BMike Publicado Abril 3, 2012 Publicado Abril 3, 2012 (editado) boas pessoal venho aqui postar o que me aconteceu e está a acontecer no aquario para que possa servir de ajuda mais tarde para alguem. é assim,no domingo sai de casa de manha e esqueci-me completamente de acender as luzes do aqua que de momento tenho o temporizador avariado,cheguei a casa só pelas 2 da manha e só na manha de segunda é que fui acender e alimentar os meus discus,tal é o meu espanto que passado um bom tempo de ter acendido a luz,eles continuavam no fundo e de lado.pensando que tivesse sido do tempo que ficaram sem luz e estivessem a dormir,fiquei a observa-los e começo a ve-los com nevoa nos olhos e o corpo com algum muco ou algo parecido,deitei comida e so apenas os discus juvenis foram comer. continuando a observar e realmente os discus juvenis que sao 4 nao aparentavam nenhum sintoma,mas todos os adultos que sao 6 estavam deitados no fundo com nevoa nos olhos e o corpo com "muco",nem se mexiam do sitio que estavam. vim logo fazer uma pesquisa rapida e a primeira coisa que li foi acidose. de seguida fui fazer o teste do ph e nao é que estava em pelo menos nos 5.0,nao sei se estava mais acida porque a escala do teste que tenho vai dos 5.0 aos 10.0. fiz uma tpa de +- 70% que durou praticamente todo o dia,para nao subir logo de repente o ph. a noite,ainda estavam parados,mas ja nao estavam de lado e dois deles já foram comer. penso que o problema tenha sido mesmo da baixa de ph. amanha dou novidades de como se encontram. agora o meu espanto e que me esta a fazer alguma confusao é: a baixa de ph apenas ter afectado os discus adultos e os juvenis nao apresentarem nenhum dos sintomas. os escalares e os ramirezi tambem estavam normais e a comer bem,apenas morreu-me ao longo do dia um botia palhaço que tambem estava deitado no fundo. como é que o ph estava tao baixo? precisei de fazer uma tpa de +- 50% e meti agua que estava em descanso com turfa já ha pelo menos 8 dias e nem sequer medi o ph(erro meu),entao nao tenho a certeza se baixou mais por outra razao qualquer,mas é provavel que já tenha ido para o aquario com ph muito baixo por causa da turfa. infelizmente nos aprendemos com os nossos proprios erros... cumprimentos Editado Abril 3, 2012 por BMike
CMOA Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Mesmo muito estranho isso que aconteceu... Sinceramente nao consigo encontrar resposta.... Nao acredito que tenha sido da luz... Da água tambem acho improvavel.. o PH de 5.0 é realmente muito baixo.. é estranho!!
Toutinho Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Boas A quanto estava a temperatura do aquário? Cumps Beware the beast of manhttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224856Desactivado http://www.aquariofi...howtopic=195257Desactivado http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553
Rui Cardoso Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 boas acho que a primeira coisa a fazeres é medir a agua de reposição. pode ser a turfa que te baixe o ph para esses valores. mas sinceramente nao me parece disso. qual o setup do teu aquario , filtragem , substrato , rotinas limpeza etc. fauna e flora. cumps Um Abraço Rui Cardoso
BMike Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 boas pessoal bem,hoje felizmente os discus já estao com melhor aspecto e já comem qualquer coisa,ainda ha 2 deles que estao um pouco mais debilitados,mas parece que estao a recuperar bem realmente devia ter medido o ph da agua que estava em repouso e nao o fiz,mas tambem já nao dá para fazer porque depois de ter feito essa tpa de 50% voltei a encher o deposito de agua com agua da torneira que sai com ph de +-7.5 quanto a temperatura anda sempre nos 28/29 graus. eu penso que tenha sido a turfa a baixar tanto o ph porque ontem quando fiz a troca de agua para subir o ph do aqua,antes medi o ph da agua que estava em repouso com a dita turfa a apenas 3 dias e o ph já estava em 6.8. o setup do aqua,por acaso recentemente alterei,meti akadama a volta como substrato e areia de silica misturada com areao preto no meio do aqua,tenho 1 filtro externo de 1000l/hora e 1 de 500l/hora e sempre com a mesma rotina de tpas de 25% 1 x por semana. estamos a falar de um aqua de 300l e montado a coisa de 1 ano e 2 meses que tambem é a idade+- dos discus adultos. de flora tenho uma echinodorus grande,1 lotus grande,3 valisnerias,3 anubias nana e uma outra que nao me recordo do nome. decoraçoes apenas tenho umas rochas vulcanicas,nem troncos tenho. o ph do aqua costuma rondar os 6.5 e com co2 caseiro. mais uma razao para eu dizer que o ph desceu tanto por causa da turfa e foi para o aqua assim é que o co2 acabou mesmo no dia que fiz essa tpa de 50% e eu ainda nao tinha metido novo
pedro.medeiros Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Acho que esse aquario tem demasiadas variações de ph pois sempre que fazes uma tpa lá vai uma variação de ph Qual a diferença de ph da água do aquario para a nova que introduzes ? Abraço Pedro Medeiros
j-santos Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Acho que esse aquario tem demasiadas variações de ph pois sempre que fazes uma tpa lá vai uma variação de ph Qual a diferença de ph da água do aquario para a nova que introduzes ? boas eu concordo plenamente com o que o pedro disse essas oscilaçoes sao muito piores do que se mantivesses o aquario com o ph de 7.5 estavel. e o mais importante nem é o ph mas sim a dureza da agua como esta a dureza da agua no aquario e no reservatorio onde esta a repousar? abraços joao santos
StorMGirL Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Quando fazer uma TPA, o os parâmetros devem ser iguais aos que tens no aqua senão alteras os valores.... Fazes-me lembrar quando eu era maçarica na Aquariofilia dei cabo de uns quantos guppies, mollys etc... Usei um produto para baixar o ph e aquilo não baixava, e eu sempre a deitar, aquilo fez um ph de 6,8 e lá ficou, e eu fui sair o dia todo. Cheguei a casa os peixes estavam todos à superfíce com as barbatanas a desfazerem-se conclusão da história fiz a proeza de pôr um ph tão àcido que eles até "coitados" 5. qualquer coisa de ph o aqua estabilizou só passado algum tempo. Cumprimentos , Neuza Pereira
BMike Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 pois,mas é mesmo aí que voces se enganam. eu tenho a turfa na agua em repouso mesmo para isso,para nao haver oscilaçoes de ph. vamos lá ver se me faço entender. a agua da rede sai com ph e dureza altos,a agua no aqua costuma estar com ph de 6.5 derivado ao co2 e mais mole,entao para nao haver essas oscilaçoes quando faço tpas,deixo a agua em repouso com turfa uns 5 dias e fica optima para fazer as tpas,o meu erro desta vez foi ter deixado a agua com a turfa uns 8 dias,daí o ph e dureza terem ficado muito baixos. quimicos nunca usei e nao faço intençoes de usar.ate agora sempre resolvi os problemas geralmente com tpas,folhas de amendoeira,turfa,etc. fiz uma vez um teste com esses quimicos para baixar o ph num cubo apenas com agua e o resultado foi pessimo,baixou logo o ph de 7.5 para 6.8 mas nesse mesmo dia ao fim da tarde já estava novamente a 7.5. por isso eu axo que ninguem deve usar esses quimicos,resolve-se o problema com tpas,se nao for da torneira é de nascente ou garrafoes...
j-santos Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 mas a tpa que fazes nao é de 70 ou 100%pois nao??????? entao a oscilaçao de ph nao poderia ser causada pela tpa como tu estas a dizer. ja pensas-te que pode ter sido do co2 ter estado a deitar para o aquario e as luzes estarem apagadas? nao sei se só tens o co2 a bombar quando as luzes estao acesas mas se é assim deve ter um relogio(certo?) que liga a uma certa hora e as luzes tambem mas como disseste que o relogio das luzes esta avariado e tu te esqueceste de as ligar manualmente ,o relogio do co2 ligou a mesma hora independentemente de as luzes estarem ligadas ou nao e provocou a acidose. digo eu :fart004: abraços joao santos
BMike Publicado: Abril 3, 2012 Autor Publicado: Abril 3, 2012 nao,as tpas nao sao de 70 nem 100%,mas como disse anteriormente naquele dia fiz uma tpa de 50% para sinfonar o fundo em condiçoes. a rotina costuma ser tpas de 25% e até este dia sempre correu tudo bem. quanto ao co2 como tambem já disse anteriormente tinha-me acabado nesse dia da tpa de 50% e ainda nao tinha voltado a meter no domingo(dia em que nao acendi a luz) para mim foi mesmo da agua ter ficado com turfa mais 3 dias que o normal,mas como nao medi o ph nao tenho a certeza. vou ver se consigo fazer esse teste para a semana que vem,deixo 8 dias em repouso com a turfa para medir o ph e dureza.
j-santos Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 nao,as tpas nao sao de 70 nem 100%,mas como disse anteriormente naquele dia fiz uma tpa de 50% para sinfonar o fundo em condiçoes. a rotina costuma ser tpas de 25% e até este dia sempre correu tudo bem. quanto ao co2 como tambem já disse anteriormente tinha-me acabado nesse dia da tpa de 50% e ainda nao tinha voltado a meter no domingo(dia em que nao acendi a luz) para mim foi mesmo da agua ter ficado com turfa mais 3 dias que o normal,mas como nao medi o ph nao tenho a certeza. vou ver se consigo fazer esse teste para a semana que vem,deixo 8 dias em repouso com a turfa para medir o ph e dureza. ok faz isso mesmo para tirar as duvidas aqui ao pessoal :naughty: abraços joao santos
hmyxis Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 Costumas avaliar o kH? Se estiver baixo então a água tem pouco ou nenhum poder tampão e é normal que ocorra acidez apenas por teres deixado uns dias com a turfa. Tens que ter isso em conta e ter o cuidado de avaliar os parâmetros da água quando fazes as tpa's. Cumps
Rui Cardoso Publicado: Abril 3, 2012 Publicado: Abril 3, 2012 boas certamente foram todas essas coisas que contribuíram para isso. tem mais atenção a isso. cumps Um Abraço Rui Cardoso
BMike Publicado: Abril 4, 2012 Autor Publicado: Abril 4, 2012 boas pois,claro que vou ter mais atençao a isso,até porque espero nunca mais ver um cenario igual ao que vi na segunda-feira. bem,quando vi todos os discus adultos deitados no fundo uns por cima de outros sem se mexerem,fiquei em panico. nao reagiam a nada,apenas sabia que estavam vivos porque respiravam. foi uma cena mesmo triste,ma felizmente já estao a recuperar bem já comeram alguma papa caseira. agora,nao consigo perceber como é que isso afectou apenas os discus adultos e nao afectou os juvenis. pensei que os juvenis fossem mais sensiveis,mas parece que estou enganado. afectou um botia palhaço juvenil,que infelizmente nao aguentou e morreu.
Recommended Posts