Fêmea Red perdeu 25 ovos, eu tornei-me parteiro com sucesso!!!


Nuno Cecílio

Recommended Posts

Estava à uns dias a aguardar pacientemente o nascimento das minhas primeiras crias de Red's.

 

Na segunda-feira às 12h coloquei comida na zona da frente do aquário e uma hora depois fui reparar nas fêmeas, procurando saber se ainda estavam ou se já tinham eclodido os bebes. Reparei que a fêmea que carrega os ovos à mais tempo tinha pouquíssimos na barriga, entranhei esse facto e percorri o aquário em busca de bebés. Encontrei junto ao local onde a mãe estava um molho de ovos cobertos com muco, Seriam uns 25 ovos, todos com olhinhos e aparentemente não fungados.

 

Como no domingo à noite tinha relido um artigo sobre a eclosão de ovos após a morte da fêmea, decidi por mãos à obra...

 

Peguei numa pequenita marmita lavei-a bem sem qualquer detergente, enchi com um pouco de água do mesmo aquário e com a ajuda de uma pipeta suguei os ovos, colocando-os na marmita flutuante.

 

O que tenho feito é mudar a água de vez em quando e remexer a mesma com a ajuda da pipeta.

 

Entretanto ontem à noite fora da marmita já tinha camarões eclodidos. Já passaram 24h desde que separei os ovos e eclodiram 5 bebés, sendo que, apenas 4 estavam vivos quando eu reparei. Alguns dos ovos estão mais brancos, imagino que esses não irão eclodir.

 

Para já sinto que fiz bem em interferir...

 

Quanto chegar a casa espero ter pelo menos mais uns 5 camarões...era bom...

 

Fica aqui registada a minha primeira experiência de parteiro de camarões...

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D: ora aí está, parabéns e espero que tenhas sucesso com os que já nasceram

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado...

 

Afinal não tive mais sorte... quando cheguei a casa tinha o resto dos ovos fungados (brancos)... e eram mais 27...

 

Ou seja consegui salvar 4 dos 32 ovos...

 

Fico chateado por ter uma fêmea parva que um dia antes da eclosão dos ovos perde 32 filhos, ou seja podia ter o aquario cheio de bebés e devido a esta situação devo ter por lá uns 12...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns. :) isso aconteceu provavelmente pela fêmea ser inexperiente, nas próximas posturas não vais ter esses problemas concertesa. boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ela não é uma jovem... é uma fêmea adulta e com bom porte, já tinha tido ovos de outra vez mas perdeu-os todos antes de chegar ao fim da gravidez... Como estava num aquário comunitário com guppys, platys e SAE imaginei que tivesse sido devido ao stress criado pela forma fernética como se alimentam... E agora que estava todo contente por estar a correr bem fiquei um pouco desmoralizado.

 

Agoro quero é que a minha fêmea yellow fique ovada e tenha pequenos yellows para que os meus muitos euros não tenham sido empreges em vão...

 

Obrigado pela força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece perderem, mas é mais comum nas jovens, sim pode ter sido do stress provocado pelos peixes. Não desmoralizes, red cherrys são bons a criar.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pensa que salvaste pelo menos 4 crias que não iam nascer! Se calhar podias colocar na marmita dos ovos, parte de uma folha de amendoeira, ajuda contra fungos e bactérias. Um oxigenador se calhar também não era má ideia, uma bomba de ar... Nunca experimentei algo assim...! Mas como já foi dito, se deres as condições necessárias, eles vão reproduzir de certeza. Boa Sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais