Rubnosline Publicado Abril 4, 2012 Publicado Abril 4, 2012 Olá a todos sou novo por aqui. Já estou no mundo da aquarofilia á alguns anos.... mas apenas aquários comunitários com espécies mais ``comuns`` como:guppys,espadas,plattys,mollys e mais algumas espécies. Gosto muito de discus e já ha algum tempo que penso em montar uma bateria para os mesmos...(nunca o fiz porque havia sempre alguém a dizer não te metas nisso ,os discus são muito complicados de manter... não criam facilmente... etc etc etc que me desmotivava) Entretanto pesquisei um pouco sobre eles e cá estou eu a deixar-me levar pela tentação então é o seguinte eu gostava de comprar um casal de discus já adultos um estirpe barata e não sei se me vou conseguir fazer entender ``uma estirpe que seja barata e a mais fácil de se reproduzir...`` Quero dizer com isto que gostava de comprar um casal de discus para me aventurar na sua criação,ganhar alguma experiência etc. Não sei se nos discus é como em outros animais que os de cor ``selvagem`` são os mais fáceis de manter/criar... Gostava que me aconselhassem também sobre medidas do aqua. É mesmo só para me iniciar se eventualmente tiver sucesso penso evoluir aos poucos... E já tenho algumas ideias para uns móveis que ficariam lindíssimos na minha sala............ Desde já agradeço a todos os que me ajudarem. Melhores cumprimentos Bruno Ribeiro
fernandoJb Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 (editado) Boas. Aconselho-te este forum vais ver que é muito bom para o que procuras. Cumprimentos Editado Abril 4, 2012 por fernandoJb Cumprimentos, Fernando JB FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229
Perneta Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 Olá. Olha, pela minha experiência, que em discus nao é muita, tem meses, exageram um pouco na dificuldade. É certo que são mais caros e talvez por isso referem que são tão difíceis pois as perdas saem mais caras. Devo dizer que os que perdi, juvenis e vieram muito pequenos, foram por culpa própria pois desde que mantenhas o aquário com pH e gH baixos, TPA's semanais de 15 a 20% e alimentação própria e adequada (granulado, artemia, papa caseira, até os flocos normais que dou aos restantes peixes eles comem) manténs relativamente bem os discus. Recomendo um aquário grande, com espaço para nadarem. No mínimo 1,20m e 200L na minha opinião. E já conheces o ditado: quem nao arrisca nao petisca e se nao tentares nunca saberás se serias capaz... Cumprimentos e boa sorte com a aventura.
brunocoimbra Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 Boas, nao sao assim tao dificeis e frageis como se diz. No meu caso, embora nao mt experiente, apenas 1 ano, entrei no mundo da aquariofilia, logo com discus, e nunca me morreu nenhum. Sendo um peixe que suja um pouco, deve se manter o aqua limpo e estabilizado. Apartir dai é so apreciar a beleza destes peixes. cumps e boa sorte.
Rubnosline Publicado: Abril 5, 2012 Autor Publicado: Abril 5, 2012 Obrigado a todos. Claro que vou arriscar!!! Infelizmente nao poderei fazer o dito aqua de 1m e.... mas vou tentar arranjar um ai com uns 70cm... se por acaso der resultado ja tive a imaginar...... queria mandar fazer um movel onde em vez de os normais bibelos utilizados utilizar aquarios... tipo uma bateria de aquários na sala... com portas para nos dias de festa ou mais barulho poder proporcionar descanso aos animais... Sim porque se eu tivesse dentro de um aquario a ver outros comer e beber e eu nao poder sair daquele espaço restringido...... passava-me..... por isso queria mandar fazer com portas.lool mas nao e para já. Obrigado a todos abraço
Filipa Branco Publicado: Abril 25, 2012 Publicado: Abril 25, 2012 Boas, se pretendes um aquário com discus terás de ter, no mínimo, 200lt! cumps
PST Publicado: Abril 26, 2012 Publicado: Abril 26, 2012 Olá, Anda para aqui muita confusão. É verdade que os discus são peixes resistentes desde que lhes proporciones boas condições. A principal é a qualidade da água, que se garante com uma boa filtragem e tpa frequentes. Não é verdade que os discus sejam "fáceis". São peixes exigentes e quem te disser o contrário é porque não os tem há tempo suficiente para ter tido um dissabor. E acredita que todos os têm, mais cedo ou mais tarde. A "facilidade" vem da experiência. Por isso mesmo, é um absoluto disparate querer começar logo por um casal. Os casais de discus formados são caros. No mínimo dos mínimos arranjas um por 100 euros, se tiveres muita sorte. O que a maioria das pessoas faz é comprar vários discus pequenos e esperar que estes formem casais por si. Ter um casal de discus não significa conseguir criar discus. Não vou tentar explicar-te porquê, porque há neste fórum criadores experientes que o podem fazer bem melhor do que eu, que só tive dois ou três casais, precisamente devido à dedicação e tempo que estes exigem. Boa sorte, mas fica um último aviso: os discus são viciantes! Quem começa dificilmente os larga de vez... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
vale Publicado: Abril 26, 2012 Publicado: Abril 26, 2012 Obrigado a todos. Claro que vou arriscar!!! Infelizmente nao poderei fazer o dito aqua de 1m e.... mas vou tentar arranjar um ai com uns 70cm... se por acaso der resultado ja tive a imaginar...... queria mandar fazer um movel onde em vez de os normais bibelos utilizados utilizar aquarios... tipo uma bateria de aquários na sala... com portas para nos dias de festa ou mais barulho poder proporcionar descanso aos animais... Sim porque se eu tivesse dentro de um aquario a ver outros comer e beber e eu nao poder sair daquele espaço restringido...... passava-me..... por isso queria mandar fazer com portas.lool mas nao e para já. Obrigado a todos abraço Boas, Se o membro Rubnosline não consegue um Aquário de pelo menos 200L esqueça. Por 2 razões: - Os Discus são peixe de cardume, logo pelo menos 4/5 discus; -Quando quando forem dultos pelo menos... 40L/ água pra cada. E pela minha pequena experiência o aq. não deva ter de cumpr. menos de 1.20m. Agora se o membro estiver a pensar daqui a uns meses adquirir um maior aí sim pode começar com uns disquinho nesse de 70cm. Cumpr. Sérgio Vale Plantado VS Discus
IsaGanhão Publicado: Abril 26, 2012 Publicado: Abril 26, 2012 Boas O meu aquário tem 300 e tal litros, 120x60x70, bem plantado, com algumas rochas e alguns esconderijos para os mais pequenos. Tenho dois discus pequenos ainda, desconheço o sexo, um é white diamond e o outro não sei, castanho com riscas azuis, quando conseguir que eles fiquem quietos tiro fotos. 1ª.questão:A corrente deverá ser fraca ou forte ou é indiferente? 2ª.As mudas???? 3ª.já vi que quase todos dão de comer aos discus 2 ou 3 vezes ao dia,porque? 4ª.A água do meu áqua desde que os tenho parece estar sempre cheia de bolhas, que se passa???é normal???a água parece que tem ranhoca..parece.... a água etá por volta dos 26º, devo comprar outro termoestato, de maior potência?Já li que há quem tenha a temperatura do aqua a 30º.....????? Porque razão ficou o meu white cheio de pintas pretas?Quando o comprei não as tinha, é normal??? Comem bem, e vêm sempre à comidita quando me aproximo do aquário, agora, ao principio fiquei sem os ver pelo menos 3 dias. Tenho-os à coisa de 15 dias, vamos ver o que vai sair daqui. Agradeço dicas e ajuda nas questões. IsaGanhão
PST Publicado: Abril 27, 2012 Publicado: Abril 27, 2012 Boas Isa, Vou tentar responder a algumas 1. Os discus preferem correntes fracas 2. As "mudas" de água? 20% semanais, se a filtragem for razoável, são suficientes. 3. O ideal é alimentar os discus em pequenas quantidades várias vezes. Evita a acumulação de alimentos não consumidos no tanque e estimula-lhes o apetite. 4. Não, não é nada normal...mete uma foto e os parâmetros. Se possível junta uma das pintas desse white. 5. Num comunitário costuma fazer-se um compromisso entre a temperatura ideal para os discus e a que é suportada por outros peixes e plantas. Eu tenho o meu a 27ºC. P.S. As rochas num aquário de discus não são grande ideia. Eles podem se magoar nelas, quando se assustam, e há o risco de aumentarem o PH e os discus preferem-no mais para o ácido. "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
IsaGanhão Publicado: Abril 29, 2012 Publicado: Abril 29, 2012 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&album=2729 Aqui estão as fotos. ~Que será??? Isa
Recommended Posts