Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Tenho neste momento umas quantas ampulárias bebés a passear pelo aquário, umas nasceram no dia 5/03 e outras no dia 7/03, ou sejam, têm um mês de idade, no entanto ainda não cresceram praticamente nada, continuam com cerca de 1-1.5mm!!!

É normal? Tinha ideia que com um mês de idade já deveriam ter pelo menos 0.5cm!

A temperatura do aquário está nos 25º, e em conjunto com os progenitores, alguns planorbis e as plantas, são os únicos habitantes do aquário, ou seja, não têm peixes a chatear.

Alimento-as com courgette, alface e broculos (às vezes deito cenoura, mas elas não gostam muito).

Não deveriam estar já maiores? Ainda nem dá para distinguir as cores!

Publicado:

Olá Joana!

Tenho pouca experiência mas penso que é normal. Sabes tinha 10 ampulárias bébes adquiridas em novembro e o resultado é o seguinte, 2 morreram, 2 cresceram e bem, 4 têm um tamanho normal e 2 pouco cresceram.

Espera mais uns meses ...

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Publicado:

As minhas ampularias têm menos de uma semana e duplicam de tamanho de dia para dia têm um crescimento brutal !! Quando as tirei do saco de ovos eram minúsculas e com pouca cor e agora são bem douradas e andam por todo o lado, sao bem mais numerosas do que eu pensava, tanto que já as ando a espalhar por vários aquarios.

O meu aquario é de Discus e eu alimento em excesso, há sempre comida a mais, algas, e plantas .

Publicado:

Pois, falta de comida não é porque têm sempre alimento. Começam a aparecer várias conchas minúsculas vazias, infelizmente estão a morrer em vez de crescer.

Gostava de perceber o porquê para corrigir a situação. Os parâmetros da água estão bons e todas as semanas faço TPA de cerca de 20% da água.

Os adultos andam felizes e contentes pelo aquário, muito activos e acasalam com frequência.

Publicado:

Não podera ser falta de calcio? É apenas uma sopusição.

cumps

logo1115.png

Visitem e participem neste novo fórum.

Publicado:

Ph da àgua? Pelo que li a agua muito acida nao é benéfica. O aquario é fertilizado? Qual a temperatura da agua? Já li que se as paredes do aquario forem muito altas ou se o caudal do filtro for demasiado forte as pequenas ampularias nao conseguem vir à superfície mas sinceramente nao sei se isso é suficiente para as matar.. Que peixes é que habitam no aquario?

Publicado:

Falta de cálcio não é porque uso decacit e coloco sempre um pouco quanto faço TPA's. A concha das adultas está perfeita, sem qualquer sinal de falta de cálcio.

O pH está nos 7.5, a temperatura nos 25º-26º.

O aquário não é fertilizado e não tem peixes, só as ampulárias, planorbis e plantas. O aquário é este http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?cPath=214&products_id=893. O sistema de filtragem está na parte de trás, tirei uma das esponjas e coloquei um filtro mas como fica atrás o caudal não é nada forte.

Aparentemente não há motivo nenhum para isto estar a acontecer. Tenho mais dois cachos, um deles não me parece que vá nascer uma vez que já tem um mês e ainda continua muito rosado, o outro tem quase 3 semanas e está a ficar com aquele aspecto tosco que costumam ter quando as ampulárias estão quase a nascer.

Publicado:

Acho que as condições do teu aqua sao mais que suficientes.As minhas ampularias estão a 28 graus e comem os restos da comida dos Discus (granulado e artemia), alface cozida, e as algas do aquario. O meu aqua fica um bocado sujo, acho que é por isso que as ampularias crescem a olhos vistos. Experimenta adicionar outra comida ou fazer menos TPAs já que nao tens peixes.

Publicado:

Infelizmente acho que todos os bebés morreram, ja introduzi comida de peixe na alimentação (pastilhas de peixes de fundo) e vou reduzir a frequência das TPA's para 15 em 15 dias. Agora há que esperar que haja mais posturas.