RicardoBC Publicado Fevereiro 27, 2005 Publicado Fevereiro 27, 2005 Boas pessoal, Tenho um aquário com 400L uteis, com uma população de cerca de 40 peixes e algumas plantas. Tenho neste momento um Eheim 2260 a funcionar com : Matrix Lã Tormec Lã Sintomec A água fica com um tom amarelado que deve ser da turfa e que eu a´té gosto visto ser um amazónico com ciclideos sul americanos, mas a minha grande questão é a seguinte: Dentro de dias está a chegar o meu novo filtro, o 2080 a nova máquina da Eheim, logo o meu 2260 vai ficar parado. O que realmente queria saber é se me aconselham a ter a turfa num dos estágios no novo filtro, ou se posso por exemplo comprar um filtro interior e colocar lá so turfa? Acham que a turfa é realmente necessária? Está a funcionar assim à 5 meses.... A outra questão é a seguinte, a minha iluminação é consideravelmente fraca, para 400l de água tenho 72W t8 de luz, e estava a pensar em comprar uma calhas com 4 Pc's de 55W, ou pedir a um colega nosso do forum para me fazer uma calha com T5.... O que acham? É realmente pouca luz n é? Abraço Citar Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
caotropheus Publicado: Fevereiro 27, 2005 Publicado: Fevereiro 27, 2005 1ª questão Se tens necessidade de mexer mais a água no interior do aquário, podes colocar um filtro interno. Se não há necessidade me mais movimento na água, coloca a turfa na Eheim nova. 2ª quanto a maior ou menor intensidade de luz, isso epende do setup do aquário (presença de plantas ou não), luz natural que já recebe, sensibilidade dos peixes que tens à intensidade da luz e se queres umas micro algas extra no aquário ou não. Pondera estes pontos, bota mais uns elementos sobre o teu aquário ao pessoal e já agora consulta os botanicos do forum para saberes pormenores sobre o aparecimento de algas extra e melhor tipo de iluminação para as plantas que tens Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 27, 2005 Publicado: Fevereiro 27, 2005 Viva. Quanto ao que o user caotropheus escreveu, estou totalmente de acordo. Só queria mencionar uma pequena coisa: O que realmente queria saber é se me aconselham a ter a turfa num dos estágios no novo filtro, ou se posso por exemplo comprar um filtro interior e colocar lá so turfa? Tanto quanto eu sei, e já me disseram (dono duma conhecidíssima loja na Damaia de Baixo) é que nunca se deve por turfa nos filtros internos... Se é assim realmente, não sei. Mas que essa pessoa já tem muitos anos de aquariofilia é verdade. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts