Recommended Posts

Publicado:

Olá

Será interessante ver se consegues levar adiante os alevins já com comida inerte. O ideal claro seriam nauplios de artemia e microvermes mas é comum aparecerem nos aquarios dos criadores crias não contabilizadas o quer dizer que elas comem da comida dos adultos.

Abraços

Paulo José

• Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Olá Pessoal,

Hoje fiz uma limpeza geral do fundo do aqua ... e confirmou-se uma suspeita minha... encontrei outro Zebrinha... terá escapado da toca e andava juntamente com os adultos, portanto apareceu o Zebrinha nº 8.

Como vos tinha dito os ovos eram entre 10 e 15 e apareceram oito Zebrinhas... creio que poderá haver mais escondidos no aqua... :) :D bowdown

Publicado:

Boas,

Jacinto... não te enganes nas contas e pesquisa bem esse aquário... são demasiado valiosos para se perderem :)

Abraços e até já,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Olá pessoal;

Passaram-se quatro dias desde que coloquei os Zebrinhas na maternidade.

Aparentemente está tudo bem com eles.

Mostram muita vitalidade e parece estarem a alimentar-se da mistura caseira que ofereço 1 X dia + 1 X de noite.

Tenho vigiado os parâmetros da água e feito acrescentes de cerca de 5%... previamente acondicionada.

Reparem nas fezes... quer dizer que se tem alimentado!

Pic_776_14.jpg

Medem cerca de 1,5 cm.

Pic_776_15.jpg

Refugiam-se sempre junto ao filtro de esponja, em grupo.

Pic_776_19.jpg

Outra perspectiva...

Pic_776_20.jpg

Cumps.

Publicado:

Jacinto, Jacinto...

... o que dizer?! :?

Apenas posso oferecer a minha ajuda para o que precisares... por exemplo as flutuantes de que te falei ontem.

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

bowdownbowdown:? :D #cool

Jacinto, reitero a sugestão dos Altuns :)

Força nisso!

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Ó Vitor,

Olha que este sub forum é destinado aos peixes-gato :? :D bowdown

Tu andas a brincar com essa estória dos Altuns, mas olha que já me puseste a pensar nisso a sério... bowdown#cool:)

Cumps

Publicado:

Jacinto,

Tu andas a brincar com essa estória dos Altuns, mas olha que já me puseste a pensar nisso a sério... Very Happy Very Happy Very Happy

a ideia era mesmo essa :? , mas apenas porque acho que terias capacidade para tal!!! Caso te aventures, e espero sinceramente que sim, procede da mesma forma como que para os zebrinhas. Lê, lê e lê tudo o que puderes. No entanto, pelo que sei, é preciso esperar uns 3 anos para que eles estejam aptos para a reprodução. E mais, como só há 2 pessoas no mundo a reproduzí-los, duvido que haja informação por parte deles nesse sentido...

Estou contigo :D

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Olá Jacinto,

Quando te conheci no encontro não conhecia o teu historial como aquariofilista...mas por este post, vejo que não brincas em serviço.

Parabéns e mais uma vez obrigado. :?

Nota: Bom um já pensa em Ca's e tu nos Altuns. :D bowdown Os encontros têm destas coisas...vá-se lá saber porquê...

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

David Sousa

Publicado:

Olá Pessoal,

Pedro Santos,

É verdade que as coisas me têm corrido bem, últimamente... e podes crer que vale a pena ter esta espécie, não só pela beleza mas também pelo seu comportamento que é muito interessante...

Vitor Melo,

Vamos ver esse assunto com muita calma...

David Sousa,

Eu comecei há cerca de um ano com os Discus e com os H. Zebra há menos de um ano.

Tenho feito alguma pesquisa de informação, para a qual o Forum tem contribuido muito, dedicação e também um grande investimento financeiro... mas por princípio não me iludo com esta situação... como conversámos pessoalmente... nuns dias estamos em maré de sorte e noutros em maré de azar! 8):oops: :D

Nelson Oliveira

É verdade... a fase da reprodução destes bichinhos e as crias são o que mais fascina.

Obrigado a todos!

Um abraço!

Publicado:

Boas Jacinto,

Continuam em grande forma esse meninos? Espero que sim :)

Já agora só para picar... http://www.mongabay.com/fish/angelfish.htm

... e um pequeno excerto ...

A difficult fish to breed. Successful spawns are unusual. Success has been achieved in water with a pH from 5.5-6.0, a water hardness of 2-4 dH and a warm water temperature of 84-88°F (29-31°C). In one case, the pair was kept in a large tank (over 100 gallons) and weekly water changes were made. The parents were fed a varied diet of live foods and color-enhancing flake foods. 400-500 eggs were laid. The parents carefully picked through the eggs, eating a great deal of them. The eggs were then removed and hatched after 3 days. The fry became free-swimming after 5 more days at which time they were fed on fine-grade flake food and Brine Shrimp nauplii. The fry are delicate but fast-growing, if fed several times a day.  

Eh eh eh!!! Fui mauzinho eu sei, mas quem dá provas do que consegue sujeita-se a isto :wink:

Abraços,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Boas,

Intrust,

Os H. Zebra bebés estão em grande forma, alimentam-se bem... faço-lhes papa caseira com: corgete; miolo de camarão; larvas vermelhas; wels chips; micro alimento e vitaminas... tudo muito bem moido e ofereço 2 x dia.

Já se nota um crescimento de cerca de 2 mm :roll:, desde as últimas fotos.

Quando retirei os filhotes ao papá Zebra, este procurou os seus meninos por tudo quanto era canto e após um dia refugiou-se junto das fêmeas, debaixo de um tronco... não tem ído à toca.

Segundo li, demorará de 1 a 2 meses até que o macho esteja novamente pronto para receber outra postura e só nessa altura ocupará uma toca de reprodução... até lá, há que alimenta-los bem, vigiar os parâmetros da água e fazer algumas TPA´s...

Existe outro macho, por sinal é o maior da colónia que ocupa uma toca em local estratégico para tentar atrair as fêmeas, mas elas não procuram este macho... as duas fêmeas acompanham normalmente o macho que reproduziu e em princípio só irão aceitar este para criarem... enfim particularidades da espécie... 8);):lol:

Dentro de dias, se tudo correr bem coloco novas fotos dos bebés.

Obrigado pela informação sobre os altuns!

Um abraço.

Publicado:

Os rios dos altuns têm um ph abaixo dos 5 e uma dureza muito baixa.

Esse excerto fala em mudanças semanais, mas tem o cuidado de referir que a manutenção foi feita num aquario de aproximadamente 400 litros para dois peixes.

É importante salientar este paragrafo pois os altuns são bastante susceptiveis a amonia e na presença de um ph tão baixo o filtro biologico torna-se impotente no controle dos niveis da amonia

Qualquer aquariofilo disposto a estes desafios terá que dispor de aquario grande e garantir as mudanças de aguas praticamente diarias já para não referir os perigos de uma manutenção com dureza perto dos zero.

Publicado:

Boas pessoal,

Infelizmente uma grande tristeza a nível familiar teve-me afastado do Fórum durante algum tempo...

Mas nada como voltar e ver uma coisa destas...

Parabéns Jacinto o que tens aí é um verdadeiro tesouro, preserva-os e estima-os... São histórias como a tua que dão alento, vontade de trabalhar e insistir nisto de trabalhar com peixes desta origem, pese embora os problemas que isto trás e os dissabores que por vezes acarretam...

Quanto à alimentação não tenho nada a dizer desde que não caias na tentação de lhes dar proteína de mamífero ou de aves. Sempre na base de peixe e de animais aquáticos de preferência.

Nunca se esqueçam do desafio que eu fiz a todos os aficionados deste peixe, para que isto continue no bom caminho é necessário que todos cooperem uns com os outro...

Abraços para todos e os meus sinceros parabéns mais uma vez para o Jacinto...

Paulo

Publicado:
Os rios dos altuns têm um ph abaixo dos 5 e uma dureza muito baixa...

... É importante salientar este paragrafo pois os altuns são bastante susceptiveis a amonia e na presença de um ph tão baixo o filtro biologico torna-se impotente no controle dos niveis da amonia

Qualquer aquariofilo disposto a estes desafios terá que dispor de aquario grande e garantir as mudanças de aguas praticamente diarias já para não referir os perigos de uma manutenção com dureza perto dos zero.

Tudo isto por sinal para mim não é problema :) , o que é na realidade problema para mim, é a falta de tempo para me poder dedicar a esta “empreitada”, tal como já me dediquei em tempos a outras igualmente desafiantes... :o

Abraços,

Paulo

Publicado:
Infelizmente uma grande tristeza a nível familiar teve-me afastado do Fórum durante algum tempo...

Paulo SR,

Os meus votos sinceros para que tu e a família se restabeleçam rápidamente... dentro do possível!!!

Boas Pessoal,

Os Zebrinhas continuam bem, sem grandes alterações no tamanho... estão com cerca de 24 dias de vida.

O papá Zebra voltou a ocupar a sua toca de reprodução... há dois dias que se mantem ocupado nas limpezas e vigilância... pelo seu comportamento poderá estar a preparar-se outra postura :wink::!: ...

Nunca se esqueçam do desafio que eu fiz a todos os aficionados deste peixe, para que isto continue no bom caminho é necessário que todos cooperem uns com os outro...

É a segunda vez que o Paulo SR aflora esta questão... eu estou plenamente de acordo e disposto a colaborar!!!

Um abraço!

Publicado:

Boas,

Antes de tudo o mais quero também desejar ao Paulo SR que tudo se recomponha no seio da sua família que no, fim, é tudo o que temos de mais importante. Paulo, recebe um grande abraço da minha parte.

PauloSR escreveu:  

É a segunda vez que o Paulo SR aflora esta questão... eu estou plenamente de acordo e disposto a colaborar!!!  

Este é um tema "Quente" e que já tive a oportunidade de discutir pessoalmente com o Jacinto :!:

Na verdade, o "feito" que o Jacinto conseguiu de pouco ou nada pode servir se não houver colaboração e partilha entre os diversos possuidores de L-46.

Seria importante por isso, que essas pessoas, unam forças para dar continuidade a um processo que para já é apenas "pessoal". Não quero com esta afirmação reavivar um thread de "ontem" que fez rolar muita tinta, mas tudo o que se disse na altura vale muito mais agora, no momento em que os L-46 estão proíbidos de serem exportados.

Conheço pelo menos mais dois detentores de L-46 o próprio Paulo SR e, se não estou em erro, o Panda dos Mares. Não conhecendo bem a situação do Panda, mas conhecendo mais ou menos bem a do Jacinto e a do Paulo, tenho o atrevimento de provocar o Paulo a ser o primeiro a colaborar activamente (porque já colaborou doutra forma) neste processo.

Eu, se os tivesse, seria o primeiro a "dar a mão" com o Jacinto!!!

Abraços,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Olá Jõao,

gostei do teu post!

Sem querer, sequer, parecer estar à procura de uma palmadinha nas costas, posso adiantar que, no evento aí em Aveiro, combinei com o Jacinto "dar-lhe", "trocar", "emprestar" a minha fêmea (assim parece) de L-46 para que ele possa aumentar a variabilidade genética. Sei que a loja "O Picanço" tem vários destes peixes para venda, é uma questão de se abordar o tema com eles.

João, reitero o teu pedido:

possuidores de L-46, toca a entrar em contacto como Jacinto para podermos crescer um bocadinho nesta área!

Deixo a foto de um dos L-46 acima referidos, presente no Evento do Oceanário:

Pic_4361_7.jpg

pareceu-me ser um macho, mas sou um bocado leigo nisto dos 46...

Um abraço,

Vitor Melo

Publicado:

Boas Pessoal,

Como o JN Cruz refere, de pouco ou nada serve termos muitos Hypancistrus Zebra, sendo eles irmãos... e de nada serve ter-se um ou dois exemplares isolados se não se reunirem determinadas condições para que se reproduzam....é por isso que tem havido algum apelo para que se unam esforços, com vista a aumentar-se o número de exemplares e a garantir-se a maior diversidade genética possível.

Penso que o Fórum tem um papel fundamental como veículo de informação e terá ainda mais se o soubermos rentabilizar... e se houver um ambiente de colaboração, mútua confiança e tranquilidade, necessários para que as pessoas se sintam apoiadas e motivadas.

Julgo que temos reunidas algumas condições para se percorrer um longo caminho!!!...

Vitor Melo,

Muito obrigado por todo o apoio que sempre tens demonstrado, nas diversas circunstâncias!!!

(SEPARAÇÃO)

Sem querer levantar falsas expectativas... tenho fortes suspeitas de que o Hypancistrus "Papá" está a "guardar" outra postura... há cerca de 5 dias que vinha preparando a toca e agora está completamente "agarradinho"... e o 2º macho na hierarquia que também andava "desaparecido", apareceu hoje numa toca vizinha... exactamente como na 1ª vez!...

Um abraço!