Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho uma duvida quanto à quantidade de fertilizante liquido que coloco no aquario.

Tenho um aquario com cerca e 200 litros e em cada TPA troco 30 litros.

Nestes 30 litros coloco a quantidade de fertilizante que vem indicada na embalagem para estes mesmo 30 litros.

será que devia colocar a quantidade para os 200 litros?

Obrigado

Publicado:

Boas, deves por a quantidade de fertilizante referente aos litros que usas na TPA. Se fazes TPA de 30 litros deves por fertelizante correspondente a essa quantidade.

Publicado:

Boas, deves por a quantidade de fertilizante referente aos litros que usas na TPA. Se fazes TPA de 30 litros deves por fertelizante correspondente a essa quantidade.

What??? E os 30 litros de água com fertilizante estão ensinados e vão-se colocar junto às plantas....

Deve-se sempre fertilizar tendo em conta o volume total do aquário.

Com isto concordo.

Publicado:

Não é uma questão de ensino nem de esoterismo.

Parto do principio que nao estao a fazer uma fertelização liquida inicial. Mas sim uma manutenção da fertelização com as TPAs.

Se fazes 1 TPA por semana de 30 litors cada e adicionas fertilizante para 200 litros... então ao fim de um mês mudaste 120 litros do aquário e repuseste fertelizante referente a 800 Litros. Não ganhas para o fertelizante ;)

Publicado:

E como garante que todo o fertilizante adicionado é absorvido entre TPAs ?

De qualquer das formas fui consultar a embalagem do fertilizante que uso e lá esta escrito, que se deve adicionar a quantidade de fertilizante de acordo com a quantidade de água trocada.

Publicado: (editado)

De qualquer das formas fui consultar a embalagem do fertilizante que uso e lá esta escrito, que se deve adicionar a quantidade de fertilizante de acordo com a quantidade de água trocada.

Num aquário densamente plantado, com boa iluminação, co2 e fertilização equilibrada, há uma absorção de nitratos de cerca de 1 mg/L/dia e uma absorção de fosfatos de em média 0,2 mg/L/dia (segundo Tom Barr).

Para os 200 litros do rgarcia, significa que se disponíveis, são absorvidos ao longo de uma semana perto de 1500 mg de nitratos e 300 mg de fosfatos. Idealmente o que o rgarcia deveria fertilizar seria esta quantidade (e ir testando para ver se os consumos de nutrientes do aquário correspondem aos da experiência do Tom Barr) e não propriamente o que vem no rotulo (geralmente muito inferior ao necessário num aquário densamente plantado). Partindo do exemplo dos fertilizantes da Seachem, as instruções permitem adicionar semanalmente 95 e 60 mg de nitrato e fosfato respectivamente. Por isso posso estar confiante que todo o fertilizante acaba por ser absorvido...

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Boas,

Vejo que coloquei uma questão pertinente.

eu tenho o aquário com bastantes plantas e sistema de co2.

Infelizmente não há orçamento ainda para os testes de nutrientes...

mas vejo que o fertilizante apenas para os 30 litros do TPA é insuficiente...

Publicado:

O meu não, como coloco só uma vez por semana, diz para colocar o correspondente ao valor do aquário.

Qual é o teu?

Publicado: (editado)

Usi Biotopol da JBL

Isso é um condicionador de água e não um fertilizante!!!!!!

http://www.jbl.de/en...16/jbl-biotopol

No comments......... :character0050:

Dai-me paciência.... :naughty:

Editado por Jorge N. Ferreira
Publicado:

Eu uso o SERA Florena, e lá só diz para adicionar 5ml por cada 20 litros de água... não especifica mais nada

Publicado:

Agora só estou a fazer os tais 30 litros de 15 em 15 dias... deve ser insuficiente

Publicado:

A reação está a ser má... tenho medo depois de meter demais

nas instruções não vem mais nada especificado

Publicado:

My mistake não é biotopol é Ferropol da JBL

E..felizmente ainda tenho capacidades mentais suficientes para saber distinguir um condicionador de um fertilizante.

Publicado:

E..felizmente ainda tenho capacidades mentais suficientes para saber distinguir um condicionador de um fertilizante.

Meu amigo, foi só pelo que escreveste que usavas ;)

Instrucções do Ferropol: http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/2342/jbl-ferropol

"

• Add 5 ml / 20 litres, either weekly or after fertiliser check (JBL Fe Test set)."

Ora bem, se o aquário tem 200 litros, tens que colocar 50ml por semana.

Pessoalmente, aconselho 30ml depois de cada TPA

Eu uso o SERA Florena, e lá só diz para adicionar 5ml por cada 20 litros de água... não especifica mais nada

Sera Florena: http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/fertilizantes-liquidos/sera-florena.html

A mesma medida de fertilizante, aconselho o mesmo tratamento.

30 ml por semana e depois de TPA's (caso existam).

Espero ter ajudado.

Cumps,

Jorge Ferreira

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda!

Vou já agora fazer um TPA e colocar a quantidade que me recomendaste.

Muito obrigado

Publicado:

Com sera florena são 5ml por cada 20lt de água, uma vez por semana. Para a capacidade do teu aqua são 50ml... Segundo as instruções da embalagem, é o que eu uso e coloco...

e dás-te bem com essa quantidade?

tens algas?

Publicado:

Sim, pra já não tenho problemas de algas, tb porque tenho 3 peixes que tratam dessas algas... :drool3: Se tens esse tipo de problemas pode ter a ver com as luz que tens no aqua, ou tens mt horas ligadas, ou são lâmpadas mt fortes... Já tive problemas,mas nessa altura não usava fertelizante. As lâmpadas é que eram mt fortes e não eram adequadas para o aqua, tb porque me desleixei bastante com o aqua, devido a uma grande desilusão, então so estava a trabalhar para não estar desmontado. Agora estou a recomeçar novamente... Mas se puseres aí um ancistrus, as algas são para esquecer, que ele rapa td... :sorry: