Hypancistrus Zebra - Actualização


Jacinto Silva

Recommended Posts

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Jacinto sabes que não posso ajudar com peixes, mas estou completamente disponível para o que precisares e eu possa ajudar, por exemplo quanto a esse apisto ( :D quando quiseres apita)... e em tudo mais que esteja ao meu alcance!

 

Se houver nova ou novas posturas, achas que serão o mesmo casal, ou há a hipótese de ser uma fêmea diferente?

 

Não deve ser fácil saber o que se passa na realidade... :D

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

ZANITO

Creio que vai haver mesmo outra ninhada, se tudo correr bem!... não mexi e não vou mexer no aqua nos próximos 15 dias... vou deixar correr até à altura em que prevejo que possam estar sem o saco vitelino...

 

JN Cruz,

Poderão ser irmãos ou "meio irmãos", dado que o macho é o mesmo, mas não sei qual é (a) ou (as) fêmeas envolvida(s)...

Durante a semana que segue à Páscoa escolhe um dia para vires a minha casa!... posso contar com a tua visita?... podes trazer a "Maria" e a "filhota".

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de cada vez que vejo este post fico maravilhado ;)cheers e é fantastico estarem a aparecer mais pequenos continuo a desejar-te toda a sorte do mundo para esses pequenos.

 

HA achava boa ideia colocar um post iremovivel com a proeza do nosso amigo jacinto para marcar a 1ª criação de L46 em portugal

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pese embora a má qualidade das imagens aqui ficam duas fotos do 30º dia de vida (aprox) dos Zebrinhas

 

 

Reunidos no filtro de esponja, onde passam a maior parte do tempo.

Pic_1258_24.jpg

 

Medem cerca de 19 mm de comp.

Pic_1258_18.jpg

 

Têm muita vitalidade.

Já se aventuram a sair com mais frequência do seu "cantinho" - filtro de esponja.

Alimentam-se bem. Continuo a dar-lhes a "papa" caseira feita com: miolo de camarão; larvas de mosquito vermelhas; corjete; wels chips; granulado para Discus; vitaminas; tudo bem triturado.

 

Alguns parâmetros da àgua; medidos hoje:

 

PH 7

KH 2

GH 10

NO2 0,05

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Ílhavo??? Tens a certeza que não moras em S. Sebastião da Pedreira? É que a tua casa mais parece a Maternidade Alfredo da Costa :lol::lol:

 

Keep up the good work...

 

Esses Zebrinhas enchem a vista a qualquer um.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ílhavo??? Tens a certeza que não moras em S. Sebastião da Pedreira? É que a tua casa mais parece a Maternidade Alfredo da Costa  

 

LOOLLOOLOLOLOLLOOLOLOLOLOLOLOL :lol::arrow::arrow::arrow:

Mataste-me com essa. Jacinto com discos e zebras, és o parteiro do ano eheheh

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De facto é uma maravilha ver a evolução desses meninos e as surpresas que te reservam ao aprecerem no meio do aquário assim sem mais nem menos :lol:

 

Como vi que estás com falta de espaço, lembrei-me que tenho aqui dois aquários desactivados que te posso emprestar por tempo indeterminado, se quiseres claro. :lol:

 

Um com 60*30*30 aprox 54 L e outro com 80*30*40 aprox 96 L, também te posso emprestar um filtro interior e um aquecedor e ainda uma power head e uma bomba de ar.

 

Se achas que te ajuda e quiseres diz algo.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... HA  achava boa ideia colocar um post iremovivel...

Só o não fiz, porque já recebi em tempos um "recado" da "administração" de que havia já inamoviveis a mais neste sub-fórum... :wink::)

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Primeiro que tudo os merecidos parabéns ao Jacinto Silva :sleeping: pela sua dedicação e sucesso com os queridos Hypancistrus Zebra L-46. Fantástico :!:

 

Desde a criação deste post que periodicamente e religiosamente venho acompanhar as novidades, mas só hoje arranjei um bocado para me manifestar. Sem dúvida um tópico fantástico que deve sem dúvida alguma tornar-se inamovível. Pelo menos na minha modesta opinião.

 

Já conheço algumas pessoas do fórum, mas infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer o Jacinto Silva, o PauloSR, o Vitor Melo , o JN Cruz e o Panda dos Mares :D espero que esse dia chegue um dia destes :?, entretanto parabéns para eles também por toda a sua dedicação.

 

Jacinto Silva, tenho seis zebrinhas :shock: pois! Tenho-os porque gosto deles, porque os admiro e porque também, se souber e tiver sorte, espero poder reproduzi-los. Se quiseres fazer alguma troca é só combinarmos, pois bem sei que só desta forma podemos evitar a consanguinidade e, tal como referiu o PauloSR, só com alguma colaboração é que conseguiremos ter sucesso na manutenção e criação desta espécie em Portugal.

 

Abraços a todos e aos “Zebra lovers” em particular, para vós as minhas humildes instalações têm as portas abertas.

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hajas João pela tua iniciativa...

Estou à procura de algum tempo para preparar o aquário de reprodução para lá colocar os meus, logo que tenha algum sucesso, penso começar as "trocas" de indivíduos. O Jacinto pelo menos tem alguns indivíduos de duas importações diferentes, por isso com muito pouco risco de serem familiares próximos e comigo acontece a mesma coisa, inclusivamente em estágios de desenvolvimento diferentes, por isso... Vamos lá a ver o que isto dá...

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

Após alguns dias de ausência do Fórum foi com grande satisfação que vi "as notícias"...

 

ivanpantz e ZANITO,

De facto, cá em casa tudo o que é "ser vivo" tem reproduzido muito bem!... :wink: mas vocês gostavam que vos acontecesse o mesmo?!... :wink:

 

JN Cruz,

Agradeço a tua disponibilidade em relação ao material!... espero poder resolver a situação com os aquas que tenho... se não a minha "Maria" dá-me cabo do pelo!!! :wink:

 

Paulo SR ,

Estou a gostar... força aí com esse aqua de reprodução!

 

João Lopes Farinha,

São excelentes as notícias que trazes a este tópico!!!

Fiquei muito contente por saber que há mais uma "colónia" de H. Zebra!!!

 

Já conheço algumas pessoas do fórum, mas infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer o Jacinto Silva, o PauloSR, o Vitor Melo , o JN Cruz e o Panda dos Mares  :roll: espero que esse dia chegue um dia destes :oops:, entretanto parabéns para eles também por toda a sua dedicação.

E porque não pensarmos em juntarmo-nos um dia para conhecer a opinião de cada um sobre"o que podemos fazer pelo H. Zebra, em Portugal ?"

 

Jacinto Silva, tenho seis zebrinhas  :wink: pois! Tenho-os porque gosto deles, porque os admiro e porque também, se souber e tiver sorte, espero poder reproduzi-los. Se quiseres fazer alguma troca é só combinarmos, pois bem sei que só desta forma podemos evitar a consanguinidade e, tal como referiu o PauloSR, só com alguma colaboração é que conseguiremos ter sucesso na manutenção e criação desta espécie em Portugal.

Estou interessado!... é uma situação sobre a qual podemos falar, mas sinceramente penso que é mais prioritário para já que os teus Zebrinhas reproduzam!... assim poderá ser mais vantajoso para todos!

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanpantz e ZANITO,  

De facto, cá em casa tudo o que é "ser vivo" tem reproduzido muito bem!...  mas vocês gostavam que vos acontecesse o mesmo?!...  

 

hehehe, brincalhão. Eu e o ivan é mais queens arabesques, são hypancistrus na mesma só que não custam 250€ cada :roll:

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eh pah, por este andar Portugal ainda vai ficar conhecido como o Paraíso dos L-46. Já estou a ver os livros da Aqualog, quando se referirem à Origem a dizer: "Amazonas Basin and Portugal" :wink: :D

 

Estou a brincar, mas estou a sério, acho que era uma situação bem interessante... força pessoal!!

 

Olhem que o "Costa" tem por lá mais umas cataplanas para o pessoal!!

 

Jacinto, reitero a minha oferta, se precisares... apita!

 

Zanito

hehehe, brincalhão. Eu e o ivan é mais queens arabesques, são hypancistrus na mesma só que não custam 250€ cada :P  

 

Humm... e como vao esses arabesques... manda aí notícias deles!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

Sem querer levantar falsas expectativas... tenho fortes suspeitas de que o Hypancistrus "Papá" está a "guardar" outra postura...

 

Com muita pena minha mas não passou das "fortes suspeitas"... :D :D :D

 

Afinal não é tão "linear" quanto eu julgava... será que é sempre neccessário simular uma mudança de estação para que desovem :?::?::?: ... se alguem me souber informar, agradeço!

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jacinto.

 

Em tempos untei uma informaçãozita sobre os L-46, pois tive uns casais apalavrados, mas infelizmente as coisas não correram peloa melhor.

Juntei umas notas que ainda tenho e sim...

De cada vez que os quiseres reproduzir há que simular as estações...

 

Não há bela sem senão.

Boa sorte.

A minha demanda é outra - killies nacionais.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto,

 

Depois da nossa conversa de 6ª Feira andei as fazer mais umas pesquisas e acabei por encontra algumas notas soltas e deu para perceber que de facto terás que simular uma mudança de estação para provocar a reprodução nos zebras.

 

Deverás contudo deixar passar um período de pelos menos dois meses até fazeres nova tentativa.

 

Tal como o Zezinho disse... não há bela sem senão :?:

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zezinho e JN Cruz,

 

Obrigado pelas dicas que serão muito úteis!!!

 

Zezinho,

 

Boa sorte com os killies.

 

Como ainda mantenho os Hypancistrus bebés na maternidade, no mesmo aqua onde estão os pais, primeiro irei transferir-los para outro aqua e posteriormente faço a mudança de estação.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li e poderás verificar nos textos que acabei de te enviar, há quem defenda a ideia de ter um aquario unica e exclusivamente para a criação, ou seja depois de se alimentarem sozinhos, deverão ser transladados a um aquario só para eles...

 

Boa sorte com os pequenotes...

 

E obrigado em relação aos killies...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer ser desmancha prazeres e no que concerne as especies desse tipo colectadas em rio.. muitas vezes só desovam uma ou duas vezes por ano e isto na estação das chuvas. Naturalmente que esse comportamento poderá ser condicionado pelo tempo em que este peixes estiveram em estado selvagem, mas muitas vezes acontece que determinadas especeis se reproduzem numa dada mudança ou simulação e apenas passados uns bons largos meses apos este periodo é que voltem a desovar mesmo que exitam tentativas ou simulações entre esses dois periodos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Simula chuva com um regador

 

:lol: HeHe!

 

A minha mulher ia-se passar se me visse a regar o Aqua :lol:

 

A simulação das chuvas e o estimular da reprodução pode-se fazedr com algumas técnicas, pelo que li, com mudanças de uma maior % de água e com uma temperatura mais baixa que a do aqua, 2 a 3 ºC. Penso eu de que :!:

 

Jacinto, como é que vão os pequenos?

Entretanto não apareceu mais nenhum? já ias em 8 ou 9 :wink:

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais