lsp Publicado Abril 3, 2012 Publicado Abril 3, 2012 (editado) Olá a todos. Tenho lido em muitos tópicos sobre essas tais pinhas de amieiro, e o facto de as usarem nos aquários de camarões. Depois de pesquisar um bocado, e ver-lhes a "cara", saí à sua procura. Encontrei algo que penso serem as pinhas de amieiro, mas o que deixou-me dúvida se estava a apanhar mesmo as pinhas de amieiro foi os diferentes tamanhos da dita pinha. Deixo aqui umas fotos a comparar os três diferentes tamanhos que encontrei. Aqui abaixo, a pequenina que está à esquerda na primeira foto. Desde já agradeço a quem puder esclarecer a minha dúvida. Cumprimentos, Leandro Editado Abril 4, 2012 por Fábio Silva colocar fotos. lsp é só carregares no quadrado que tem a arvore por baixo do smile e colas lá o link da foto.
Paulo Lisboa Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Eu arriscava dizer que todas são pinhas de amieiro. Diferem no tempo de crescimento (as mais pequenas são mais 'jovens') e no tempo de seca (quanto mais abertas, mais secas). Mas espera por mais opiniões... Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
lsp Publicado: Abril 4, 2012 Autor Publicado: Abril 4, 2012 Vou aguardar outras opiniões... Obrigado pela resposta, Paulo Lisboa.
Carlos Couceiro Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 (editado) sao todas pinhas de amieiro ganrantidamente todas as que tens fora do caule com folhas, sao pinhas criadas, embora as mais fechadas ainda tenham de secar para abrir e soltar as sementes. agarrado ao caule que tem folhas, tens 3 pinhas em inicio de formaçao que nao servem para nada e tens duas pseudo pinhas alongadas que tambem nao servem, penso tratarem-se do orgao responsavel pela polinizaçao, eu nao as apanho, apenas apanho as que tens na linha de baixo da foto e deixo seca uns meses, vou utilizando apenas as que abriram e soltaram as sementes Editado Abril 4, 2012 por Carlos Couceiro
lsp Publicado: Abril 4, 2012 Autor Publicado: Abril 4, 2012 Obrigado pelos esclarecimentos, Carlos Couceiro e Paulo Lisboa. Existe algum processo que as faça secar mais rapidamente?
edi_mod Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 Antes de porem as pinhas no aquário, não lhe fazem nenhum tratamento? Duram quanto tempo a apodrecer?
vale Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 (editado) Boas, Obrigado pelos esclarecimentos, Carlos Couceiro e Paulo Lisboa. Existe algum processo que as faça secar mais rapidamente? São todas pinhas de amieiro, umas verdes outras secas. Eu só apanho secas ( as últimas que apanhei foi em Dezembro). Quando secas ficam abertas, na água voltam a fechar. Não dou nenhum tratamento em especial a não ser antes de colocar no aq., deixar alguns dias em água e ir trocando a água, unicamente para cortar o efeito chá, que irão dar á água do aq. Duram 4/5 meses sem problemas, depois troco, utilizo 15/20 para 50lit. Moramos relativamente perto se precisar de alguma coisa diga. Cumpr. Sérgio Vale Editado Abril 4, 2012 por vale Plantado VS Discus
Paulo Lisboa Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 15 a 20???? Notas grandes efeitos usando essa quantidade? Eu não meto mais de 6 num 50Lt... Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
helio.salgueiro Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 Peço desculpa pela ignorância, mas para que servem as pinhas de amieiro??
lsp Publicado: Abril 4, 2012 Autor Publicado: Abril 4, 2012 Muito obrigado, Vale. Então acho que só tenho aquelas duas pinhas maiores, da foto que aqui pus, secas. O único problema é que aquelas pinhas foram apanhadas no Jardim à beira do Mondego, na Av. Emídio de Navarro, e devem ter apanhado bastante poluição. As que apanhei aqui em Montemor-o-Velho ainda estão todas por abrir. Hélio Salgueiro, eu também só fiquei a saber das pinhas de amieiro na semana passada quando li sobre elas aqui no fórum. Deixo aqui alguns links a explicarem o seu uso. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95701 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=162569 http://www.biorede.pt/text.asp?id=767
reddevil Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 Normalemte para secar pinhas normais (de pinheiro) basta colocalas num local com calor. quem tiver um forno a lenha tem essa facilidade. Isso costuma ajudar na sua secagem (pelomenos nas pinhas de pinheiro). Não sei se com estas é igual. cumps Visitem e participem neste novo fórum.
Fábio Silva Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 Eu não gosto delas assim tão secas como as do lado direito, pois se secarem muito perdem um pouco do melhor os taninos.. As pinhas só devem ser lavadas para retirar algum pó e colocar directamente no aquário, sempre foi assim que fiz desde que comecei a usar. @Vale Elas não se devem deixar de molho pois assim estamos a deitar fora os taninos.. Elas têm função de acidificar e ao serem consumidas pelas bactérias vão ajudar a alimentar as crias. Abraços Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
lsp Publicado: Abril 4, 2012 Autor Publicado: Abril 4, 2012 Mas é preciso esperar que elas (pinhas) sequem o suficiente para que a sementes caiam, não? Ou podemos mandar aquilo mesmo com sementes para dentro do aquário?
Carlos Couceiro Publicado: Abril 5, 2012 Publicado: Abril 5, 2012 eu nem sequer as lavo, apenas as sopro e vao logo para o aquario, assim vao com o maximo de taninos que tenham para libertar 15/20 pinhas por 50L é muito, so o fazes por as teres em agua a soltar os taninos antes de as colocares para um aqua de 50L 5 ou 6 sao quanto basta para a funçao e ir adicionando/trocando de mes a mes
vale Publicado: Abril 5, 2012 Publicado: Abril 5, 2012 (editado) eu nem sequer as lavo, apenas as sopro e vao logo para o aquario, assim vao com o maximo de taninos que tenham para libertar 15/20 pinhas por 50L é muito, so o fazes por as teres em agua a soltar os taninos antes de as colocares para um aqua de 50L 5 ou 6 sao quanto basta para a funçao e ir adicionando/trocando de mes a mes Boas, Estou cá, é para apreender Quando comecei a usar as pinhas, fiz alguma pesquisa e a informação que encontrei não era muita. Então tenho feito como atrás expliquei. Cumpr. Sérgio Vale Editado Abril 5, 2012 por vale Plantado VS Discus
Ricardo A. Domingues Publicado: Abril 16, 2012 Publicado: Abril 16, 2012 (editado) Olá amigos! Após ler sobre estas pinhas de amieiro, aproveitei e qd fui a Várzea da Serra (longe da poluição) trouxe umas 20 para experimentar. Coloquei todas num saquinho de rede e introduzi num jerrycan c/20L, para servir posteriormente para TPA's, após estar estabilizada durante 8 dias. O objectivo desta minha procura pelas pinhas, seria baixar o PH (ando nesta luta constante desde Dezembro até me render e comprar garrafões de água no supermercado), e tb dar uma ligeira cor de chá à água. Chega finalmente o dia da TPA e resultados: O PH está neutro (pelo menos já n é 7,8 mas para além disso não vai mais. Quanto à cor... caramba, está castanho!!! e foram 20 litros para um aqua de180. Devo reduzir o nº de pinhas? devo deitar somente algumas para dentro do aqua e depois retirar, e n as uso na água das TPAs? E para baixar o PH, será q devo deixar as pinhas mais tempo de molho? Editado Abril 16, 2012 por PSIQUICO Ricardo Domingues
francisco basilio Publicado: Maio 3, 2012 Publicado: Maio 3, 2012 boa noite leandro isso são pinhas de amieiro são muito boas para acidificar a aguá dos camarãos cum. basilio
lsp Publicado: Maio 4, 2012 Autor Publicado: Maio 4, 2012 Obrigado, Basilio. Já as tenho utilizado para esse efeito. São eficazes. Cumprimentos, Leandro
helio.salgueiro Publicado: Setembro 10, 2012 Publicado: Setembro 10, 2012 Olá pessoal, o PH do meu aqua esta a 6.4.... se colocar pinhas de amieiro, vai-me ainda acidificar a água, assim não posso aproveitar os taninos!!!! existe alguma forma de contornar isto?
Duartelopo Publicado: Setembro 10, 2012 Publicado: Setembro 10, 2012 Que tamanha tem o aquário? se meteres 5 ou 6 num aquário de 50 litros nem se nota. Duarte Lopo de Carvalho
helio.salgueiro Publicado: Setembro 10, 2012 Publicado: Setembro 10, 2012 Boas Duarte, o aqua leva cerca de 40 litros! achas que deva colocar?
Marco Venancio Publicado: Fevereiro 16, 2016 Publicado: Fevereiro 16, 2016 aqui na zona de alverca ou lisboa existe algum sitio onde existam ?
amarelinho92 Publicado: Fevereiro 16, 2016 Publicado: Fevereiro 16, 2016 aqui na zona de alverca ou lisboa existe algum sitio onde existam ? Existe um perto do skate park por baixo da ponte Vasco da Gama. Perto da rotunda grande existe um descampado e junto ao rio existe um amieiro Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
David EC Costa Publicado: Fevereiro 17, 2016 Publicado: Fevereiro 17, 2016 Nessa zona,entre a ponte e a torre vasco da gama,no jardim existem vários amieiros. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
Recommended Posts