Recommended Posts

Publicado

Boas, eu tenho um aquaria montado a cerca de 2 semanas. Como não tou muito dentro disto, n conheço todas a especies k tenho.

O problema é o segunite: Alguns peixes tao com pontinhos brancos. Tive a ler e acho que e uma doença bacteriana. Como não pude esperar mais tempo comprei hoje num supermercado(tds as lojas de animais aki na minha zona fecham ao f.d.s.) Anti-Icito e Anti-Fungos da Avipar.

Tneho no aquario(+-80l): 8Neons, 1 Moly, 2Guppys(já morrem2), 1tubarao bala(já morreu 1), 2 limpa-vidros, 1escalar(já morreu 1), 4 transparentes c cores fluorescentes em cima e em baixo(já morreu 1), (1 caracol k ja morreu), e uns de agua fria pretos c olhos grandes k me parecem ser os mais afectados c pontinhos brancos. Vivem todos no mesmo aquario e dão-se todos bem. já morreram muitos e não quero perdfer mais nenhum.

Já usei os produtos da Avipar k dissem em cima. Que mais posso fazer?

Respondam pff :wink::wink:

Publicado:

Essa doença é o Ictio que se alastra depressa se não se usar os medicamentos contra o mesmo logo! Não podes meter vários tipos de medicamentos ao mesmo tempo no aquário! Isso só vai baixar as defesas dos peixes e podem morrer mais... Usa o medicamento para Ictio nas dosagens conforme tá dito na embalagem e esperemos que não morra mais nenhum.

Think Aqua

Banner.jpg

Publicado:

Nunca se muda a água toda de uma só vez..

Faz mudança parcial de 50% de água

Think Aqua

Banner.jpg

Publicado:

Já-lhe tirei metade da agua. A minha sorte e que tinha ali de lado uns garrafões com agua que esta a ser aquecida neste momento pa diferença de temperatura ser minima.

Fui dar co meu Escalar morto...

Acho que ja vou tarde pa ajudar os outros...

Tenho medo que os problemas possam ser varios...

Publicado:

Acho que não deves pôr nenhum ser vivo nesse aquário até as coisas estabilizarem.. e ainda demora um bocado! Tu metes-te um neutralizador de cloro na água nova para o aquário?

Para evitar que venham com doenças é ambientá-los muito bem durante algum tempo (se for necessário com medicamentos), ou melhor ainda arranjar um aquário de quarentena.

Think Aqua

Banner.jpg

Publicado:

Não pus neutralizador de cloro, porque não tenho, mas era uma agua que ja a tinha em garrafoes ha muito tempo. Amanha vou compra que e o melhor que tenho a fazer.

Sempre que se passar alguma cena eu vou postar neste tópico para obter ajuda. Obrigado por tudo [[ ]]

PS: Se me morrerem aqueles peixes não vou poder ter mais pk a minha mae diz k gastou mt dinheiro pos peixes morrerem.

Publicado:

Boas,

Nem sei por onde começar....

Tneho no aquario(+-80l): 8Neons, 1 Moly, 2Guppys(já morrem2), 1tubarao bala(já morreu 1), 2 limpa-vidros, 1escalar(já morreu 1), 4 transparentes c cores fluorescentes em cima e em baixo(já morreu 1), (1 caracol k ja morreu), e uns de agua fria pretos c olhos grandes

O tubarão- bala vai crescer muito , e o aquário esse aquário é muito pequeno para ele, o escalar quando crescer vai comer-te os guppys e os neons, as molys e os guppies necessitam de água ligeiramente salobra o que não é nada bom para os neons , que querem agua mole e ácida.

Peixes de agua fria com peixes tropicais normalmente dá problemas...

Boas, eu tenho um aquaria montado a cerca de 2 semanas

Os peixes não se podem por todos de uma vez no aquário, e o aquário montado há 2 semanas nem sequer devia ter peixes , quanto mais 19 mais os de água fria.

Para te podermos ajudar-te, faz uma lista do material que possuis:

- Filtragem

- Testes para a água

- substrato que tens

-iluminação

-aquecimento

Enfim set-up conpleto do aquário.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Que grande confusão tu tens aí...

Não pus neutralizador de cloro, porque não tenho, mas era uma agua que ja a tinha em garrafoes ha muito tempo.

O que entendes por muito tempo?

O melhor conselho que te posso dar por agora é conforme já te disseram que mediques os peixes, de acordo com o que diz na embalagem do medicamento.

Em relação aos peixes concordo em absoluto com a tua mãe... 19 peixes num aquário de 80L com apenas 2 semanas de vida é um erro bem grande e é mesmo pedir problemas.

Aconselhava-te a não colocares nenhum peixe novo pelo menos durante as próximas 3 ou 4 semanas, para dares tempo a que as bactérias essenciais ao controlo de amónia se possam estabelecer.

Por fim, aconselho-te a dares uma boa leitura ao material que existe neste site:

http://faq.thekrib.com/pt/

Vais perceber quase de imediato muitas das asneiras de iniciante que fizeste e vais aprender formas de conseguires que os teus peixitos vivam felizes.

Se tiveres duvidas, pergunta 8)

Ahhh... o setup que o António referiu é importante.

Já sabemos que tem 80L mas falta o resto dos dados.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas,

Já me restam poucos peixes e ja os pus de parte(fora do aquario principal)

quando o aquario tiver pronto, que espécies e que acham que eu deva por(peixes,Ras e/ou caracois, e plantas), visto que me restam 3 neons, e 2 guppys, tenho também 2 limpa-vidors e uns azuis(2) c aproximadamente 2 a 3 cm e mais uns tranparentes c cores fluorescentes(3). Queria que me dissessem as especies que devo por so mesmo porque não sao as que se dão juntas.

Já agora, o que devo fazer para não voltar a ter problemas com o Ictio.

É importante ter luz no aquario? Se for eu ponho.

Tenho um aquecedor de 50W da Aquapor(nc tive porbs ca temp.) a minha temp. ronda sp os 23-27ºC tenho também um filtro de uma marca que é ProjectBleu(acho que é isso) e tenho um motor da mm marca.

Que tratamentos devo fazer á agua na montagem do aquario? TY

Publicado:

Boas!!

Para começo de conversa nunca te devias de ter posto num aquario com peixes tropicais completamente ás cegas...

O que te aconselho é que vás a este site ( http://www.aquariofilia.online.pt/ ) e enquanto não souberes tudo o que está descrito nele, de trás para a frente, não faças mais nada no aquario!

Provavelmente o que te matou os peixes todos foi o facto de não teres deixado o aquario "ciclar" ou seja não deixaste que se criassem as bacterias nessecarias para que os peixes depois pudessem viver!! Outro bom concelho é arranjares uma casa onde possas falar com alguem que perceba de aquariofilia e que não te deixe comprar 19 peixes em 2 semanas!! Em relação aos peixes que podes ou não ter tudo depende do que tu queres mas antes de os comprares lê tudo o que puderes sobre eles (o site que te disse é um bom começo) para que trajédias destas não se tornem a repetir!!

Boa sorte e não desanimes... acontece aos melhores

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:
e mais uns tranparentes c cores fluorescentes(3).

Esses peixes... olha lá para eles e vê lá se achas que são assim na natureza.

Eles passam horrores para ficarem com essas cores e não os devias ter comprado.

Mas a culpa não é inteiramente tua, mas sim da loja que tos vendeu que me parece que mais não quiz que vender peixes ao desbarato.

Se queres um conselho de amigo, não voltes a meter os pés nessa loja, não merece a tua confiança.

Uma loja que vende a quantidade de peixes que essa te vendeu, que te permite que mistures peixes de águas alcalinas com peixes de águas ácidas, que te permite trazer tubarões sem te avisar o quanto eles irão crescer e sem se certificar se tens aquário para eles e por fim que não te aconselha sobre o que fazer não é uma boa loja.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Pois:

Concordo com quase tudo o que aqui foi dito, um dos principais motivos para esse "peixicídeo" :wink: parece-me que foi de facto a falta da ciclagem do aquário, associado à superpovoação do mesmo, ou seja, não só os peixes logo à partida por falta de espaço (ainda por cima depois de um transporte que stressa sempre) ficariam mais fracos, como as condições do aquário iriam piorar a situação. Mas em relação a isso, não te preocupes, aconteceu aos que hoje são bons, e embora tenhas aprendido da pior forma, concerteza não voltas a cometer o mesmo erro.

Em relação á escolha dos peixes, assim para já tens de escolher, ou os guppys ou os néons, é que são incompatíveis, se uns estão bem os outros estarão mal, já que um quer águas ácidas e outro alcalinas. Dá, troca ou devolve à loja uma das espécies.

Depois daí terás de partir de novo (como já te foi dito depois de ciclares o aquário) e escolher peixes que exijam parâmetros de água similares aqueles pelos quais optaste. Depois terás de ter em atenção o tamanho dos peixes, com néons por exemplo não deves colocar escalares, para estes últimos os primeiros serão alimento vivo a não ser que os coloques no aquário ainda juvenis e estes se habituem á presença dos néons.

Um conselho? Segura essa ansiedade normal de ver o aquário todo montadinho e bonito, e estuda primeiro aquilo que realmente quiseres, imagina um rio, ou um biótopo, facilmente verás que os peixes têm exigências parecidas, a tua função será apenas não misturar predadores com presas :wink:

Fica bem e qualquer coisa apita

P.S. Se calhar para facilitares e tornares mais rápida a ciclagem do teu aquário terás de trabalhar um pouco nos materiais filtrantes e na formação de bactérias. E uma regra simples 1cm de peixe adulto «=» 1L de água, assim ajuda-te a fazer as contas na altura de povoar o teu aquário.

Quase reformada!!

Publicado:

Seifer... eu sei que deve ser duro estar a ler tantas criticas ao que fizeste, mas só as estão pôr para te ajudar.

Existem alguns DO's e DONT's dos aquários... faltaram-te uma data de DO's e fizeste uma série de DONT's.

Os links que te disponibilizaram neste tópico, lê... vais ter dúvidas depois disso, lê outra vez, coloca aqui as tuas dúvidas depois disso.

Uma das principais caracteristicas deste hobby é a calma. O que fôr feito a correr e sem calma dá asneira, SEMPRE. O que fizeres sem te informares primeiro vai dar asneira, SEMPRE.

Informa-te e compra em lojas da especialidade, lê, informa-te.

Fica bem

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Só mais um conselho. Tenta comprar um produto chamado Denitrol. Tem bactérias benéficas que ajudam a acelerar o ciclo do aquário.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Epa, é incrivel como o ictio parece ser a prache para os aquariofilistas :? concordo com tudo o que foi dito e tambem queria dizer uma coisita que reparei...... plantas?!? lol pareceu-me que nao ha plantas nesse aqua pois acho que nao foi mencionado e tambem digo isso porque disseste que nao tens luz.... e se calhar a camada de solo é pikena e assim tambem dificulta a formacao de bacterias. e as plantas tambem ajudam a tornar bom o clima para os peixes.. para alem de que fica lindo um aqua com plantas...

ora se por acaso tiveres de começar de novopoe plantas(e mesmo que n comces de novo poe plantas claro:p )e deixa o filtro a funcionar sem peixes..... depois de duas semanas podes por por exemplo limpa fundos, limpa vidros para ajudarem a fazer a ciclagem. um peixe que sei que é bom para isso é o olho-de-fogo. os bettas aguentam quase tudo(lol tou no gozo mas é quase isso :? )

nao desistas!! a serio, se te apaixonares verdadeiramente vais ver, ate compras comida viva, vais querer um aqua todo plantado fazer criaçao... isto da aquariofilia é uma doença :?

fiquem bem ;)

Publicado:

Tenho plantas naturais de três espécies dieferentes mas n sei cm se chamam. Quando re-montar o aqua cm deve ser posse por umas fotos.

Acho que vou comprar um aquario um bocado maior, com lampada. Vi um c lampada cuma cena preta atras pa esconder as cenas tipo termostato e isso, e que ja tem filtro.

Publicado:

HAAA,

ictio não é da praxe :):ocheers ou sou a excepção que confirma a regra, graças a deus tenho aqua à 5 meses e nada de ictio, so espero que não apareca agora so para me deixar mal

APC #173

Publicado:

Pois e quase sempre assim:

A culpa e da pessoa que compra que em vez de se informar 1º e comprar depois. fez o contrario mas isto ja e um mal comum. Quanto aos peixes com cores pouco naturais a culpa e tanto de quem compra como de quem vende.

E nao se pode culpar as pessoas (logistas) porque o lojista nao e obrigado a saber se o comprador e um cromo da aquariofilia ou um maçarico, o comprador tem o dever de perguntar.

Bom mas agora o mal ja esta feito, so a que remediar e tentar salvar os que restaram.

Para isso e bom ler um pouco sobre cada especie e encontrar um meio termo, nao mexer muito no aquario tambem e bom para que este consiga estabilizar.

Nao mexer por palpite, mexer so com certesa que se vai fazer bem e para o bem dos animais.

Nao metas mais animais ate tudo estar estavel, coloca plantas.

Publicado:
Eu queria por uns 2 ou 3 escalares. Que outros peixes não (palavra corrigida) devo por para n apanhar nenhum desgosto? lol ou se preferirem... Que peixes devo por com escalares?

Para já e até estar tudo bem, nem escalares, nem nada.

Morrem peixes, há ictio no aquário e queres por mais peixe?

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.