Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde, Sou novo nisto dos aquários, Tenho um aquário de agua fria de 18 litros da aqualtis, Comprei com filtro e umas pedras e uma decoração de plástico. Tenho 2 peixes "dourados". Inicialmente tinha 3, mas ao final de ter o aquário há umas 2 ou 3 semanas apanharam Itium (um nome assim) fiz o tratamento e ficaram bons, apenas um morreu. Agora esta um aquário saudável. Apenas a decoração precisa de ser melhorada.

O meu filtro é de 75L por minuto se não me engano e tem carvão, penso que seja suficiente para o aquário.

Queria juntar um betta combatente com os meus peixes.É possível juntar ?

Eu não tenho luz no meu aquário, estou a perder algum beneficio com isso ? (tenho o aquário ao pé de uma janela onde bate o sol das 7h as 16h actualmente).

Com dois peixes acho que tenho o aquário vazio, qual é o normal de peixes que posso por num aquário de 18 litros ?

Acho que é tudo :P

Editado por Curado
Publicado:

Para esses aquário nem os peixes dourados deviam aí estar quanto mais um Betta. Peixes de água fria são muito badalhocos e produzem muita amónia e precisam de filtro com grandes débitos. Não são peixes para aquários como são vendidos mas peixes para lagos.

O teu filtro se é verdade o que faz, faz 100L/h e não 100L/Min. Retira o carvão activo e colca só dentro dele lã de vidro (própria para aquariofilia) e cerâmicas.

Uma sugestão, devolve os peixes dourados, trás o betta e fica só com ele sozinho no aquário, dessa forma já será possível

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Mas o betta aguenta em agua fria ? Esse é a minha duvida... O filtro é 75litros por hora, enganei-me quando escrevi minuto. Quanto a luz o que me dizes ? Devo ter alguma iluminação LED ou nem por isso ?

Publicado:

O betta aguenta sem problemas, iluminação é sempre bem vinda. No caso de teres plantas naturais é necessário ter algumas atenções,mse não tiveres plantas qualquer tipo de iluminação serve, led's é um exemplo

Publicado: (editado)

jpospr ai ai ai....o betta é um peixe de água quente! No entanto um termostato de 25 W custa menos de 20 euros. :)

Quanto aos dourados são peixes para estarem em 120 Litros para cima.

Além disso é importante não esquecer o ciclo do azoto!

Editado por SusanaPaço
Publicado:

jpospr ai ai ai....o betta é um peixe de água quente! No entanto um termostato de 25 W custa menos de 20 euros. :)

Quanto aos dourados são peixes para estarem em 120 Litros para cima.

Além disso é importante não esquecer o ciclo do azoto!

Se procurares bem consegues termostatos mais baratos que isso e tudo ::D: Faz-me lembrar os meus cunhados... foram "comprar um peixe" ao filho e em vez de me perguntarem alguma coisa sobre o assunto resolveram não dizer nada... resultado? Aqua de 5 ou 10 Litros sem filtro nem iluminação com 2 peixes de agua fria, areão verde alface de plastico e a respectiva palmeira de plastico cor de laranja... A culpa pode ser em parte deles, mas há aí muita gente que não merece o emprego que tem =/

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Publicado:

Eu não tenho plantas, só tenho um enfeite de plastico que vinha com o aquario, depois tenho uma pedra "grande" (0.5kg) muitas pedras pequenas e uma concha de uma ostra, apanhei tudo na praia, fervi tudo uma hora, para matar qual quer coisa viva que lá houvesse. Já agora como é que ponho aqui uma foto? Queria por uma foto do meu aqua para me darem ideias de decoração.

Publicado:

Ora bem... algum de vocês explica ou explico eu? (susana / joão)

Desta vez ajudo, mas neste forum há tudo, basta pesquisar. Neste caso esta mesmo na paginal inicial, na secção do: "ler antes de escrever o que quer que seja" - ou algo parecido com isto -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122&pid=1066691&st=0entry1066691

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Publicado:

A concha deve sair daí, aumenta-te o ph da água e tu não queres isso

Em relação aos Bettas serem de água quente de facto são, só indiquei se podiam estar em águas frias pq é frequente vê-los há venda em aquários de menos de 0,5L sem qualquer aquecimento ou tipo de filtro, isto em algumas lojas especializadas

Publicado:

Em relação aos Bettas serem de água quente de facto são, só indiquei se podiam estar em águas frias pq é frequente vê-los há venda em aquários de menos de 0,5L sem qualquer aquecimento ou tipo de filtro, isto em algumas lojas especializadas

Ainda hoje vi uns 3 ou 4 assim... =/

Para efeitos de ensinamento aquariofilismo (e apesar de os bettas aguentarem) não devem ser postos em agua fria. Eu também aguento todo nu na serra da estrela, mas espeto um murro na face de quem me sugerir isso ::D: lol

Queres uma coisa simples, barata e bonita?

1 - Lê tudo o que puderes sobre o ciclo do azoto. Aqui no forum encontras informação mais do que suficiente

2 - Esquece e tira do aqua tudo o que é de praia. Se está na praia é lá que deve estar ::D:

3 - Devolve os peixes de agua fria.

4 - esvazia o aqua e coloca areão, areia de piscina, etc mas que possam ser usados em aquariofilia sem alterar parametros da água

5 - Usa decorações naturais - já tens a pedra grande, podes comprar um tronco ou usar mais pedras (cuidado com as pedras que usas)

6 - Tens isto tudo com o filtro, o termostato, o termometro e a luz, queres umas plantinhas naturais? podes colocar anubias, musgo de java, fetos de java, egérias (lê sobre cada uma)

7 - Tens tudo isto a funcionar, espera que o ciclo do azoto dê cabo da amónia, mede os parametros da água e começa a introduzir a peixada ::D:

Qualquer coisa é só perguntar

Publicado:

É verdade, as lojas querem é vender... aconselham mal e muita vez até desconhecem coisas básicas.

É pena.

Sent from my Transformer TF101G using Tapatalk

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Publicado:

Tens aí um aqua que dá para fazer umas coisas bem porreiras ::D: A acrescentar à minha pequena lista acima podes tirar esse fundo e colocar cartolina preta para contrastar com as cores das plantas, peixes e areão (ou mesmo branca se preferires).

Publicado:

Eu não queria por plantas neste aqua.. Apenas peixes e por uns enfeites engraçados. E também não me queria desfazer dos peixinhos dourados.

Se não te queres desfazer deles, arranja um aquário maior

Publicado:

Epah isso é bastante tempo !! Quando estes morrerem um dia mais tarde vou mudar para aguá quente. Há muitas espécies de agua doce fria ? É que normalmente só se encontra os "peixinhos dourados", e mais uma ou duas espécies que não fogem muito a mesma cor, forma e tamanho.

Publicado:

Queres agua doce e fria? Mete trutas xD LOL E depois convida a malta do forum para jantar.

Agora mais a sério, se queres manter os dois peixes de água fria:

1 - Arranja um aqua com cerca de 200 Litros

2 - Tens que ter um filtro em condições (600 a 1000 l/hora)

3 - Continuas a ter que comprar um termostato e um termometro. Mesmo os peixes de água fria têm temperaturas de água próprias de acordo com a espécia (podem chegar aos 20ºC)

4 - Uma luzinha ligada 8 horas/dia era ideal e num sitio onde, depois de as luzes apagarem, não haja outras a volta a acender e a apagar (tipo sala de jantar ou cozinha ou afins) - claro que isto depende das horas para que regulas o periodo de luz

5 - Esquece o betta ::D:

Publicado:

Manter dourados num Aqua tao pequeno é como meteres um tigre numa jaula de um canário. Vão sofrer continuamente até morrerem. O investimento nao é assim tanto para mudares para agua quente e nao teres peixes a sofrer

Publicado:

Boa comparação susana... Só é ultrapassada por uma que li aqui num tópico semelhante em que alguém disse que um peixe de água fria num aqua pequeno era como estarem duas pessoas enfiadas numa casa de banho de serviço a fumar continuamente (por causa da amónia) ::D: hehehe

Publicado: (editado)

Eu sou noob... Mas acho estas situações um pouco desagradáveis. Sei que vocês só querem ajudar, não quero ser arrogante nem nada que se pareça, mas já que a pessoa em questão insiste que quer manter o aqua assim, deixem estar e que tire conclusões por ela/ele mesmo mais tarde. Acho que não pretende ter estes golds por 5 anos quanto mais 30...

Mas isto sou eu! Mais uma vez saliento que não quero ser desagradável para os restantes membros que me têm ajudado bastante no nosso projecto.

Abraço.

PS: Não me "crucifiquem" :|

Edit: Mais acrescento que à uns anos, não entendíamos nada de aquariofilia, seguimos tudo por conselhos de lojas de grande superfície e tivemos durante 2 anos 2 golds... Depois demos para passarmos para agua quente :|

Editado por mad&mor
Publicado:

Mad&mor aqui nao há más intenções :) só que há que se dizer a verdade que por vezes as pessoas desconhecem, que certas situações são crueldade animal por puro desconhecimento dos donos. É melhor decidir com o conhecimento de todos os factos.

Publicado:

Concordo inteiramente com a Susana. Não pretendo mudar mentalidades, nem tão pouco "orientar" a remodelação do aqua. Estou somente a explicar como funcionam as coisas sem por paninhos quentes, para que se perceba bem o que está certo e errado e porquê ::D: Cada pessoa que tenho ajudado em tópicos semelhantes pega no que lhe dizemos e faz o que melhor entender.

Recordo-me por exemplo de um membro que tem um aqua semelhante com 4 ou 5 peixes dourados e um barco naufragado e depois de lhe termos dados os mesmos conselhos etc, acho que ainda está na mesma.

Exemplo ainda mais chocante: Já disse ao meu cunhado exactamente isto e sabem o que ele me respondeu? "- Como se o peixe soubesse isso". Enfim, não me obriguem a comentar pf :x (daqui a uns tempos ele vai chegar a casa e o peixinho de agua fria foi substituido por uns neons xD lol)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!