Recommended Posts

Publicado:

Boas Pessoal,

Obrigado pelo vosso entusiasmo e apoio.

Paulo,

Estes L 46 passaram todos pela tua "mão"... :):? :D naturalmente que também reconheço o teu contributo para que chegassem até mim!

Não estive em casa durante o fim de semana... e não mexi mais na toca, desde que encontrei os ovos, em 27 de Fevereiro.

Estou ansioso por saber qual o resultado desta postura, mas quero deixar o macho fazer o seu papel... penso que ele ganhará experiência e isso será futuramente benéfico.

Ele continua dentro da toca... só se vê a cauda... agita-se com movimentos "ondulatórios" para "ventilar" o interior da toca.

Vou mantendo o pessoal informado.

Um abraço.

• Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
... Estes L 46 passaram todos pela tua "mão"... :)  :?  :D  naturalmente que também reconheço o teu contributo para que chegassem até mim!...

O meu contributo foi infelizmente muito pouco :D … Só tive pena que quando a Eng. Ana começou a importar, quarentenar e a comercializar o L-46 cá em Portugal, aqui à uns anos atrás, os distribuidores e comerciantes nacionais tenham resistido tanto a trabalhar com esta e outras espécies de Loricarideos (o que na realidade ainda fazem), ainda por cima numa altura em que os L-46 eram um “pouco” mais baratos. Isto infelizmente fez com que muitos espécimes não tenham vindo para cá e tenham em contrapartida ido parar aos países nórdicos, EUA e Ásia, não nos permitindo ter no nosso pais uma maior variedade genética. Como alguns de vocês devem saber esta acaba por ser uma das grandes barreiras à continuidade da criação em cativeiro, tanto mais que agora está vedada qualquer captura ou comercialização desta espécie do meio selvagem (o que na minha humilde opinião e tendo em conta a drástica redução de stocks na natureza tem toda a lógica).

Só me resta desejar que os principais “criadores” desta espécie cá em Portugal, tenham o bom senso de cooperar uns com os outros, a fim de colmatar o mais possível essa “falha genética”.

Boa sorte aos audazes…

Abraços,

Paulo

Publicado:
... não nos permitindo ter no nosso pais uma maior variedade genética. Como alguns de vocês devem saber esta acaba por ser uma das grandes barreiras à continuidade da criação em cativeiro...

...Só me resta desejar que os principais “criadores” desta espécie cá em Portugal, tenham o bom senso de cooperar uns com os outros, a fim de colmatar o mais possível essa “falha genética”

Faço minhas as palavras do PAULO.

Um abraço!

Publicado:

Boas Pessoal,

Após 10 dias, depois de ter encontrado os ovos, hoje decidi espreitar a toca... e lá estavam eles!!!

Pelo aspecto dos Zebrinhas, leva-me a crer que no dia em que descobri os ovos, estes já tinham de 1 a 4 dias de eclosão (note-se que nos primeiros dias após a eclosão são práticamente só "ovo"...).

Penso que estes Zebrinhas têm cerca de 13 a 14 dias de vida.

Já não têm o saco vitelino.

Tive que desmontar a toca para os retirar...

Os Zebrinhas têm cerca de 1 cm de comprimento... são sete

Pic_776_1.jpg

Agrupados dentro de uma mini-toca em PVC.

Pic_776_2.jpg

Aspecto da maternidade que construi exclusivamente para eles, em acrílico, com 3 "janelas" em rede de pvc, 3 "toquinhas" em tubo de pvc e um filtro de esponja... a água circula através das redes...

Pic_776_3.jpg

Esta é para mim a foto mais interessante... veja-se que o papá Zebra já ocupa a nova toca que lhe ofereci

Pic_776_4.jpg

Actualizarei este tópico com mais detalhes.

Cumps

Publicado:

Muitos parabéns! Sãp experiências assim, que fazem gostarmos tanto deste "vicio"!

Continua a manter o pessoal informado!

E cuida bem desses bébés, que tenho a certeza que o vais fazer!

Um abraço!

Pedro

Publicado:
Estou sem pelavras simplesmente adorei.

tiras-te-me as palavras da boca..sao bué loucos..parabens :roll:

abraços

Publicado:

Muitos Parabéns!!!

Agora é ter paciência, visto serem bichinhos que demoram imenso tempo a crescer. Pelo que tenho lido, mas isso já deves saber tu de cor, toma muita atenção com a alimentação deles enquanto alevins. Pois pode haver complicações ao nível do tracto digestivo. Corrijam-me se estiver enganado.

Cumprimentos e mais uma vez: Muitos Parabéns!!

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

:roll: Parabens!!!!!!!!!!!!!! Eu que estou todo contente por ter feito criação de tropheus, imagino como te sentes por ter os zebras!

Vai postando o desenvolvimentos dos miudos!

Abraços,

miguel

Publicado:

BOAAAA

:roll::?::oops: :D

bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown

L46 a rular a maneira

Muitos parabens

APC #173

Publicado:

Boas,

Jacinto... nem sei o que dizer :roll::?::oops:

Eu estava à espera que no Sábado chegasses com a notícia, mas afinal :!:

Ouve (ou melhor, lê) não tenho mesmo palavras... sinto-me assim, muito, muito, pequenino!!!

Muitos Parabéns!!!! Se alguém merece este sucesso, esse alguém és tu!

Grande Abraço e, senão antes, até Sábado.

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Epahhhhhhh!!! Este homem é um senhor caragoooo! Agora e que temos mesmo de festejar! Parabéns mais uma vez...

Um abraço.

------Licínio Ferreira------

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Eh pá deve ter sido da emoção, mas tou à 10 minutos à espera de responder, porque a net também sente estas coisas.

Muitoooooos Parabénssssssssss.

Publicado:

Olá Pessoal,

Vocês têm sido fenomenais no apoio que têm demonstrado... os meus sinceros agradecimentos! :roll::?::oops: :D bowdownbowdownbowdownbowdownbowdown

Um grande abraço :!::!::!::!:

Publicado:

Muitos parabéns por teres conseguido levar a postura a bom termo, espero que cresçam muito e bem.

PS: com tantos pequenos aí em casa como arranjar tempo para todos...

Cristiano

Publicado:

parabéns pelos pequenos!

espero que consigas mantê-los e fazer mais vezes criação, se assim for depois poderias dividir pelo pessoal! :oops:

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Publicado:

Estou maravilhado......

Conseguir reproduzir um ser que se tornou raro...é obra!!!!!!

vai mantendo o serviço noticioso.......espectadores não faltam

Publicado:

Queria apenas enriquecer o que te vai no coração

A alegria que dá ter algo tão raro na mão.

Continua assim, espero que se safem todos, e que tenhas mais 1001 posturas com sucesso

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

fazendo dos outros as minhas palavras "MUITOS PARABENS", deves estar super orgulhoso.

é bom ver que em Portugal ha quem se esforçe para atingir certas metas

desejo-te muitas felicidades com os teus meninos e que continues a reproduzir com sucesso.

grande abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

Jacinto...

Não estou a chorar, mas também não me estou rir... Acho, simplesmente, que estou perplexo a ver tal feito... Mais uma vez, SINCEROS PARABÉNS!!! Que seja a primeira de muitas!

Acho que nesta onda em que te encontras podes, e DEVES, tentar a criação de Altuns eheheh Pelo que sei, só há 2 pessoas no mundo a conseguir. Quem sabe tu não fosses o 3º ;) Andas com a "mão quente" :D

Continua a fazer a bela reportagem fotográfica com que nos tens deliciado! Nós agradecemos ;)

Um grande abraço,

Vitor Melo

PS: Quanto a ti não sei Jacinto, mas eu, no teu lugar, ficaria com TODOS os exemplares da primeira criação. Serem só teus! Ou então arranjares um machinho para a fêmea que tenho cá em casa eheh JUST KIDDING

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

boas!

cá estou eu de novo :D ..queria perguntar uma coisa ao jacito...jacinto como diferencias se sao machos ou femeas?que alimento tas a dar as crias?

abraços

mais uma vez um grande abraço

Publicado:

Boas Pessoal,

Muito obrigado pelas vossas palavras!!!

Vitor Melo,

De facto tenho tido alguma sorte, ultimamente... até ver!!! :D ;);) ... para além de alguma pesquisa de informação e cuidados...

Vamos ver se estes peixinhos vão vingar e se se desenvolvem em boas condições???... ainda é muito cedo para se falar sobre o seu futuro, mas se vingarem nunca se sabe!...

Hugo Neves,

Com este tamanho eu ainda não consigo distinguir o sexo dos Zebrinhas.

No caso dos adultos, podes ver neste site as principais diferenças relativas aos sexo dos H. Zebra: http://www.zebrapleco.com/speciesinfo.htm

Podes também dar uma vista de olhos à tradução, do artigo em francês deixado pelo ZANITO neste sub forum:

[O macho

O dimorfismo sexual é difícil de observar num aquário de venda em que os peixes muitas vezes são imaturos e geralmente stressados. Todavia, relativamente a um peixe adulto e aclimatado, podemos referir os seguintes pontos:

Observando indivíduos com pelo menos 5 a 7 cm, reparamos que os machos apresentam odontotes inter operculares e odontodes peitorais (escovas) muito desenvolvidos, assim como odontotes "plaquettaires" no terço inferior do corpo particularmente visíveis com uma luz rasante. Podemos também comparar a forma da cabeça dos machos que é mais maciça e mais carnuda do que nas fêmeas, que têm uma cabeça mais arredondada. Por vezes também a coloração dos machos é mais marcada, o preto mais escuro e o branco mais claro: Esquematizando, o macho tem um aspecto mais negro e a fêmea um aspecto mais branco. Podemos aqui comparar de novo a observação da forma da cauda, os lóbulos superiores e inferiores são mais alongados no caso dos machos.

A fêmea

Uma fêmea apresentará odontotes curtos, ou mesmo inexistentes, uma cabeça mais redonda. Um corpo mais redondo visto de cima e de tràs, pode indicar uma fêmea grávida. Elas são geralmente mais pequenas que os machos, e a sua cauda é alongada unicamente na parte inferior

Penso que esta descrição é muito fiável.

Tenho oferecido aos Zebrinhas, uma mistura caseira de miolo de camarão, larvas vermelhas de mosquito, pastilhas wels chips e alimento microfino... tudo muito bem esmagado e misturado (quase liquido) e junto-lhe 1 ou 2 gotas de Fishtamin.

Ontem, 1º dia na maternidade, pareceu-me que não tocaram no alimento... vamos ver se comem esta noite.

São muito activos e hoje estavam aparentemente bem!

Cumps.