amns.24 Publicado Abril 6, 2012 Publicado Abril 6, 2012 Ola Vou fazer uma nova montagem , desta vez quero fazer um aquario especialmente para discus. O aquario tem 120x20x50 , vou o manter muito simples só com uma fina camada de areia umas 4 ou 5 palntas de facil manutençao e um tronco. A minha maior duvida é com o tronco , andei a ver e nas lojas sao muito caros , e como eu sou de uma zona floorestal arranjo muitos troncos facilmente. A minha questao é , posso ir ao monte ou ao rio buscar um tronco e meter no aquario? o que tenho que fazer para o tratar? Citar
kapataz Publicado: Abril 6, 2012 Publicado: Abril 6, 2012 Convem lava.lo e ferbe-lo em agua. Acho que o tronco ideal seja o da videira. Espera por mais dicas dos pro's Android GT 5800 Citar
Lupper Publicado: Abril 6, 2012 Publicado: Abril 6, 2012 Boas, Atenção que muitos dos troncos nao são aconselhados para os aquarios, como os resinosos. Abraços Citar "After the storm, Comes the calm" - Nova Cara Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano" Fábio Silva
JoaoMP Publicado: Abril 6, 2012 Publicado: Abril 6, 2012 Boa noite, Ao ler a tua descrição do aquário fiquei preocupado com as dimensões do mesmo. Os mais entendidos que me corrijam se estiver errado, mas 20cm (120x20x50) não é claramente insuficiente para Discus? Abraço Citar
brunofrancisco89 Publicado: Abril 6, 2012 Publicado: Abril 6, 2012 Penso que os de videira serão os melhores para arranjares. Limpa-os, mete-os ao teu gosto, lixa o tronco com uma lixa para ficar impecável. Depois podes ferve-lo. Atenção, senão escolheres videira, não coloques um que venha de uma árvore que produza resina. Citar Opinem -> <- Opinem
Manik48 Publicado: Abril 6, 2012 Publicado: Abril 6, 2012 Ora vivas Quanto aos troncos -> NADA DE TRONCOS RESINOSOS e a minha sugestão pessoal é que não uses troncos da natureza. Há alguns mais seguros do que outros (como o da videira) mas há sempre a probabilidade de introduzires no aqua agentes que te estraguem tudo. Nas lojas da especialidade arranjas troncos bem porreiros por preços até 20€, achas que vale o risco de matares dezenas ou centenas de euros em discus? Caso tenhas a certeza que o tronco é XPTO: ferve-o várias vezes e quando não estiver a ferver deixa-o em água de molho. Quando ao aqua em si, usaste a formula cxlxa certo? Em termos de volume é possivel ter discus aí (cuidado com o numero, quantos estas a pensar por?) mas 20 cm de largura parece-me muito apertado para peixes que facilmente ultrapassam esse tamanho em comprimento... Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
amns.24 Publicado: Abril 7, 2012 Autor Publicado: Abril 7, 2012 Boa noite, Ao ler a tua descrição do aquário fiquei preocupado com as dimensões do mesmo. Os mais entendidos que me corrijam se estiver errado, mas 20cm (120x20x50) não é claramente insuficiente para Discus? Abraço :drool3: Enganei me a escrever as medidas . é 120 x 40 x 50 Citar
JoaoMP Publicado: Abril 7, 2012 Publicado: Abril 7, 2012 Mais descansado Boa sorte para o projecto. Abraço Citar
Fábio.Silva Publicado: Abril 7, 2012 Publicado: Abril 7, 2012 (editado) Boas, Os troncos que podem ser utilizados nos aquários são: Cerejeira Videira Carvalho Azinheiro Oliveira Zambujeiro Castanheiro Sobreiro Estas espécies são as que se encontram em portugal na natureza que for a uma loja da especialidade encontrará muitas outras espécies, que na minha opinião são mais vistosas, e ja tem um tratamento próprio para o meter dentro de água. Se optar por apanha-lo da natureza, aconselho que o esfregue bem, como alguém já sugeriu que o lixe e o fervas, e o coloque durante umas semana, deve chegar, dentro de água para que o tronco absorva a agua e ganhe peso para não flutuar. Abraços Editado Abril 7, 2012 por Fábio.Silva Citar
Eliezer costa Publicado: Abril 8, 2012 Publicado: Abril 8, 2012 boas tardes... era so uma pegunta alguem me confirma a possibilidade de utilização do sobreiro no aqua? Citar Eliezer "The end of the world"
brunofrancisco89 Publicado: Abril 8, 2012 Publicado: Abril 8, 2012 Sobreiro está na lista que o membro Fabio.Silva te postou Os troncos que podem ser utilizados nos aquários são: Cerejeira Videira Carvalho Azinheiro Oliveira Zambujeiro Castanheiro Sobreiro Citar Opinem -> <- Opinem
Eliezer costa Publicado: Abril 8, 2012 Publicado: Abril 8, 2012 Sobreiro está na lista que o membro Fabio.Silva te postou :D eu sei (eu li ;D) só queria confirmação pq numa loja disseram-me que não...por isso perguntei :D Citar Eliezer "The end of the world"
brunofrancisco89 Publicado: Abril 8, 2012 Publicado: Abril 8, 2012 :D eu sei (eu li ;D) só queria confirmação pq numa loja disseram-me que não...por isso perguntei :D Ah ok, tinha percebido a pergunta de outra forma... Assim sendo fui googlar e penso que são capazes de ter razão na loja. O Sobreiro é resinoso...logo não é aconselhável. Citar Opinem -> <- Opinem
Fábio.Silva Publicado: Abril 8, 2012 Publicado: Abril 8, 2012 Boas, Eu tirei esta lista de um site, ou acho que ofi aqui no forum, estive a ver o sobreiro e ainda não consegui informações para que consiga fundamentar essa citação de que o sobreiro é resinoso, tenho ideia que não. Abraços Citar
Eliezer costa Publicado: Abril 8, 2012 Publicado: Abril 8, 2012 Ah ok, tinha percebido a pergunta de outra forma... Assim sendo fui googlar e penso que são capazes de ter razão na loja. O Sobreiro é resinoso...logo não é aconselhável. :D a confirmação de mais que um é sempre melhor... fiquei com duvidas pq a oliveira e o zambujeiro são do mesmo filo (especie) se não me engano a diferença está num enxerto mas isso é para outro lado xD tks pelo google :D Citar Eliezer "The end of the world"
Recommended Posts