Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos.

Tenho lido em muitos tópicos sobre essas tais pinhas de amieiro, e o facto de as usarem nos aquários de camarões. Depois de pesquisar um bocado, e ver-lhes a "cara", saí à sua procura. Encontrei algo que penso serem as pinhas de amieiro, mas o que deixou-me dúvida se estava a apanhar mesmo as pinhas de amieiro foi os diferentes tamanhos da dita pinha. Deixo aqui umas fotos a comparar os três diferentes tamanhos que encontrei.

dscn0326p.jpg

Aqui abaixo, a pequenina que está à esquerda na primeira foto.

dscn0332f.jpg

Desde já agradeço a quem puder esclarecer a minha dúvida.

Cumprimentos,

Leandro

Editado por Fábio Silva
colocar fotos. lsp é só carregares no quadrado que tem a arvore por baixo do smile e colas lá o link da foto.
Publicado:

Eu arriscava dizer que todas são pinhas de amieiro.

Diferem no tempo de crescimento (as mais pequenas são mais 'jovens') e no tempo de seca (quanto mais abertas, mais secas).

Mas espera por mais opiniões...

Publicado:

Vou aguardar outras opiniões...

Obrigado pela resposta, Paulo Lisboa.

Publicado: (editado)

sao todas pinhas de amieiro ganrantidamente

todas as que tens fora do caule com folhas, sao pinhas criadas, embora as mais fechadas ainda tenham de secar para abrir e soltar as sementes.

agarrado ao caule que tem folhas, tens 3 pinhas em inicio de formaçao que nao servem para nada e tens duas pseudo pinhas alongadas que tambem nao servem, penso tratarem-se do orgao responsavel pela polinizaçao, eu nao as apanho, apenas apanho as que tens na linha de baixo da foto e deixo seca uns meses, vou utilizando apenas as que abriram e soltaram as sementes

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Obrigado pelos esclarecimentos, Carlos Couceiro e Paulo Lisboa.

Existe algum processo que as faça secar mais rapidamente?

Publicado:

Antes de porem as pinhas no aquário, não lhe fazem nenhum tratamento?

Duram quanto tempo a apodrecer?

Boas,

Obrigado pelos esclarecimentos, Carlos Couceiro e Paulo Lisboa.

Existe algum processo que as faça secar mais rapidamente?

São todas pinhas de amieiro, umas verdes outras secas.

Eu só apanho secas ( as últimas que apanhei foi em Dezembro). Quando secas ficam abertas, na água voltam a fechar.

Não dou nenhum tratamento em especial a não ser antes de colocar no aq., deixar alguns dias em água e ir trocando a água, unicamente para cortar o efeito chá, que irão dar á água do aq.

Duram 4/5 meses sem problemas, depois troco, utilizo 15/20 para 50lit.

Moramos relativamente perto se precisar de alguma coisa diga.

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Publicado:

15 a 20????

Notas grandes efeitos usando essa quantidade?

Eu não meto mais de 6 num 50Lt...

Publicado:

Muito obrigado, Vale.

Então acho que só tenho aquelas duas pinhas maiores, da foto que aqui pus, secas. O único problema é que aquelas pinhas foram apanhadas no Jardim à beira do Mondego, na Av. Emídio de Navarro, e devem ter apanhado bastante poluição. As que apanhei aqui em Montemor-o-Velho ainda estão todas por abrir.

Hélio Salgueiro, eu também só fiquei a saber das pinhas de amieiro na semana passada quando li sobre elas aqui no fórum. Deixo aqui alguns links a explicarem o seu uso.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95701

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=162569

http://www.biorede.pt/text.asp?id=767

Publicado:

Normalemte para secar pinhas normais (de pinheiro) basta colocalas num local com calor. quem tiver um forno a lenha tem essa facilidade. Isso costuma ajudar na sua secagem (pelomenos nas pinhas de pinheiro). Não sei se com estas é igual.

cumps

logo1115.png

Visitem e participem neste novo fórum.

Publicado:

Eu não gosto delas assim tão secas como as do lado direito, pois se secarem muito perdem um pouco do melhor ;) os taninos..

As pinhas só devem ser lavadas para retirar algum pó e colocar directamente no aquário, sempre foi assim que fiz desde que comecei a usar.

@Vale Elas não se devem deixar de molho pois assim estamos a deitar fora os taninos..

Elas têm função de acidificar e ao serem consumidas pelas bactérias vão ajudar a alimentar as crias.

Abraços

Publicado:

Mas é preciso esperar que elas (pinhas) sequem o suficiente para que a sementes caiam, não? Ou podemos mandar aquilo mesmo com sementes para dentro do aquário?

Publicado:

eu nem sequer as lavo, apenas as sopro e vao logo para o aquario, assim vao com o maximo de taninos que tenham para libertar

15/20 pinhas por 50L é muito, so o fazes por as teres em agua a soltar os taninos antes de as colocares

para um aqua de 50L 5 ou 6 sao quanto basta para a funçao e ir adicionando/trocando de mes a mes

bannerShrimpscaping.jpg

eu nem sequer as lavo, apenas as sopro e vao logo para o aquario, assim vao com o maximo de taninos que tenham para libertar

15/20 pinhas por 50L é muito, so o fazes por as teres em agua a soltar os taninos antes de as colocares

para um aqua de 50L 5 ou 6 sao quanto basta para a funçao e ir adicionando/trocando de mes a mes

Boas,

Estou cá, é para apreender :)

Quando comecei a usar as pinhas, fiz alguma pesquisa e a informação que encontrei não era muita. Então tenho feito como atrás expliquei.

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
  • 2 semanas depois...

Olá amigos!

Após ler sobre estas pinhas de amieiro, aproveitei e qd fui a Várzea da Serra (longe da poluição) trouxe umas 20 para experimentar.

Coloquei todas num saquinho de rede e introduzi num jerrycan c/20L, para servir posteriormente para TPA's, após estar estabilizada durante 8 dias.

O objectivo desta minha procura pelas pinhas, seria baixar o PH (ando nesta luta constante desde Dezembro até me render e comprar garrafões de água no supermercado), e tb dar uma ligeira cor de chá à água.

Chega finalmente o dia da TPA e resultados: O PH está neutro (pelo menos já n é 7,8 mas para além disso não vai mais. Quanto à cor... caramba, está castanho!!! e foram 20 litros para um aqua de180.

Devo reduzir o nº de pinhas? devo deitar somente algumas para dentro do aqua e depois retirar, e n as uso na água das TPAs? E para baixar o PH, será q devo deixar as pinhas mais tempo de molho?

Editado por PSIQUICO

Ricardo Domingues

• 3 semanas depois...
Publicado:

Obrigado, Basilio. Já as tenho utilizado para esse efeito. São eficazes.

Cumprimentos,

Leandro

• 4 meses depois...
Publicado:

Olá pessoal, o PH do meu aqua esta a 6.4.... se colocar pinhas de amieiro, vai-me ainda acidificar a água, assim não posso aproveitar os taninos!!!! existe alguma forma de contornar isto?

Publicado:

Que tamanha tem o aquário? se meteres 5 ou 6 num aquário de 50 litros nem se nota.

Duarte Lopo de Carvalho

• 3 anos depois...
Publicado:

aqui na zona de alverca ou lisboa existe algum sitio onde existam ?

Existe um perto do skate park por baixo da ponte Vasco da Gama. Perto da rotunda grande existe um descampado e junto ao rio existe um amieiro

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk