simonplace Publicado Abril 5, 2012 Publicado Abril 5, 2012 (editado) Boa tarde a todos, um dos meus cometas está há já 3 ou 4 dias pouco activo, esconde-se frequentemente e apenas sai na hora da refeição. Depois de o observar reparei que a boca está ligeiramente inflamada com pequenos pontos nas extremidades que mais parecem pequenas "peles" soltas. O que devo fazer? Neste aquário habitam: (96 Litros) 3 cometas 3 carpas Khoi 2 Shubunkin 1 Ruivaco NOTA: Está a fazer +/- 1 mês que estes peixes foram colocados neste aquário, não tenho bem a certeza se o ciclo do azoto chegou a completar-se. Anteontem fiz testes à agua e os resultados assustaram-me: PH- 8 No2- 1mg No3 - 75mg ainda não fiz Gh e Kh por ter partido a pipeta de ensaio a meio dos testes (tenho de comprar outra) Não tenho flora, apenas plantas de plástico e algumas rochas caseiras devidamente tratadas. Podem ajudar-me ? cumps Paulo Editado Abril 5, 2012 por simonplace
simonplace Publicado: Abril 5, 2012 Autor Publicado: Abril 5, 2012 (editado) Uma foto do peixe em questão, preciso de opiniões: e ainda sem grandes pormenores Cumps Paulo Editado Abril 23, 2012 por simonplace
simonplace Publicado: Abril 23, 2012 Autor Publicado: Abril 23, 2012 A situação com este peixe continua a agravar-se neste momento a boca está a "desfazer-se" literalmente, estou indeciso em tomar uma decisão, tratamento vs Eutanásia, isto porque o peixe está com dificuldades em comer e cada vez mais refugia-se nos cantos do aquário. Alguém pode dar-me uma ajuda? cumps Paulo
SusanaPaço Publicado: Abril 23, 2012 Publicado: Abril 23, 2012 este aquario para começar está muito longe do ideal para a especie. está superpopulado e provavelmente tens os peixes já em stress. Antes de mais coloca sal na razão de 1 colher de chá por cada 10 L de agua. Tens esha2000 ou outro anti bacteriano?
SusanaPaço Publicado: Abril 23, 2012 Publicado: Abril 23, 2012 e faz tpa's de pelo menos 30% de dois em dois dias....como pensava a sobrepopulação faz-te acumular amónia e nitratos a níveis muito perigosos
simonplace Publicado: Abril 23, 2012 Autor Publicado: Abril 23, 2012 Obrigado Susana pela resposta rápida, não tenho o anti-bacteriano ainda, vou aplicar o sal, e mais uma vez vou tentar introduzir uma planta para me ajudar no combate aos excessos de nitratos, já tentei mas os sacanas gozam comigo arrancam tudo... Depois digo alguma coisa, pois certamente vão-me surgir duvidas na aplicação da medicação antes e depois... obg Cumps Paulo
SusanaPaço Publicado: Abril 23, 2012 Publicado: Abril 23, 2012 após tratares o aquário vais ter que pensar em devolver, vender ou dar os peixes. essa litragem nem para um carassius auratus é suficiente, quanto mais 8 e ainda mais o ruivaco.
simonplace Publicado: Abril 23, 2012 Autor Publicado: Abril 23, 2012 (editado) Sim...tenho pensado bastante no assunto sinceramente, quando montei o aqua à cerca de 2 meses atrás só tinha 2 khois e 1 ruivaco em 40 L, estiveram lá quase 6 anos (por incrível que pareça) e estão uns exemplares bonitos e saudáveis a meu ver. Uma das khois deve estar com 12cm e a outra com 10cm, as recentes aquisições (1 mês) foram os cometas (carassius auratus) e os Shubukins com 5 cm +/- no geral, que me foram oferecidos quando montei este aquário maior. Agora dada a dimensão deles, ainda que me vá dar algum trabalho, posso manter-los mais 1 ou 2 anos neste aquário? Opções restantes, 2 lagos artificiais aqui na Marinha Grande, que já estão povoados com carassius e khois, ou ainda, a melhor opção, começar um projecto em mente, da construção de um lago meu, mas neste momento, também eu estou infectado com um "vírus" que se chama desemprego...comum neste país por sinal... Mas voltando ao paciente, cheguei agora da loja de aquariófilia , e recomendaram-me a separação do peixe do aquário principal, isto porque os outros peixes estão a começar a demonstrar interesse e já dão pequenas mordidelas, pormenor que não mencionei, coloquei-o num globo que tinha por ai para por flores, com uma bomba de ar ligada e com água do aquário principal (claro), adicionei 2 gotas de Tetra Medica- General Tonic, que segundo o que me disseram é um medicamento de acção rápida, indicado para vários tipos de doenças, parasitas, infecções de origem bacteriana, fungos, putrefacção de barbatanas e na prevenção de feridas. Disseram-me também para aplicar o tratamento ao aquário principal, o mesmo tem uma duração de 5 dias. Terminado coloco carvão no filtro durante 1 ou 2 semanas para retirar o medicamento. No caso do cometa vou ver como ele evolui, isso será determinante no seu regresso ao aquário principal. Duvidas: - Devo actuar já no aquário principal ou aguardo enquanto o pequenote recupera? - Devo fazer TPA's durante o processo de tratamento? Frequência? (Globo e Aquário principal) - Após o tratamento, qual a regularidade na adição de sal para prevenção de doenças? Mais uma vez obrigado... Paulo Editado Abril 23, 2012 por simonplace
SusanaPaço Publicado: Abril 23, 2012 Publicado: Abril 23, 2012 Os shubunkin também são carassius auratus. Depois é pior colocar o doente num Globo do que no Aqua principal. Trata o aquario inteiro. Os globos são terríveis para os peixes e só os stressam demais
simonplace Publicado: Abril 23, 2012 Autor Publicado: Abril 23, 2012 Eu sei... podia ter usado uma daquelas caixas grandes de plástico que agora são vulgares por ai? Já agora para e para não ser chato... qual o tamanho mínimo/adequado para um aquário hospital, e o que deve constar nele? Mais uma vez muito obrigado Susana, é importante para mim resolver este assunto, já estou a sentir-me mal por saber que não tenho as condições mínimas para ter estes animais, e quero fazer algo para mudar isso...vou procurando aprender sempre um pouco com os erros que cometo! cumps
SusanaPaço Publicado: Abril 23, 2012 Publicado: Abril 23, 2012 podes usar as caixas de plástico lavando muito bem o aqua hospital deve ter entre 20L (para peixes pequenos) e 40 L (para os maiores), deve ter um bom filtro de cascata e termostato. Há uns tempos fiz por aí uma lista de materiais de primeiros socorros para o aquário, pesquisa e vais encontrar. De qualquer forma vou tentar manter-me atenta ao teu caso, se estiver a demorar demais chateia-me por mp, ok? com a minha ajuda vais dar a volta a isto
Recommended Posts