Recommended Posts

Publicado

Boas tardes :D

em primeiro as desculpas este deve ser um topico repetido mas na queria estar a ocupar o de ninguem...se a pergunta for muito estupida podem apagar :D

em segundo o problema

ofereceram-me um areão amarelo para eu trocar pelo o mau que tenho no meu aqua.

mas depois de ler um pouco o que anda por aqui resolvi fazer-lhe um teste primeiro para saber se influençaria o pH da agua e como ficaria no aquario...estou a fazer esse teste num copo, medi o pH da agua antes e agora estou a esperar para medir depois.

mas ao fazer este teste (não o lavei ainda) reparei que levanta muito "pó" a agua fica alaranjada e começa a formar-se uma capa de areia finissima por sima do areão...a agua creio que deverá voltar a cor normal mal assente a areia que levantou, mas fazendo este efeito será boa para o aquario? visto que no copo não tenho filtro nem agitação...

se alguem poder me ajudar...

Tks

Eliezer

Publicado:

isso acontecia-me com areia fina branca. O que acontece é que ao meter a água, há bolhas de ar que se prendem debaixo de alguns grãos (alguns como quem diz...) e como o grão é mais leve do que ar, é empurrado para a superfície. Já mexeste com o dedo, na parte da areia "suspensa" à tona de água? devia cair imediatamente.

Naturalmente deves lavar todo e qualquer areão para tirar o "pó" e outras impurezas e sujidades que possam haver.

Abraços

Tony

PS - quando fazes o teste do PH, não te esqueças de encher um copo vazio com a mesma água e ir medindo esse também. O que acontece é que muitas vezes as nossa água da rede tem carbono lá dentro e o mesmo depois é libertado passadas umas horas o que faz com que o ph suba um pouco. Não vás tu ver uma ligeira subida de ph nesse areão e associares à alcalinidade do areão e não à subida natural de uma água que poderia ter algum co2 lá dentro.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Estamos a falar de subtrato fértil ou inerte?

Porque razão o que tens no aquário é mau?

Subestrato inerte

não é o pior, pelo menos as plantas que la tenho estão a reproduzir-se nele, mas não é o melhor, a sua metria é exagerada e alem disso quero fazer umas alterações ao layout

isso acontecia-me com areia fina branca. O que acontece é que ao meter a água, há bolhas de ar que se prendem debaixo de alguns grãos (alguns como quem diz...) e como o grão é mais leve do que ar, é empurrado para a superfície. Já mexeste com o dedo, na parte da areia "suspensa" à tona de água? devia cair imediatamente.

sim aquela que não é impuresa cai e estou certo que umas quantas lavagens ira retirar a maior parte da areia suspensa eliminando-a, o meu problema estará se será adquado para o aquario. normalmente a cava-lo dado na se olha o dente mas ja chega de asneiras :D

Naturalmente deves lavar todo e qualquer areão para tirar o "pó" e outras impurezas e sujidades que possam haver.

Abraços

Tony

PS - quando fazes o teste do PH, não te esqueças de encher um copo vazio com a mesma água e ir medindo esse também. O que acontece é que muitas vezes as nossa água da rede tem carbono lá dentro e o mesmo depois é libertado passadas umas horas o que faz com que o ph suba um pouco. Não vás tu ver uma ligeira subida de ph nesse areão e associares à alcalinidade do areão e não à subida natural de uma água que poderia ter algum co2 lá dentro.

por acaso, mas so por acaso, lembrei-me das aulas de quimica (apenas podemos alterar o parametro que queremos estudar) por isso alem de utilizar agua engarrafada, que é mais acida que a da companhia coloquei a mesma quantidade num copo ao lado partilhando das mesmas pressões exepto a que quero estudar, o areão :D

Abraços

Tony

Publicado:

Pois em relação à areia... tirando o ph só resta a granulometria. Muito fino já não aconselho, muito grosso também não... depende da fauna, flora, potência do filtro (sim, que um potente vai te fazer voar a areia dum lado para outro.... já me aconteceu).

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

isto será só comigo?

logista "este areão é bom para o seu aquario, não é muito branco que decha os peixes nervosos nem é preto que está fora de moda

Eu "humm...eu gosto da cor, mas parece-me areia da praia.

Logista " Não...é um areão lavado e tratado completamente seguro

eu "hummm...mas posso levar um punhado par ver como fica no aquario?

Logista " Não é la muito normal (eu ja estava a virar as costas) mas tenho um saco aberto podemos vender avulso

conclusão paguei 1€ fiz o teste de pH e nem 30 min e o pH ja tinha subido de 6.8 para 7.9...ui ai ui...nem digo mais nada..devo ter cara de estupido...

Publicado:

ou para algum aquario de agua salgada uahhhh...desta vez é que eu matava os peixes tendo em conta que o medidor só tem escala ate 7.9... sei lá onde ele ja la vai...vou mesmo usar o amarelão que me ofereceram...umas lavagens e as particulas mais finas vão-se , e tudo a agua levou xD

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!