Ricardo Pedro Publicado Abril 3, 2012 Publicado Abril 3, 2012 (editado) Boas pessoal Tenho um aquário de 74 lts brutos, com 1 tronco e algumas folhas de amendoeira da índia, 1 filtro externo onde tenho turfa e coloco agua de ph 6.4. Penso que só a turfa deveria baixar isso e bastante. ( quanto tempo dura o efeito desta ?) O meu problema é que talvez 2 dias depois de fazer as tpa's quando meço os parâmetros estes estão a 6.8 ~ 7.0 , quando antes estavam entre 6.4 e 6.8. Será do calhão ( pesa prai 4 kilos) que retirei do aquário a cerca de 2 semanas ? Tenho o kh muito baixo mas acho estranho isto acontecer. A coisa de 1 mês atrás parti o termómetro dentro do aquário e tive de apanhar as esferas todas com um íman, as vezes quando aspiro o areão lá aparece uma que agarro logo com o íman, será que estas podem interferir no ph ? não sei se serão tóxicas, mas já mandei um email para a hagen a questionar essa mesma informação. Tenho 4 ramirezis e 7 corydoras P.S. ( que penso no futuro colocar num aquário de 120 lts, caso consiga vender uma mesa que aqui tenho que me ocupa o espaço todo) Cumpz Ricardo Pedro Editado Abril 3, 2012 por Ricardo Pedro Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
henrique M Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 boas ve se o teste de ph esta bom (acho que tem validade). Citar holy aquarium feedback
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Sim está Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
Eliezer costa Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 o sal e o calcario ajudam a subir o pH (conchas e derivados) Citar Eliezer "The end of the world"
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Nao tenho nada disso Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 será o efeito da turfa a diminuir ? mas também ao mesmo tempo da-me dúvidas pois se coloco agua de ph 6.4, esta deveria manter-se nesse valor e não subir. Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
SusanaPaço Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Vamos a ver Ricardo, qual é a tua rotina de uso do CO2 no Aqua vs movimentação da agua? Citar
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Nao uso co2 e tenho uma flauta ligada a saida do filtro externo Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
SusanaPaço Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 chegaste a testar o pedregulho com o teste do vinagre? Citar
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Sim ele nao efervesceu, mas eu tirei o do aqua (é possivel que este baixa se o ph ?) Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
Jorge N. Ferreira Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Ora, como eu sou estúpido faço uma pergunta: o termómetro era de mercúrio? Se for, apanhas as "esperas" mas o mercurio é mais do que tóxico. Em relação ao ph, sempre que fazes TPA's e supondo que tens o pH a 7, colocas água com 6 de ph e vai sempre subir! É por isso que eu faço um TPA por mês e lavo o filtro de 2 em 2 meses (ou 3 em 3). (Mas eu sou maluco) Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Por sorte nao é mercurio. Nao percebi essa do ph Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
Jorge N. Ferreira Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Sobe sempre o pH porque a agitação da água liberta propriedades do fundo (plantas, rochas) que altera a composição da água Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Muito estranho Ah é verdade tenho carvao activo a 3semanas Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
Jorge N. Ferreira Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 A fazer o quê? Tira isso. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Retirar restos de medicaçao Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
Jorge N. Ferreira Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 mas isso é tempo a mais Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
SusanaPaço Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 já está aí à muito tempo, podes retirar....e tou mesmo a ver que é saturação do carvão Citar
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 Amanha vou limpar o filtro e faço isso Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
Ricardo Pedro Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 já está aí à muito tempo, podes retirar....e tou mesmo a ver que é saturação do carvão saturação do carvao? Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
TonyCh Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 Sobe sempre o pH porque a agitação da água liberta propriedades do fundo (plantas, rochas) que altera a composição da água Sendo eu um novato inexperiente, importas-te de clarificar isto? É que não estou a perceber essa relação à não ser que tenhas algo que, por si só, já faz aumentar o PH i.e. o movimento da água só serve para intensificar/acelerar o processo? Ou estou a ver mal a coisa? Obrigado Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
CMOA Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 Olá Ricardo.. Em vez de carvão, coloca cerâmica... Quando limpas o filtro, limpas com agua do aquario? Nas TPA's, utilizas agua repousada ou vai directo da torneira? Areia da praia ou conchas? tens alguma coisa? (creio que nao, se nao a dureza da agua aumentava) Situação mesmo estranha!! Abraço CMOA Citar
Ricardo Pedro Publicado: Abril 4, 2012 Autor Publicado: Abril 4, 2012 Boas Hoje tive a fazer uma limpeza mais profunda ao filtro, onde após limpar as tubagens entrada e saída, posso dizer que o caudal aumentou bastante. Retirei o carvão, meti mais um pouco de turfa e um pouco de lã de vidro. A limpeza do filtro foi feita com agua do aquario. Por norma utilizo água engarrafa na tpa's ( Marca Continente), pois é a que tem o ph mais próximo do meu objectivo (6.4 ~ 6.6), coloco sempre Aquatan ou aquasafe e depois deixo a aquecer com um termostato (antes colocava as vezes a agua logo dentro do aquario mas esta por vezes baixava-me muito a temperatura.) O areao que tenho veio de uma loja de animais. Não possuo conchas nem nada do género! Cumpz Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
TonyCh Publicado: Abril 4, 2012 Publicado: Abril 4, 2012 (editado) Por norma utilizo água engarrafa na tpa's ( Marca Continente), pois é a que tem o ph mais próximo do meu objectivo (6.4 ~ 6.6) A sério? Aqui (no Algarve) a água do continente tem PH 9!!! A do lidl é que tem 5.8 assim como a vitalis e a luso. Agora que dizes que usas água engarrafada... vejo dois problemas: 1. Põe lá essa água num copo e deixa repousar durante 24h... aposto que vais apanhar um susto... isto porque a maioria da água engarrafada tem co2 lá dentro.. uma vez que o CO2 se evapore (o termo correto seria "equilibre com o meio ambiente envolvente"... não quero cá que o pessoal me caia em cima) o ph da água sobe (e as vezes não é pouco!) 2. Como lidas com a mineralização? Tanto quanto sei, a água engarrafada vem com poucos minerais... não tens um KH/GH muito baixos? Isso faz com que o PH não se consiga estabilizar e mude drasticamente com a mínima alteração. Corrijam-me se estiver errado claro... alerta de novato Abraços Tony Editado Abril 4, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts