

Se queres a minha opinião eu não utilizaria. Aliás no meu próximo sistema não irei utilizar. Existem muitas vantagens na utilização das DSB's, porém também existem algumas desvantagens que a meu ver para além do exagerado investimento em aragonite (areia de coral ou outros substractos semelhantes não servem), poderás ter problemas com acumulação de detritos, fosfatos e aparecimento de algas. Eu pesei muito bem estas questões todas e decedi utilizar o que os americanos chamam de Starboard para o fundo do meu próximo aquário (que é um polietileno inerte), assim vou proteger o vidro e a limpeza do fundo torna-se extremamente simplificada. É lógico que esteticamente poderá não ficar muito bonito para alguns...mas eu não me importo muito com isso,

Deixo-te aqui um link para a discussão da utilização de starboard em deterimento das DSB's ... é bem longo mas as primeiras 50 páginas valem a pena...

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...25&pagenumber=1

Eu colocaria no teu sistema 3x150 HQI + 6x9 PC actinicas p.ex

É um item quase obrigatório...há por aí muitos posts sobre este assunto.

Em resumo se puderes não te poupes no escumador, circulação, iluminação e osmose.

Boa sorte para o projecto

Cumps

Duarte

Publicado:

- dimensões: 200*50*50=500 litros

É pena não ser + alto (para usares DSB mas essas dimensões são boas

- sistema: 2 cabeças aquaclear 802, 1500l/hora

Podes usar 1 dessas bombas d 1500 para fazeres circulação d água na zona por trás da parede d rocha viva para evitar k os detritos s acumulem...

- filtros: escumador tunze para aquários até 400 litros

Também acho k é insuficiente. PRINCIPALMENTE s não usares DSB!!

D facto está mto bom para começar mas pensa em ir adicionando + rocha, viva ou não, depende da pressa k tiveres em "finalizar a adição d rocha.

No aqua principal penso não ser viável precisamente devido à pouca altura mas aqui coloco-t 1 questão: Não tás a pensar usar sump? Por cima do aqua (outra vez por causa da altura...) ou ao lado... Até há quem a utilize por trás do aqua (noutra divisão).

Bom isto são só ideias pq assim poderias usar 1 DSB na sump...(é assim k eu vou fazer no aqua novo!

Dá, mas d facto não é o melhor e s tiveres possibilidades usa HQI com T5 actinicas.

Outros: aquecedor e sistema automático de reposição, com kalkwasser.

Isso dá MESMO mto jeito (o repositor automático...)

Tb sou da opinião que é INDISPENSÁVEL!

S puderes coloca fotos do aqua e do sitio onde está para podermos dar opiniões...

Cmpts

Publicado:

Obrigado a todos pelos contributos cheers

Respondendo a alguns reparos e sugestões:

Não tenho sump, nem posso ter, pelo que vou fazer uma pequena "escadaria com duas prateleiras

em vidro num dos cantos do aquário, que servirá para esconder algum do material(escumador, aquecedor, uma das bombas). Nas prateleiras ficarão algumas rochas, escondendo assim o material e a própria estrutura das prateleiras.

O escumador já está adquirido, é em 2ª mão, e não há "massa" para comprar um novo.

É difícil incluir HQI, uma vez que a tampa do aquário tem uma altura de apenas 15 cm relativamente à superfície da água.

Publicado:

Hugo...tendo em conta as tuas condicionantes eu aconselharia a que montasses apenas um aquário de peixes....desculpa se pareço muito bruto na minha resposta, mas se queres manter um aquário de recife deverás tentar providenciar as melhores condições possíveis aos futuros habitantes.

A sump não é obrigatória...mas teres um escumador dessa capacidade limitar-te-á em muito a carga biológica que possas vir a colocar ... e num aquário de 2 mt é realmente muito dificil resistir a meter mais este ou aquele coral ou peixe.

Pelo que percebo queres manter a tampa do aquário actual, não te aconselho, deverás ter o aquário sem tampa para facilitar trocas gasosas e evitar aumentos de temperatura e acumulação de água na tampa. Se não podes comprar HQI, tira essa tampa e mete uma calha Power Compact da Jebo/Lifetech com aquelas braçadeiras de suporte.

Cumps

Duarte

Publicado:

Duarte C.:

Obrigado pelas observações. De qualquer modo, expliquei-me mal, uma vez que a tampa a que me refiro é da caixa em madeira, e não a tampas em vidro, porque essas vou retirá-las.

O escumador mais potente será necessário, eventualmente, assim que a carga biológica esteja próximo da máxima, pelo que, é uma situação a ponderar no futuro (daqui a 1 ano???). Não sei se a DSB ajudaria muito relativamente a este problema???

A osmose é muito útil, sem dúvida. mas aquestão é: será que é essencial? Há opiniões contraditóriase o seu preço e funcionamento são argumentos de peso contra a sua utilização.

Quanto à iluminação, pelas minhas contas, tendo em conta a altura da coluna de água, poderá ser suficiente a que proponho. Aqui,contudo, tenho dúvidas...

Publicado:

Espero que isto não se torne um post a dois :roll:

Duarte C.:

Obrigado pelas observações. De qualquer modo, expliquei-me mal, uma vez que a tampa a que me refiro é da caixa em madeira, e não a tampas em vidro, porque essas vou retirá-las.

O escumador mais potente será necessário, eventualmente, assim que a carga biológica esteja próximo da máxima, pelo que, é uma situação a ponderar no futuro (daqui a 1 ano???). Não sei se a DSB ajudaria muito relativamente a este problema???

A osmose é muito útil, sem dúvida. mas aquestão é: será que é essencial? Há opiniões contraditóriase o seu preço e funcionamento são argumentos de peso contra a sua utilização.

Quanto à iluminação, pelas minhas contas, tendo em conta a altura da coluna de água, poderá ser suficiente a que proponho. Aqui,contudo, tenho dúvidas...

Quanto à tampa desde que haja passagem de ar, para ventilar e arrefecer, penso que então não terás problemas.

O escumador podes logicamente começar com esse que já tens, mas de hoje para amanhã já sabes

:idea: venha outro ehehhee

A DSB pode ajudar na desnitrificação é um facto...mas não substitui o papel do escumador. Agora imagina a quantidade de aragonite que necessitas para fazer uma DSB num aquário com esse comprimento...uns 100 kilos talvez, é fazeres as contas, quanto às funcionalidades da DSB mantenho o que te disse mais acima.

A Osmose é uma mais valia, se não a puderes adquirir para já, tenta pelo menos comprar água de osmose a uma loja que venda.

A iluminação que propões é suficiente para manteres corais moles e talvez alguns LPS. SPS, só no último terço da coluna de água e mesmo assim tenho dúvidas por causa do escumador :D

Cumps

Duarte

Publicado:

Eu sou da opinião k osmose é INDISPENSÁVEL!

Com água da torneira NUNCA terás corais com polipos na sua extensão máxima, ou seja, os corais nunca terão a melhor saúde com água da torneira!

Há quem diga k o investimento inicial é enorme mas quando começam a ver alguns corais a morrer por causa d ataques d cianobactérias, ou pq a água naquele dia tinha nitratos a mais, ou por outros motivos ainda piores áí pensam: P*+a pq é k não comprei logo a osmose!!!???

Pois é com esse investimento inicial "exagerado" podemos ganhar, repito, GANHAR dinheiro ao investir neste aparelho ou pelo menos não perder os 250 euros (mais ou menos o preço d 1 boa osmose) com a morte de corais e d outros seres.

Vê deste modo: Eu posso gastar 250euros na osmose e daqui a 1 ou2 meses então começar a comprar corais e vê-los a crescer d dia para dia d tal forma k tenho d começar a fragmentar e vender os corais (lá está o ganhar...). 1º o aqua fica muito mais LINDO pois vê-s os corais com 1 extensão formidável dos seus pólipos e com cores fabulosas, 2º os corais crescem tanto k o aqua fica completo mais depressa, 3º começo a vender/trocar corais com lojas/amigos.

Ou então gastas esses 250euros em peixes e corais pensas k o aqua tá a ficar giro mas daqui a umas semanas vês os corais a desaparecerem, a começarem a ser invadidos por uma mancha rosa(cianos) e a perderes os tais 250 euros. Passado esses tempo pensas: e s eu tivesse feito ao contrário e tivesses tido PACIÊNCIA por ver o aqua montado qdo ja tivesse o material indispensável todo... :idea:

O k acho estranho é haver pessoas a dizerem k a osmose não serve para nada... :roll:

Agora quem quiser arriscar por mim tá à vontade... :D

Cmpts

Publicado:

A iluminação para peixes tá boa, para alguns corais moles é aceitável principalmente s os colocares à superfície. S não podes pôr HQI então tira as T8 e substitui pelo máximo d T5 possíveis combinando actinicas com 10000K ou 14000K (aqui é 1 quetão d experimentares s gostas da cor e s os corais tb gostam :roll: ).

Com T5 até podes por SPS junto à superfície mas tens d avaliar todo o sistema a ver s tem condissões pra suportar este tipo d corais (escumador, valores da água, etc)

O k ao início pode parecer algo dispensável torna-s algo imprescindível e os resultados são tais k nos interrogamos como é k não investimos nisto à mais tempo... :idea:

Cmpts